Imagine o seguinte cenário: uma empresa lança suas ações no mercado primário e, neste momento, tem a subscrição dos seus títulos assegurados por uma instituição financeira. Para que tal situação ocorra, deve ser empregado o processo de garantia firme.

Sendo assim, por meio da operação de garantia firme, os recursos são captados. Estes, por sua vez, auxiliarão na expansão das atividades da emissora das ações.

Nós, do Portal André Bona, temos a missão de transmitir informações que lhe ajudem, de alguma forma, a expandir seus conhecimentos e a transformar você em um investidor atento e mais preparado para o mercado. Afinal, na vida de qualquer investidor de sucesso, existe uma longa caminhada de estudos, e entender os conceitos do mercado de investimentos é, portanto, de suma importância para você alcançar os seus objetivos.

Neste artigo, você irá descobrir descobrir o que é a garantia firme, como ela funciona e entender melhor algumas de suas vantagens. Acompanhe a partir de agora!

O que é garantia firme e como ela funciona?

A garantia firme, também chamada de underwriting firme ou puro, é uma forma de subscrição de ações. É a modalidade de lançamento público de ações onde a instituição financeira ou um consórcio de instituições subscreve a emissão total. Estas se encarregam, por sua conta e risco, de colocá-las no mercado junto aos investidores individuais (público) e institucionais.

Numa operação deste tipo, se algo fracassar, a empresa já recebeu o valor integral correspondente às ações que foram emitidas. O risco é somente do underwriter, o intermediário financeiro que desempenha a operação de underwriting.

Portanto, é o underwriter (por exemplo, um banco de investimentos) que operacionaliza o lançamento das ações, de acordo com a legislação vigente. Essa operação ocorre quando uma empresa abre seu capital e lança ações no mercado por meio de uma IPO (Oferta Pública Inicial).

Assim, após ser definido o intermediário financeiro e o perfil da operação, o contrato de distribuição das ações é implementado. Este contrato deverá ter, entre outras informações, o tipo de garantia que será oferecida pelo intermediário financeiro.

A garantia firme é, portanto, um termo  importante no mercado de investimentos, especificamente no lançamento das ações de uma empresa no mercado primário. Ela é a base para que a subscrição dos títulos da empresa em questão sejam realmente assegurados pela instituição financeira.

O investidor também pode ouvir falar da garantia firme em contratos de emissão de títulos, como é o caso das debêntures.

Quais as vantagens da garantia firme?

Nesta operação de garantia firme, o investidor tem uma garantia adicional. Se as instituições financeiras do consórcio estão dispostas a assumir o risco da operação, é porque confiam no sucesso do lançamento. Não há interesse das instituições financeiras em paralisar os recursos por muito tempo.

O underwriting firme também oferece mais segurança para a empresa que emite as ações. Pois, ao ter essa garantia, a empresa tem uma captação de recursos num prazo definido, com a certeza de que isso irá acontecer.

E você, já tinha ouvido falar em garantia firme? Quer receber mais conteúdos de qualidade sobre o mercado financeiro? Então  se inscreva em nossa newsletter e receba os melhores artigos sobre mercado financeiro, investimentos e finanças pessoais diretamente no seu e-mail!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *