Confira os principais destaques do dia no mercado financeiro, segundo a casa de análises Eleven Financial:

MUDANÇAS NA GOL E SMILES (GOLL4/SMLS3)

A Gol Linhas Aéreas comunicou, através de Fato Relevante no último domingo (14), a reestruturação societária pretendida pela companhia, incorporando todas as ações da Smiles e as substituindo por uma nova classe de ações preferenciais da Gol, combinada com parcela em dinheiro e parcela das atuais preferenciais. De acordo com o Fato Relevante, “a reorganização tem por objetivo assegurar a competitividade de longo prazo do grupo, através do alinhamento de interesses de todos os stakeholders, reforçando uma estrutura de capital consolidada, simplificando a governança societária das companhias, reduzindo custos e despesas operacionais, administrativas e financeiras, e aumentando a liquidez no mercado para todos os acionistas do grupo”.

OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

O fato relevante foi divulgado pela Gol logo após a divulgação pela Smiles das perspectivas para os próximos cinco anos, bem como intenção de pagamento de dividendos e projeções de crescimento. Para a Eleven Financial, este movimento fere os princípios básicos de governança corporativa e respeito aos minoritários que se espera em qualquer companhia listada. “Para a Gol, mais um movimento de agarrar-se à vertical que suporta seus desequilíbrios de caixa a cada ciclo e tomá-la de assalto. Gostaríamos muito de ver o regulador (CVM) se pronunciando sobre temas com esta sensibilidade e dimensão, mas não de forma genérica e sim, analisando caso a caso, publicamente”, disse a Eleven, nesta segunda-feira (15).

INDO ÀS COMPRAS (SNSL3)

Em Fato Relevante divulgado ao mercado após o pregão da última quinta feira (11), a Senior Solution informou a aquisição da fornecedora de softwares ConsultBrasil. O valor da transação é de R$ 6,8 milhões (incluindo acolhimento de dívidas); nos últimos 12 meses, a ConsultBrasil apresentou receita de R$ 4,9 milhões. De acordo com a Eleven Financial, boa estrutura de capital da companhia, aliada a baixa taxa de juros, dá espaço para uma estratégia de crescimento mais agressiva.

INCÊNDIO NA MARFRIG (MRFG3)

A Marfrig comunicou, na manhã desta segunda-feira (15), que as atividades da planta frigorífica de Mineiros, localizada no estado de Goiás, foram temporariamente paralisadas devido a um incidente em parte da planta, ocasionado por um incêndio de médias proporções na ultima sexta-feira (11). A planta de Mineiros responde por cerca de 4,5% da capacidade total de abate da Marfrig e, por isso, a expectativa é de que a paralisação temporária da planta de Mineiros não afete materialmente o desempenho operacional da companhia, uma vez que parte de sua produção será redirecionada para outras plantas.

RAIA DAY (RADL3)

A Raia Drogasil realizou, na última quinta-feira (11), o Raia Day, um evento junto aos analistas do mercado que tinha como principal objetivo tentar acalmar os investidores. No encontro, a empresa destacou o histórico de entrega do management para angariar confiança de investidores nesse novo momento de maior concorrência no setor. Os novos desafios que devem ser superados pela Raia Drogasil não deixou o mercado animado para os próximos resultados e os papéis da companhia (RADL3) cederam mais de 5% no último pregão da semana passada.

MAIORES ALTAS E BAIXAS DO IBOVESPA

As empresas Magazine Luiza (MGLU3), Cemig (CMIG4), JBS (JBSS3) e CPFL Energia (CPFE3) foram as companhias que apresentaram as maiores altas no Ibovespa na sessão da última quinta-feira (11), de acordo com a Eleven Financial. Já os papéis da Raia Drogasil (RADL3), Eletrobras (ELET3), MRV Engenharia (MRVE3) e B3 (B3SA3) tiveram as maiores baixas do dia.

Como escolher as melhores ações e fundos imobiliários?

Investir em renda variável e compor parte da carteira de investimentos com ações e fundos imobiliários é fundamental para muitos investidores.

Quer estar preparado para fazer as melhores escolhas em relação aos seus investimentos em renda variável? Então clique aqui e conheça o serviço de análises que o educador financeiro André Bona utiliza para escolher ações e fundos imobiliários e montar sua carteira de investimentos.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *