Uma das principais dificuldades para quem usa computadores com frequência – seja para ganhar dinheiro ou para se divertir com jogos ou serviços como a Netflix – é o processo de envelhecimento da máquina. Com o tempo, é normal que ela vá ficando mais obsoleto e com dificuldade de rodar programas que exigem melhor processamento.

Isso não significa que você deva abandonar seu computador todo ano em troca de um mais moderno. Existem diversas maneiras de melhorar sua performance e o objetivo desse artigo é lhe oferecer dicas de como deixar o PC ou notebook mais rápido.

Esses “macetes” são simples de fazer e não exigem conhecimentos técnicos. O ganho em deixar o PC mais rápido é grande: você deixará de perder tempo esperando ele iniciar, além de ter melhor desempenho em programas.

Se já perdeu uma oportunidade em seu software de trade porque o computador travou em um momento crucial, certamente entende o que é isso. Então, que tal evitar este tipo de frustração na sua rotina? Continue a leitura do artigo e aplique as dicas de como deixar o pc ou notebook mais rápido!

1.  Confira o armazenamento do seu computador

Quanto mais programas, jogos, filmes e séries baixar em seu computador, mais lento ele começará a ficar. Se você tem 1 TB de armazenamento e ocupa apenas 300 GB dele, ele continuará a funcionar sem problemas de velocidade.

Mas se esse mesmo disco tiver 750 GB ocupados, seu computador começará a perder capacidade. Isso acontece pois sua memória RAM e processador precisarão abrir mais programas ao ligar e, provavelmente, executará mais programas ao mesmo tempo.

O resultado disso: maior lentidão. Conferir quanto de armazenamento tem disponível em seu PC ou notebook é super fácil. Basta clicar duas vezes no ícone Computador e dar um clique no ícone Windows (C:). Ele mostrará quanto armazenamento ainda tem disponível.

Se tiver menos da metade do armazenamento disponível, considere desinstalar alguns programas desnecessários ou apague arquivos ou jogos que não use mais.

2.  Atualize seu computador

As notificações de atualização do Windows são incômodas, é realmente chato a janela pulando toda vez que um update aparece.

Por outro lado, essas atualizações são importantes, já que consertam erros e bugs que podem afetar a velocidade do seu computador. Se você usa serviços como o Xbox Game Pass para PC, é imperativo que faça isso tanto para ter como deixar o computador mais rápido para jogos quanto para usar o aplicativo.

Nem sempre as notificações vem em momentos cômodos. Mesmo assim, o Windows permite que agende a atualização para um momento melhor, bastando que deixe seu PC ou notebook ligado no horário para que ele aplique as atualizações.

Dica: se ainda não usa o Windows 10, talvez seja interessante atualizar seu PC para essa versão.

3.  Use serviços de armazenamento em nuvem

Em tempos de tecnologia cada vez mais presente em nosso dia a dia, é fundamental não se apegar e deixar todos os seus arquivos sempre no mesmo computador.

É importante que seus documentos importantes estejam guardados em mais de um lugar. Deixar apenas no computador pode fazer com que perca o arquivo caso ele dê algum problema. Fazer o backup apenas em um pendrive ou cartão de memória também não é indicado, já que você pode perdê-los.

Qual é o ideal, então? Manter (também) seus arquivos em um serviço de armazenamento em nuvem!

Muitos serviços são gratuitos e oferecem armazenamento suficiente para colocar seus arquivos mais importantes. Veja alguns dos melhores abaixo:

Google Drive

Tem um email do Google, então você automaticamente tem uma conta no Google Drive! Por meio dele você pode enviar até 17GB de arquivos de todo o tipo.

Além disso, pode baixar o aplicativo no celular ou em seu computador e sincronizá-lo com algumas pastas internas. Isso significa que, ao indicar uma pasta, qualquer arquivo que colocar nela será enviada ao Google Drive de modo automático.

Dropbox

Talvez o mais conhecido serviço de armazenamento em nuvem, o Dropbox permite que se cadastre com qualquer email. Atualmente, ele oferece 2GB na conta gratuita e também tem um app que permite sincronizar pastas do seu computador.

Nas assinaturas pagas, você pode expandir seu armazenamento para 2TB ou 3TB, quase se tornando um segundo computador.

Microsoft OneDrive

Se atualizou seu computador para o Windows 10 você já tem o OneDrive instalado automaticamente. Assim como os serviços anteriores, ele permite armazenar seus arquivos na nuvem, desafogando o armazenamento do seu PC.

Ele oferece 15GB para as contas gratuitas, mas também possui a opção de pagar para expandir seu armazenamento. Também é possível sincronizá-lo com pastas específicas do seu PC ou notebook para envio automático de arquivos.

4.  Desligue ou reinicie seu PC ao menos uma vez por dia

É daquelas pessoas que prefere deixar o computador ligado para melhorar a produtividade diária?

Embora lhe ajude a ser mais produtivo na hora de começar um dia de trabalho, o mesmo não pode ser dito do computador. Até ele precisa de um descanso.

Caso não o desligue ou reinicie com certa frequência, ele começará a ter problemas de velocidade e pode até mesmo travar ou reiniciar por conta de algum erro.

O ideal é que desligue seu computador quando seu horário de trabalho terminar. Se costuma usá-lo também por diversão, reinicie-o antes de abrir seus jogos favoritos.

5.  Feche abas sem uso no navegador

O browser de internet, por muitas vezes, é o principal impedimento para deixar seu PC mais rápido. Eles podem facilmente ocupar toda a memória RAM do seu notebook, principalmente se você for daquelas pessoas que abrem muitas abas simultaneamente.

Pode não parecer, mas cada aba aberta ocupa uma parcela da memória do seu computador. Por isso, caso esteja notando que seu computador perde velocidade toda vez que está usando o navegador, feche abas que estejam em desuso e confira se a velocidade aumentou.

Agora que você conferiu algumas das principais táticas para melhorar a performance do seu computador, não esqueça de deixar um comentário dizendo se as dicas foram úteis para você!

Aproveite também e compartilhe o artigo nas suas redes sociais para ajudar seus amigos com estas dicas!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *