Existem atualmente no mercado brasileiro diversos tipos de fundos de ações e fundos multimercados – como os fundos long only, long and short e o long biased, sendo este último o tema principal desse nosso artigo.  Cada um destes fundos possui características únicas, e é a partir destas características distintas e das estratégias estabelecidas por cada fundo que eles se diferenciam.

Por apresentarem maior volatilidade e tendo o Ibovespa como benchmark principal, fundos como o long biased acabam sendo uma alternativa de investimento de muitos investidores, que buscam ganhar dinheiro com a alta e também com a queda nos preços dos papéis na bolsa de valores. Ao aportar nestes fundos, o investidor pode, portanto, obter lucros mesmo quando o mercado estiver em baixa.

Neste artigo você descobrirá o que são os fundos long biased e como eles funcionam e entenderá como é possível, afinal, ganhar dinheiro com esta modalidade de investimento até mesmo em momentos de queda nos preços das ações.

Acompanhe!

O que são fundos long biased?

Os fundos long biased costumam ser fundos multimercados que investem boa parte do seu patrimônio em ações ou fundos de ações.  Estes fundos long biased estão no 3º nível na classificação dos fundos, o qual corresponde ao tipo de estratégia utilizada para investimento em fundos de ações.

Diferente dos fundos long only, que mantêm apenas as posições compradas (compra de ação para ganhar com a sua alta), os long biased, eventualmente, também mantêm posições vendidas. Isto lhes permite obter lucros também quando o preço do papel cai.

Mas, o que o nome “long biased” significa? Vamos entender isso mais adiante.

Long biased: sua nomenclatura

É bastante interessante entender o conceito por trás do nome desse fundo de ação ou multimercado. Confira a seguir a nomenclatura dos fundos long biased

“Long” corresponde ao nome que damos, no mundo das finanças, para “compra” ou “comprado” – quando espera-se ganhar com a alta do ativo. Portanto, podemos afirmar que estes fundos operam aguardando a alta das ações.

Já a palavra “biased” significa “viesado”, traduzindo para o português. Ou, então, “algo que tenha tendência”. Portanto, é justamente tocando nesse ponto que os fundos long biased diferenciam-se dos long only (“apenas comprados”).

Falando sobre os fundos long and short, que mantêm somente posições compradas e vendidas de acordo com o julgamento do gestor, eles também se diferem dos long biased. Os fundos long biased não possuem a obrigação de fazer operações vendidas e, inclusive, podem as fazer apenas quando acharem o momento certo para isso.

Os fundos long biased tendem, portanto, a dar um certo conforto aos investidores – uma vez que, mesmo com a queda da bolsa, acaba sendo possível rentabilizar o investimento.

Vale a pena investir nos fundos long biased?

Agora que você já sabe o que são os fundos long biased, fica a pergunta: “vale a pena investir nestes fundos?”. Obviamente, essa pergunta é subjetiva demais e, claro, depende do perfil de cada investidor e dos seus objetivos pessoais.

Para quem tem um apetite maior a riscos da hora de investir e está à procura de outras oportunidades para investimentos no mercado financeiro, diversificando a sua carteira, os fundos long biased são mais uma opção para aportes.

Poder aproveitar a flexibilidade desse fundo é, talvez, o ponto mais positivo para os investidores que gostam de especular e investir em ações. Seja qual for sua escolha, no entanto, jamais deixe de considerar os riscos envolvidos nesta operação, combinado?

Se você gostou do artigo de hoje sobre os fundos long biased e deseja conhecer mais sobre o mundo dos investimentos, assine nossa newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *