Você sabia que investir na compra direta de imóveis para obter a renda dos aluguéis ou da revenda nem sempre é a melhor opção? Afinal, os custos da aquisição tendem a ser mais elevados, além de envolver mais burocracia.
Por isso, muitos investidores buscam alternativas de investimento no mercado de imóveis. Elas não incluem os gastos citados — e os custos para começar a investir também são mais acessíveis. Uma opção são os fundos imobiliários, como o HGRU11.
Quer conhecer as características dessa modalidade de investimento, em especial, o HGRU11? Continue a leitura e amplie a sua visão sobre as alternativas no setor!
O que é um fundo imobiliário?
O modo mais tradicional de participar do mercado de imóveis é a compra direta de terrenos ou propriedades físicas. Por outro lado, o fundo imobiliário é uma modalidade de investimento apenas financeira.
Ele consiste em um veículo coletivo, que reúne o capital de pessoas interessadas em se expor aos resultados obtidos no mercado de imóveis. Para tanto, o investidor adquire cotas de um fundo e há um gestor profissional responsável por fazer os investimentos.
Parte dos lucros obtidos pelo fundo imobiliário é dividida entre os cotistas conforme a quantidade de cotas de cada um, na forma de dividendos. Também há como ter ganhos pela venda das cotas valorizadas na bolsa de valores.
Quais são os tipos de fundo imobiliário?
Como você notou, o fundo imobiliário destina recursos ao mercado de imóveis. No entanto, existem diferentes rumos dentro do segmento. Por essa razão, você deve conhecer os tipos de fundo imobiliário e os possíveis destinos de recursos para cada um deles.
Confira:
- fundos de tijolo: os investimentos são direcionados para aquisição de empreendimentos imobiliários ou para financiamento de construções ou incorporações;
- fundos de papel: os recursos são voltados para títulos do mercado imobiliário, como certificado de recebíveis imobiliários (CRI) e letra de crédito imobiliário (LCI);
- fundos de fundos: o patrimônio é destinado a investimentos em outros fundos do setor imobiliário.
O que é o HGRU11?
Quando se fala de fundos de tijolo, o HGRU11 é uma das opções de investimento. Assim, para o seu maior entendimento no assunto, é interessante conhecer as características do fundo.
Ele existe desde janeiro de 2018, e representa o CSHG Fundo de Renda Urbana. Nesse sentido, o HGRU11 serve como código de identificação das cotas do fundo imobiliário na bolsa de valores brasileira, a B3.
Saiba mais sobre ele!
Administração
Todo fundo de investimento imobiliário apresenta uma empresa responsável pela administração. Ela promove o funcionamento do FII, realizando cálculos e prestando contas para os cotistas e interessados no investimento.
No caso do HGRU11, a administração é feita pela Credit Suisse Hedging Griffo Corretora de Valores S.A. Ela também realiza a gestão do fundo, ou seja, tem uma equipe que toma as decisões estratégicas do investimento.
Composição da carteira
A carteira do HGRU11 é composta, em sua maioria, por imóveis. Afinal, trata-se de um fundo de tijolo. Em menor parte, o FII investe em cotas de outros fundos de investimento imobiliário e em títulos de renda fixa.
Taxas
Os fundos imobiliários apresentam uma taxa de administração, que remunera a sua estrutura e gestão. Ela é cobrada todos os meses e depende do patrimônio do veículo. As taxas atualizadas podem ser conferidas na lâmina do investimento.
Além da taxa de administração, existe a taxa de performance. O valor é cobrado apenas quando o gestor tem desempenho acima do benchmark escolhido. No HGRU11, a referência é 5,5% ao ano da cota de integralização atualizada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Política de distribuição
Por lei, é preciso que, no mínimo, 95% dos rendimentos do HGRU11 sejam distribuídos para os cotistas, de acordo com o apurado no regime de caixa. A distribuição ocorre sempre no 10º dia útil do mês seguinte ao do recebimento dos recursos.
Quais são as vantagens e os riscos de investir em fundos imobiliários?
Após entender mais sobre as características do HGRU11, é o momento de conhecer as vantagens e os riscos de investir em fundos imobiliários. Desse modo, você pode saber se eles fazem sentido para o seu caso.
Confira!
Vantagens
Como visto, uma das principais vantagens de FIIs é tornar mais acessível o investimento em imóveis. Afinal, investir nos moldes tradicionais e comprar diretamente uma propriedade costuma exigir valores altos.
Nos fundos imobiliários, os custos são divididos entre diversos membros. Além disso, os FIIs apresentam praticidade. O motivo é que todas as decisões e atividades burocráticas são realizadas pelo gestor profissional.
A modalidade de investimentos também costuma trazer a vantagem de diversificar a carteira. Como muitos FIIs investem em ativos variados, você pode diluir riscos e ter maior potencial de retorno. Mesmo aqueles que investem em apenas um ativo ajudam na diversificação global do portfólio.
Riscos
Apesar das vantagens, todo investimento apresenta riscos e desvantagens. Logo, tenha consciência deles quando se trata dos fundos imobiliários. Entre os principais riscos, está o de mercado.
Por serem negociadas na bolsa, os preços das cotas variam e podem trazer perdas. Isso pode acontecer diante de oscilações por mudanças na taxa de juros, crises econômicas etc. Ademais, considere desvantagens relacionadas à gestão ou portfólio do fundo.
Como investir em FIIs?
Ao avaliar as vantagens e riscos dos FIIs, você pode verificar se os fundos imobiliários, como o HGRU11, são interessantes para sua estratégia. Para começar, você deve conhecer seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros.
Ademais, não deixe de observar a gestão do fundo, conhecer sua carteira e analisar o histórico do rendimento de resultados. Os lucros passados não são garantia de ganhos futuros, mas é válido checar como a gestão tem realizado seu trabalho e quais são as perspectivas.
Se você concluir que o investimento em HGRU11 vale a pena, basta acessar a bolsa de valores e iniciar a negociação. Para tanto, tenha uma conta em uma instituição financeira e utilize o home broker disponibilizado.
As suas principais dúvidas sobre fundos de investimento imobiliário e HGRU11 foram sanadas? Aprofundar-se no assunto e descobrir informações como essas é indispensável para tomar decisões mais seguras e acertadas nos investimentos.
Este conteúdo foi útil para a sua estratégia no mercado financeiro? Então compartilhe para que mais pessoas conheçam esse fundo imobiliário!