O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta sexta-feira (4), que o governo tem planos de reduzir a alíquota máxima do Imposto de Renda brasileiro de 27,5% para 25%. Segundo Bolsonaro, a proposta de redução da alíquota máxima do IR deve ser apresentada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, até o final do dia de hoje (4).

Em entrevista coletiva à imprensa em Brasília, o presidente não deu detalhes sobre como seriam realizadas eventuais alterações no Imposto de Renda e não informou, ainda, se a redução da alíquota máxima do IR valeria já para este ano. “Uma ideia inicial agora, a maior alíquota (de IR) nossa é de 27,5%. E passaria para 25%”, afirmou o presidente.

Na última quarta-feira (2), o novo secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, já havia anunciado que o governo Bolsonaro estudava criar uma alíquota adicional do Imposto de Renda. A expectativa é que novas informações sobre uma possível redução na alíquota máxima do IR e outras alterações no imposto sejam divulgadas por Paulo Guedes nas próximas horas.

Alíquota do IR

Atualmente, a tabela em vigor do Imposto de Renda possui quatro alíquotas: 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%, que são calculadas de acordo com os rendimentos de cada contribuinte.

Quem recebe até R$ 1.903,98 por mês – já descontada a contribuição previdenciária (INSS) – é isento de IR, enquanto rendimentos superiores a R$ 4.664,68 mensais têm tributação máxima, de 27,5%.

Possui investimentos no Tesouro Direto? Então clique aqui e aprenda a declarar Tesouro Direto no Imposto de Renda em 5 passos.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *