O índice Ibovespa – principal índice da bolsa brasileira B3 – voltou a avançar 1,01% na sessão de quinta-feira (17), fechando acima dos 95 mil pontos pela primeira vez na história. Com o novo recorde histórico, a bolsa brasileira já acumula alta de quase 8,5% em 2019.

Impulsionado pelo cenário externo favorável – com as bolsas norte-americanas avançando – e pelo otimismo dos investidores quanto às aprovações de reformas no governo de Jair Bolsonaro, o Ibovespa encerrou o dia aos 95.351 pontos, com ações Blue Chips, como a Vale (VALE3) e a Petrobras (PETR4), avançando forte. Na máxima do dia, o índice alcançou os 95.681 pontos.

O avanço do mercado brasileiro na sessão de ontem (17) e o alcance do patamar dos 95 mil pontos pela primeira vez na história fizeram o índice Ibovespa acumular ainda mais ganhos em 2019. Nos primeiros 17 dias de 2019, a alta acumulada na bolsa de valores brasileiras é de 8,49%; no acumulado de todo o ano de 2018, a valorização do mercado brasileiro não chegou a 16%.

Segundo a revista Forbes, o Ibovespa é o melhor índice e bolsa de valores no mundo em 2019. Clique aqui e saiba mais.

Ações em destaque

As ações Blue Chips – papéis das maiores e mais valiosas empresas listadas na bolsa – foram os grandes destaques da sessão em que o Ibovespa atingiu os 95.000 pontos pela primeira vez e alcançou um novo recorde histórico. As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) subiram 1,37% depois que a companhia anunciou a retomada da venda da sua participação na Transportadora Associada de Gás (TAG), enquanto os papéis da Vale (VALE3) subiram 3%.

Os papéis da Forjas Taurus – fabricante brasileira de armas – também avançaram mais de 9% na sessão, depois de recuarem forte nos dois pregões anteriores em consequência à assinatura, pelo presidente Jair Bolsonaro, do decreto que facilita a posse de armas, ocorrida na manhã de terça-feira (15).

Entre os destaques negativos do pregão estão as ações da Embraer, que recuaram 4,79% depois que a empresa reduziu suas projeções de resultados para o ano passado.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *