Você está pensando em comprar um notebook ou PC novo mas não sabe como escolher a máquina ideal? Fique tranquilo, pois essa dúvida é bem comum.
Além de definir por determinado modelo e marca, você precisa saber como escolher um PC bom, que atenda às suas necessidades e seja realmente útil para a execução de suas tarefas. Afinal, vale lembrar que ao comprar pc novo, você investe alto. Sendo assim, receber o melhor retorno é o mínimo esperado.
Confira a seguir alguns dos principais tópicos que você deve avaliar antes de comprar o seu notebook ou PC e não se arrependa da compra.
Acompanhe!
Realmente preciso de um notebook ou PC novo?
A primeira reflexão é sobre a necessidade de um notebook ou PC novo. Muitas vezes, entendemos que é necessário trocar a máquina apenas por questões estéticas ou, ainda, para acompanhar os últimos lançamentos tecnológicos.
Mas será que realmente é necessário? Considere se o notebook ou PC atual estão dando conta do recado. Se o computador está, no geral, em boas condições, mas precisa apenas de mais memória, talvez um upgrade seja suficiente.
Por outro lado, se o processador e a memória estão em excelentes condições mas o monitor está com defeito, adquirir um novo monitor, em vez de um computador completo, pode ser interessante.
Se você já fez todas as reflexões necessárias e chegou a conclusão de que precisa comprar um notebook ou PC, acompanhe as dicas para escolher a melhor opção!
Devo comprar um notebook ou PC?
Optar por um notebook ou pc é uma questão bem pessoal. No entanto, é possível refletir sobre determinadas questões e entender qual deles é o melhor para você.
Se você deseja comprar pc novo e utilizá-lo para estudos, por exemplo, seria interessante apostar em um notebook – uma vez que ele proporciona mobilidade. Você pode utilizá-lo em casa, na biblioteca, em uma café, na faculdade, dentre outros.
O notebook também é uma boa pedida para quem utiliza o equipamento para trabalho. Se precisar viajar, por exemplo, não dependerá de lan houses para uso de PCs compartilhados, por exemplo.
Ao comprar notebook novo, é possível estudar, trabalhar e até mesmo assistir suas séries em qualquer lugar, sem maiores problemas.
Agora, se você pretende utilizar o seu equipamento para como um PC gamer, o desktop é a melhor opção. Vale lembrar que dificilmente você precisará se deslocar para jogar. Neste caso, saber como escolher um PC novo é de extrema importância.
Uma vez definido entre notebook ou PC, você deve avaliar alguns requisitos técnicos. Considere sempre suas atividades com a máquina, para decifrar quais configurações atendem as suas necessidades.
Melhor processador para melhor desempenho
A CPU, conhecida também como processador, é considerada o coração do computador. Trata-se de uma parte crucial para o bom desempenho do notebook ou PC, já que é responsável por calcular cada ação realizada na máquina. O tempo de resposta é mais atrativo a partir de processadores mais potentes. E isso faz toda a diferença.
Para saber como escolher um pc novo ou notebook com excelente desempenho, prefira processadores Intel ou AMD. Realmente, estes representam o que há de melhor em processamento de informações.
Para quem está iniciando e deseja um computador ou notebook de entrada, um processador Intel Core i3 pode ser uma boa opção. No caso do AMD, a opção de entrada seria um Rayzen 3.
Se você busca um equipamento que ofereça um bom custo-benefício, vale investir em um Core i5 ou Rayzen 4. Por outro lado, se quer comprar um notebook ou PC realmente potente, a aposta é nos processadores Core i5 ou superior ou, na AMD, o Rayzen 5.
Memória RAM para evitar sobrecarga
Você já esteve usando o seu computador e, ao abrir várias abas de um mesmo navegador, sobre com o “travamento” do sistema? Isso ocorre frequentemente em máquinas que possuem pouca memória RAM.
A memória RAM é a responsável por decifrar todos os arquivos armazenados no computador. Quanto menor a capacidade de armazenamento da RAM, mais difícil é para o equipamento executar as atividades.
Para saber como escolher um PC bom é crucial conhecer a memória RAM oferecida pelo equipamento. Além de observar a capacidade da RAM, ainda há 3 quesitos que devem ser analisados:
- Velocidade de clock: o clock significa o número de ações que o processador executa por segundo. Essas ações são chamadas de pulsos de clock. Quanto maior for o número de clocks por segundo, mais ágil será a velocidade do processador para abrir um programa, por exemplo
- Latência: também importante para o desempenho do processamento de informações, a latência refere-se ao tempo que um determinado seja deslocado de um local para o outro.Então, quanto menor for a latência, em menos tempo os dados serão deslocados
- DDR: a DDR é um dos componentes que sofre constante evolução, principalmente pela exigência dos novos jogos e softwares. O padrão mais atual é a DDR4, lançado em 2014. Este, por sua vez, atende as exigências do mercado e permite mais transferências de dados em um mesmo intervalo de tempo
Sistema operacional
Existem diferentes sistemas operacionais. Você deve saber que os mais populares são o Windows e o macOS, da Apple. Há a possibilidade de comprar notebook novo ou pc já com os sistemas operacionais instalados ou, ainda, comprá-los separadamente.
Neste caso, é preciso ponderar o valor a ser investido nas duas opções. Comprar um sistema operacional separado geralmente custa bem mais do que os já instalados na máquina.
Outro ponto importante é dar preferência para as versões mais atuais. O Windows, por exemplo já está em sua décima versão e recebe constantes atualizações.
Escolhendo bem, é possível comprar um notebook ou PC completo, prontinho para uso.
Agora que você já sabe o que avaliar antes de comprar um notebook ou PC novo, faça sua compra com segurança e aproveite todas as vantagens de um equipamento novo e zerado!
Gostou do artigo de hoje? Quer continuar por dentro de todas as publicações do blog? Então assine nossa newsletter e receba, em primeira mão, todos os nossos conteúdos. Mantenha-se atualizado!
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!