3 minutes

Nos dias atuais, com o crescimento da internet e da tecnologia de forma exacerbada, a globalização e a internacionalização mundial do ramo financeiro, existe uma maneira de se investir muito interessante: o Investimento Estrangeiro Direto (IED).

Com o Investimento Estrangeiro Direto, as empresas crescem e há um nivelamento das economias de escala em mercados domésticos. Isso promove o aumento da produtividade, geração de riquezas, maior rentabilidade e criação de novos empregos. Porém, muitos dos preços das ações e investidores são afetados mediante o efeito do IED.

Neste artigo, lhe mostraremos o que é o IED e como ele pode ser útil para o crescimento das empresas, bem como suas vantagens. Continue conosco e entenda mais sobre esse tipo de investimento.

O que é o IED?

O Investimento Estrangeiro Direto ou IED é o investimento financeiro feito por uma instituição ou por um indivíduo de outro país. Este tipo de investimento é feito em uma companhia ou um negócio específico. Na maioria das vezes, o foco do IED é promover o crescimento de algum empreendimento.

Em outras palavras, o Investimento Estrangeiro Direto são os capitais internacionais que são movimentados, quando indivíduos ou empresas no exterior adquirem ou desenvolvem operações em um país estrangeiro. Assim, o IED envolve a construção de novas instalações para a empresa, aquisições e fusões, empréstimos entre empresas do mesmo nicho e o reinvestimento dos lucros obtidos em operações no exterior.

O valor total que foi acumulado ao investir diretamente no estrangeiro durante um período é denominado estoque de investimento estrangeiro. Este valor, geralmente, costuma ser medido por cada setor. Os dados são recolhidos e publicados pelo Banco Central do Brasil, através do Relatório de Investimento Direto.

O Investimento Estrangeiro Direto na prática

Se você for tentar enxergar este conceito de fora, parece um pouco indefinido. Entretanto, o investimento estrangeiro direto no Brasil ocorre com muita constância, principalmente no setor elétrico. Logicamente, isso é super interessante para a economia brasileira. Assim, na prática, o IED são várias movimentações com a utilização de capitais internacionais.

Este fluxo, no entanto, precisa ser direcionado a investimentos. Portanto, o IED serve para:
 
  • comprar parte de alguma instituição;
  • gerar operações, como abrir uma filial estrangeira;
  • construir novas instalações;
  • unir empresas de países distintos;
  • aplicar novamente os lucros obtidos em operações no exterior;
  • realizar empréstimos entre empresas que atuem no mesmo setor da economia.

Assim, se alguma empresa dos Estados Unidos fizer a compra de parte de uma instituição brasileira, com sede no Brasil, podemos dizer que houve um Investimento Estrangeiro Direto. É dessa maneira que surge uma empresa multinacional.

Já ouviu falar das Startups, certo? São empresas jovens e inovadoras que utilizam a tecnologia de ponta como foco principal para o crescimento do negócio. Estas se beneficiam bastante do IED, devido a grande chance de obtenção de lucros no futuro e do crescimento destas empresas graças à tecnologia.

As vantagens do IED

De acordo com o Banco Mundial, as vantagens do IED são as seguintes:

  • geração de novos empregos;
  • transferências de tecnologias;
  • transferências de desenvolvimento e capacidades técnicas;
  • acesso a redes de marketing internacionais;
  • balanço de pagamentos;
  • origem de financiamento externo;
  • desenvolvimento da infraestrutura da empresa;
  • efeito de transbordamento na economia doméstica.

Conclusão

O Investimento Estrangeiro Direto é bastante eficaz para o crescimento de uma empresa. Este tipo de investimento ocorre quando empresas ou indivíduos desenvolvem operações em países estrangeiros e é ele que auxilia na formação das multinacionais.

O IED é, portanto, fundamental para a evolução de uma empresa em termos internacionais, e são inúmeras as vantagens deste investimento, partindo desde a criação de novos empregos até o acesso à publicidade nas redes internacionais. E é exatamente por conta da importância do IED para empresas e investidores que você deve conhecer este tipo de investimento e saber ao menos um pouco das suas principais características.

E  você, gostou de conhecer o significado e funcionamento o Investimento Estrangeiro Direto? Então inscreva-se em nossa newsletter e receba gratuitamente as melhores dicas sobre investimentos.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

Leave A Reply