Hoje em dia, a maioria das pessoas convive com um grande volume de informações, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. O reinado da Internet, que se inseriu em praticamente todos os setores da sociedade, facilitou o acesso aos mais diferentes tipos de dados.

Porém, há sempre o risco de perder essas informações quando menos se espera. E foi justamente pensando em evitar que informações importantes fossem perdidas para sempre que surgiu o backup de arquivos.

Neste artigo, você descobrirá 5 ferramentas para fazer backup de arquivos, entre opções pagas e gratuitas, que poderão ser muito úteis no seu dia a dia. Continue a leitura e saiba mais!

A importância do backup

Quem já perdeu arquivos e dados importantes no computador sabe a dor de cabeça que isso pode representar. Os motivos são os mais variados: exclusão acidental, exclusão por parte de outras pessoas, como hackers, falha nos discos e até uma simples queda de luz que danifica o HD.

Mas o que é backup de arquivos, afinal?

Quando é feito uma cópia de arquivos de um dispositivo para outro, e este último é destinado a armazená-los, chamamos este processo de backup de arquivos. Esses dispositivos de armazenamento podem ser discos rígidos externos, CDs, DVDs ou até mesmo a nuvem (armazenamento online).

Os arquivos, posteriormente, podem ser restaurados quando você precisar.

Para realizar este armazenamento de arquivos, o ideal é utilizar ferramentas para backup dos mesmos. Estas ferramentas disponibilizam importantes recursos para realizar cópias de segurança: agendamento de backup de arquivos, criptografia, compactação de arquivos para economizar espaço em disco e outros.

Saiba que o backup de arquivos não é para ser realizado apenas no trabalho, mas também com seus arquivos pessoais mais importantes.

E aí, como anda o backup dos seus dados? Viu que você corre o risco de perdê-los a qualquer momento? Então continue acompanhando o conteúdo e entenda um pouco mais!

Formatos de backup

Existem diferentes formatos de backup e recuperação de dados:

Armazenagem doméstica

Este é um backup em que se armazenam dados em HD externo, DVD ou CD. Indicado para empresas pequenas ou profissionais que trabalham em casa, os quais não podem contar com servidores robustos.

É um tipo mais vulnerável, mas é uma forma simples e rápida de copiar dados para armazená-los.

Nuvem

Backup de arquivos em nuvem não utiliza fontes físicas, mas servidores online. Têm baixo preço, em geral, comparado a um servidor próprio que exige manutenção e adaptações.

O backup, por outro lado, dependerá da velocidade da sua Internet.

O armazenamento e a edição de arquivos em nuvem têm sido de grande ajuda para as empresas. É preciso, contudo, ter cuidado com hackers. Por isso, escolha empresas conceituadas no mercado.

Backup completo

Tudo o que há em seu computador é copiado, não somente arquivos novos ou que passaram por modificações. Exige bastante espaço de armazenagem e tempo.

Pode ser utilizado com os backups diferencial e incremental.

Backup incremental

Indicado para empresas de grande porte, com volume expressivo de dados. É ágil e eficiente, e muitas vezes realizado depois do backup completo: faz cópias somente de arquivos alterados desde o backup mais recente.

É importante controlar todos os backups incrementais antes de recuperar dados.

Backup diferencial

Para pequenas e médias organizações, e o preço depende do volume dos dados. Aqui, os dados são copiados via internet, e o nome “diferencial” é devido ao fato de que apenas os arquivos que não se encontravam no sistema na última atualização é que são copiados.

A referência para arquivos modificados é o mais recente backup completo.

RAID

Conjunto Redundante de Discos Independentes, discos rígidos com metas diferenciadas: há 11 modalidades possíveis, porém, para quem procura fazer com que os arquivos tenham mais segurança e evitar falhas do sistema, o RAID1 é o mais indicado. Este possui 2 discos, em que o segundo é utilizado com o primeiro e serve como cópia daquele.

Cada vez que um novo arquivo surge, ou um arquivo é modificado, uma cópia para o disco extra é realizada. O RAID é totalmente focado na proteção de dados.

Dicas de ferramentas para fazer backup de arquivos

Agora você acompanhará uma lista com 5 ferramentas para ajudá-lo a realizar o backup de seus arquivos. Confira a seguir.

1 Cobian Backup

O Cobian Backup é grátis e permite que você faça, de forma rápida e prática, o backup de seus dados para HDs externos, pendrives e computadores.

Há as opções de backup de arquivos completo, incremental e diferencial, com criptografia e automatização do backup – ou seja, agendamento.

2 Iperius Backup Free

O Iperius Backup Free é grátis e capaz de realizar o backup de arquivos para discos rígidos externos e internos, computadores de rede local, dispositivos NAS e pendrives.

Permite backups diferencial e incremental, agendamento de backups e envia notificações em seu e-mail.

3 Spare Backup

O programa de backup de dados Spare Backup é voltado a usuários de escritórios domésticos ou de pequeno porte, ou empresas de pequeno ou médio portes, procurando proteger suas informações com agilidade e economia.

Este simples programa realiza cópias de segurança de forma automática: os arquivos mais importantes do seu computador são enviados para onde você escolher.

É uma ferramenta de backup e restauração, já que resgata arquivos que estão perdidos no sistema.

4 Back it!

O Back It! é um programa para backup de arquivos que precisa do Adobe Air para funcionar. Mas sua interface é leve e fácil de ser utilizada.

Roda com 3 tipos de projetos, e em cada um deles você seleciona uma pasta como fonte e uma como destino.

É bem prático: você só precisa arrastar os arquivos para dentro do programa, indicando a pasta e a mídia que vai utilizar, se HD, DVD ou disquete.

5 Recoverit

Quer restaurar arquivos excluídos em variados dispositivos, após ter perdido seus dados? O Recoverit pode ajudar você.

Poderoso para recuperação de arquivos, pode ser baixado nos sistemas Windows, Mac, e em aplicativos Android e iOs. Você pode recuperar arquivos no computador, no pendrive, no smartphone, cartão de memória e outros.

Entenda que a única possibilidade de não perder arquivos é fazendo suas cópias. É indicado que você utilize, no mínimo, 2 tipos de backup, especialmente para quem tem empresa.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre backup de arquivos. E que agora você esteja mais preparado para manter um bom backup de arquivos e estar mais protegido para eventualidades relacionadas aos seus documentos!

Este conteúdo foi útil para você? Então compartilhe-o!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *