A General Electric é uma empresa de atuação global que pode ser uma alternativa de investimento para quem busca expor seu capital ao setor de energia elétrica e produtos derivados. Como ela não está na bolsa brasileira, uma opção é o investimento no BDR GEOO34.

Porém, antes de decidir pela alocação, é fundamental entender se essa é uma escolha interessante e, principalmente, alinhada com as suas necessidades.

Na sequência, descubra como é o investimento na General Electric pelo BDR GEOO34 e analise se você deve incluir essa alternativa em seu portfólio!

Quem foi Thomas Edison?

Nascido em 1847, Thomas Edison é o responsável por diversos dispositivos que fazem parte até hoje do mundo moderno. Sua invenção mais famosa foi a lâmpada elétrica, mas ao longo de sua vida ele registrou milhares de patentes.

Desde jovem, Edison inventou equipamentos como telégrafos especiais, aperfeiçoou o funcionamento de microfones e criou a primeira versão de um toca discos. Também desenvolveu baterias, distribuidores e diversos outros componentes e máquinas que utilizavam a energia elétrica.

Qual é a história da General Electric?

Após criar centenas de produtos e registrar suas patentes, Thomas Edison decidiu criar a companhia Edison General Electric, em 1890. No entanto, a General Electric só surgiu 2 anos depois, quando a empresa original se fundiu à Thomson-Houston Electric Company, de Gerald Waldo.

Ainda no século XIX, a companhia estreou na bolsa de valores de Nova York e começou a se expandir no começo do século XX. Com uma atuação variada, passou a obter mais ganhos e a se consolidar no setor.

Devido à sua expansão, a General Electric passou a ser dividida em áreas. Entre elas, estão o setor de energia, o segmento de energia renovável, a parte de saúde e a de fornecimento de componentes para aviões.

A chegada da General Electric no Brasil aconteceu em 1919. Contudo, a empresa não abriu seu capital na bolsa de valores brasileira.

Vale a pena investir na General Electric?

Devido à importância da marca no setor elétrico, a General Electric tem relevância e presença global. No entanto, isso não é suficiente para decidir se vale a pena investir no negócio. É preciso fazer uma análise mais completa.

A diversificação de atividades pode ser um ponto positivo, porque permite que o empreendimento atue em frentes com riscos distintos. Outra característica é a adoção do processo de manufatura Lean, com atuação enxuta e em busca de menos desperdícios.

Paralelamente, é uma empresa que tem se mostrado comprometida com a sustentabilidade. Contudo, a crise de 2020 afetou a empresa, que viu seu nível de lucratividade diminuir em relação aos outros anos.

Assim, é preciso ponderar suas características com os objetivos de investimento para definir se é o investimento é uma boa oportunidade. Além disso, quem deseja fazer esse aporte sem sair do Brasil precisa entender o que é um BDR.

O que é o BDR?

Ao pensar em investir em ações da General Electric, você deve considerar que a empresa não está disponível na bolsa brasileira. Sendo assim, é necessário buscar alternativas que ofereçam exposição a ela no mercado externo. Uma das possibilidades envolve fazer investimento em BDR.

Sigla para brazilian depositary receipt, o BDR é um certificado de depósito mobiliário. Sua existência depende de uma instituição intermediária, que adquire os ativos no mercado internacional e cria um certificado com lastro neles.

O GEOO34, por exemplo, é o BDR da General Electric. Ao escolhê-lo, você investe, ainda que indiretamente, nessa empresa. Caso haja valorização das ações, isso se reflete na cotação do BDR — e o mesmo acontece nos momentos de queda.

Além disso, o BDR pode prever o pagamento de dividendos em determinados cenários, caso a empresa realize a distribuição de proventos.

Quais as vantagens desse tipo de investimento?

Investir em BDR pode ser benéfico. Uma das vantagens é que ele está disponível na bolsa brasileira, então é uma forma de investir com exposição internacional sem precisar tirar seus recursos do Brasil e sem realizar câmbio.

Também é uma maneira de aproveitar os resultados de empresas que não estão disponíveis em nosso país. Com o GEOO34 é possível fazer o investimento em ações de uma grande empresa mundial, de modo indireto.

Por conta disso, o BDR pode ser uma alternativa de investimento para favorecer a diversificação da carteira, ajudando na diluição de riscos do portfólio.

Quais os riscos do BDR?

Ao mesmo tempo, o BDR é um investimento que prevê riscos que devem ser analisados. O principal deles é o risco de mercado. Afinal, trata-se de renda variável, de modo que pode haver variação no preço das ações e dos BDRs de acordo com a avaliação dos investidores.

Também é necessário considerar que o BDR é um investimento que ainda não conta com tantos investidores como as principais ações da bolsa. Com isso, pode apresentar um nível menor de liquidez.

Como investir em BDR?

Caso você tenha interesse em investir em BDR, é preciso abrir uma conta em uma instituição financeira, como um banco de investimentos. Ele garantirá acesso a aplicações financeiras da renda fixa e também a investimentos da renda variável.

Em seguida, transfira os recursos que serão investidos para a sua conta na instituição e acesse o home broker. Na bolsa, você deve procurar o ticker do BDR de interesse, que é formado por 4 letras e o número 34 ao final.

Como vimos, por exemplo, o código GEOO34 representa a General Electric. Assim que conferir as informações, envie uma ordem de compra — a qual deverá encontrar uma ordem de venda no mercado. Quando o processo for liquidado, o BDR estará em sua carteira de investimentos.

Você deve investir no GEOO34?

Ao considerar todas essas informações, se tornou mais fácil entender o investimento em BDR e, especificamente, da exposição indireta às ações da General Electric. Mas será que a alternativa de investimento é ideal para você?

Para responder a essa questão, você deve identificar seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros. Cruze sua tolerância ao risco e suas expectativas com a análise sobre a empresa para definir se a escolha é adequada.

Com essas informações, você consegue estabelecer se o investimento no BDR GEOO34 é ou não adequado para o seu portfólio. O importante é que, ao final, a decisão esteja alinhada com a sua estratégia de investimento!

Gostou de conhecer melhor essa oportunidade? Deixe um comentário com suas impressões!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *