377
0

MCDC34: como investir em ações do McDonalds? Descubra!

377
0
4 minutes

Ao se interessar por ações para compor uma carteira internacional diversificada, é comum buscar por empresas consolidadas no mercado norte-americano — o maior mercado do mundo. Entre as diversas companhias listadas nas bolsas do país, o McDonalds chama a atenção de diversos investidores há muitas décadas.

Isso porque, além de ter apresentado valorização ao longo dos anos, a empresa costuma distribuir dividendos. Mas, você sabia que é possível investir no McDonalds por meio do MCDC34, um BDR disponível na bolsa de valores brasileira, a B3?

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura. Neste conteúdo, você conhecerá melhor o MCDC34 e a empresa por trás dele.

Confira!

O que é BDR?

BDR é sigla para brazilian depositary receipt — que, em português, significa certificado brasileiro de depósito de valores mobiliários. Trata-se de um investimento de renda variável emitido no Brasil por uma instituição financeira e negociado na bolsa de valores brasileira.

Para entender melhor seu conceito, vale saber como funciona essa alternativa. Uma instituição depositária adquire investimentos estrangeiros, guardando-os em uma custodiante. Depois da compra, o ativo é bloqueado e é emitido um BDR que o representa.

Como você viu, esse certificado é negociado diretamente na B3. Portanto, ao adquiri-lo, você estará se expondo indiretamente ao investimento internacional e tem direito aos seus resultados, inclusive sobre os dividendos — se houver compartilhamento.

Assim, essa é uma forma de se expor às empresas e emissores internacionais sem precisar investir diretamente em bolsas de outros países.

O que é o MCDC34?

Agora você já sabe que é possível ter acesso às ações de empresas estrangeiras por meio de BDRs disponíveis na bolsa. Assim como qualquer ativo negociado na B3, eles têm um código — conhecido como ticker. Dessa forma, MCDC34 é o código que representa o certificado das ações do McDonalds.

Aprenda mais sobre ele!

Quando surgiu?

O McDonalds abriu seu capital em 1980 na New York Stock Exchange — a bolsa de valores de Nova York — sob o código MCD. Entretanto, foi apenas em 2010 que a exposição aos seus ativos foi disponibilizada na B3 por meio do BDR MCDC34.

Quem tem acesso a ele?

Até outubro de 2020, os BDRs eram restritos apenas para os investidores qualificados. Eles são pessoas que possuem mais de R$ 1 milhão investidos ou que têm certificação profissional em exames de qualificação técnica autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Mas as regras foram modificadas e, desde 2020, os BDRs estão disponíveis de forma ampla. Isso significa que qualquer investidor brasileiro pode expor seus recursos a investimentos estrangeiros por meio desse certificado.

Qual é a história do McDonalds?

Após entender o que é BDR e conhecer o ticker MCDC34, é interessante conhecer a história do McDonalds. Afinal, você precisa saber se vale a pena investir de forma indireta nas ações da empresa. Para isso, conhecer seu histórico e fazer uma análise fundamentalista é essencial.

A história da companhia começou no ano de 1937, quando Richard e Maurice McDonald abriram uma barraca de cachorro-quente chamada Arcádia, na Califórnia. Três anos depois, eles transformaram seu pequeno negócio em um restaurante com o nome de McDonald.

Com o tempo, os irmãos perceberam sua maior fonte de lucro entre os hambúrgueres — um dos 25 itens disponíveis em seu cardápio. Diante disso, Richard e Maurice decidiram fechar o restaurante por um tempo e desenvolveram uma linha de sanduíches com montagem em série.

Isso agilizava o preparo e, sem perceber, eles criaram o conceito de fast food. Além dos hambúrgueres, acrescentaram ao novo cardápio milk shakes e batatas fritas. Quando o empreendimento foi reaberto, em 1948, logo se tornou um sucesso.

Expansão da empresa

Em 1953 os irmãos McDonald criam as primeiras franquias no Arizona. No ano seguinte, o empreendedor de máquina de milk shake Ray Kroc percebeu o grande potencial da marca. Então ele adquiriu uma participação no negócio e começou um intenso trabalho para ampliar a rede.

Na década de 1960, Kroc percebeu que precisaria construir um ambiente familiar para se consolidar no mercado. Por isso, transformou o espaço em lugar mais acolhedor e criou uma mascote para a rede — Ronald McDonald.

Anos mais tarde, foram abertas diversas lojas ao redor do mundo. Em 1961, os irmãos McDonald concordam em vender à Kroc os direitos da sua companhia. Entretanto, por causa de um acordo mal elaborado, perderem o direito de usar o nome da franquia.

Assim, precisaram rebatizar a primeira loja do McDonald, que passou a se chamar “Big M”. Ela faliu poucos anos depois. Enquanto isso, a rede de fast food cresceu e se tornou inspiração para outros negócios, como o Burger King.

Como investir em BDR para se expor às ações do McDonalds?

Investir em ações do McDonalds por meio do BDR MCDC34 é bastante simples. Basta acessar a plataforma do seu banco de investimentos. Por meio dela, você acessará o home broker e poderá buscar pelo código em questão.

Depois disso, é só escolher quantos lotes deseja adquirir e emitir uma ordem de compra. Após a liquidação, o BDR fará parte da sua carteira de investimento. Contudo, antes de fazer a compra, é importante saber avaliar se o investimento vale a pena.

O primeiro passo é conhecer o seu perfil de investidor. Ele ajuda a avaliar sua tolerância ao risco e a identificar quais são as opções de investimento mais adequadas para as suas características. No caso de BDRs de ações, é comum que ele esteja mais alinhado aos perfis moderado e arrojado.

Outro ponto importante a considerar são os seus objetivos. Geralmente, esse tipo de investimento pode ser mais adequado para quem tem planos de longo prazo. Essa estratégia ajuda a diluir riscos e aumenta as chances de obter bons resultados ao longo dos anos.

Você acabou de ver que o BDR MCDC34 — que representa as ações do McDonalds — é uma alternativa de investimento internacional para sua carteira. Mas, antes de investir, não deixe de avaliar se ele é adequado ao seu perfil e aos seus objetivos!

Para ter acesso a diversas oportunidades de renda fixa e variável, abra a sua conta na BTG Pactual!

Equipe André Bona
WRITEN BY

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.