A tecnologia está em constante mudança e nós, consumidores, precisamos estar atentos a estas alterações tão frequentes neste universo. Apesar disso, é comum surgir dúvidas quanto aos mais diversos assuntos relacionados à tecnologia, como é o caso dos sistemas operacionais, como o Windows 10.

Você já tentou fazer alguma alteração no sistema operacional do seu computador e passou por sufoco? Se você gostaria de ter um bom sistema operacional no seu PC ou notebook e não sabe como como atualizar um computador antigo para o Windows 10, este artigo é para você.

Para entender os motivos pelos quais você atualizar um computador antigo para Windows 10 e descobrir como fazer essa mudança de forma legal (ou seja, sem gambiarras ou processos informais), continue a leitura do artigo!

Por que instalar o Windows 10 no computador?

Há diversas razões para instalar o Windows 10 no seu computador. Embora seja um sistema operacional moderno e com uma vasta gama de recursos, o Windows 10 é simples e nada pesado, o que contribui para que computadores mais antigos consigam rodá-lo.

A intenção da Microsoft ao lançar o Windows 10, em meados de 2015, sempre foi permitir que os usuários pudessem atualizar seus sistemas operacionais com total facilidade. No entanto, muitos usuários ainda não fizeram esta mudança.

Porém, existe um fator que tem gerado o interesse dos usuários sobre o Windows 10. Trata-se do anúncio da Microsoft, informando que abandonará o suporte ao Windows 7 a partir de janeiro de 2020. Ou seja, a partir dessa data, as máquinas que rodam o Windows 7 não contarão mais com a assistência da empresa.

Além de contar com um design mais agradável, suporte para tela sensível ao toque, várias áreas de trabalho, acesso rápido ao navegador Edge, existem outras vantagens de instalar o Windows 10 no seu PC.

Confira alguns dos principais argumentos para instalar o Windows 10 no seu dispositivo:

  • Velocidade;
  • Segurança;
  • Facilidade de interface;
  • Compatibilidade;
  • Ferramentas de software

Todos esses pontos no Windows 10 são melhores em relação aos seus sistemas antecessores. Vale ressaltar que o Windows 10 eliminou recursos que não foram eram muito populares entre o público, como o Windows Media Center, gadgets de desktop do Windows 7 e alguns outros componentes pouco utilizados.

Como atualizar um computador antigo para Windows 10

Como o Windows 10 tem o objetivo de oferecer o melhor do sistema da Microsoft para os usuários, vale conferir como realizar essa atualização no seu equipamento.Veja como atualizar um computador antigo para Windows 10 de forma legal:

  • Para começar, acesse a página Download do Windows 10 e clique no botão “Download de ferramenta agora” (Download Tool Now);
  • Após a conclusão do download, execute a “Ferramenta de Criação de Mídia” (Media Creation Tool);
  • Escolha a opção “Atualizar este PC”;
  • Ao fim da atualização, clique em “Concluir Processo”

Quando a atualização estiver concluída, conecte-se à internet e obtenha uma licença digital para o Windows 10, que é confirmada em Configurações> Atualização e segurança> Ativação. Essa licença digital está associada ao dispositivo específico no qual a atualização foi feita.

Isso significa que você pode reformatar o disco e executar uma instalação limpa da mesma edição do Windows 10 a qualquer momento.

Simples né? A assistente de atualização do Windows facilita todas as etapas do procedimento, que é bem didático enquanto está sendo realizado.

É importante atentar-se para alguns detalhes do processo, porém. O primeiro é que você pode fazer o download da “Media Creation Tool” em um computador diferente do que você deseja atualizar um dispositivo USB. Salve os arquivos de instalação em uma unidade USB e, então, transfira para o computador que deseja.

Em geral, a instalação leva entre 7 e 15 minutos para ser completada. O tempo de duração vai depender do computador utilizado. Além disso, logo que a atualização for completada, verifique se todos os drivers foram instalados corretamente e se a resolução do computador também está correta (1024×600 pixels).

Posso instalar o Windows 10 em qualquer computador?

Infelizmente, a resposta para essa pergunta é não. Para que o windows 10 consiga ser instalado, a máquina em questão deve possuir alguns requisitos básicos. São eles:

  • Processador de 1 GHz ou superior;
  • Memória RAM de 1 GB (32 bits) ou 1 GB (64 bits);
  • Espaço em disco de 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
  • Placa de vídeo com suporte para DirectX 9 com WDDM 1.0.

Casos as especificações do seu computador sejam inferiores a esses requerimentos do sistema, a atualização para o Windows 10 não será concluída.

E se a atualização não der certo?

Caso ocorra algum problema na instalação do Windows 10 no computador escolhido, ainda existem opções. Você pode, por exemplo, tentar fazer o upgrade para o Windows 8.1 que, diferente do Windows 7, ainda continuará recebendo o suporte da Microsoft por mais alguns anos.

Essa não é a opção mais atual do sistema operacional para o seu computador, mas pode funcionar como alternativa, além de lhe garantir um tempo extra para, talvez, trocar o PC por um modelo mais atual que ofereça a atualização automática para o Windows 10.

Lembre-se também de, antes de qualquer atualização do sistema operacional de um computador, salvar arquivos importantes em um HD externo, pendrive, sistemas em nuvem ou qualquer outra opção que seja uma alternativa para o resgate desses arquivos caso a atualização resulte na perda de alguns conteúdos salvos no computador.

Ressaltamos que, uma vez que a própria Microsoft libera um instalador deste sistema operacional, não há porque recorrer a gambiarras ou formas ilegais de realizar a instalação dos Windows 10 em seu computador.

No geral, o Windows 10 traz uma grande melhoria em relação ao desempenho do sistema em qualquer computador, mesmo nas máquinas mais antigas.

Portanto, vale a pena fazer a atualização, especialmente se o computador é uma das suas ferramentas de trabalho ou para atender clientes.  A otimização de tempo e de processos também são benefícios a serem considerados. Pense nisso na hora de escolher atualizar (ou não) seu computador para o Windows 10!

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para conferir outros materiais em nosso canal no Youtube e compartilhe com os amigos para mais pessoas se beneficiarem.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *