As big techs figuram entre as corporações mais influentes no mundo. Afinal, além de liderarem os avanços tecnológicos, essas multinacionais influenciam diversos aspectos da sociedade, desde questões econômicas até aspectos culturais e políticos.
Contudo, ainda que elas estejam presentes no cotidiano de praticamente todas as pessoas e empresas do mundo, nem todos sabem o que são big techs. Além disso, muitos podem não reconhecer a importância dessas empresas e como elas podem representar oportunidades interessantes de investimentos.
Quer entender melhor como as big techs podem impactar sua vida e suas finanças? Então continue a leitura deste conteúdo!
O que são big techs e como funcionam?
Para começar, é necessário entender o que significa o conceito de big techs e como as empresas que compõem essa categoria funcionam. O termo diz respeito às companhias focadas em tecnologia e que frequentemente desenvolvem algumas das principais soluções do mercado.
Geralmente, as big techs investem no desenvolvimento de tecnologia disruptiva, ditando os rumos do mercado tecnológico com as novidades que apresentam. Ao mesmo tempo, elas operam com o objetivo de se manter relevantes, desenvolvendo constantemente novas soluções e dispositivos.
Quais são as principais big techs do mundo?
Quando falamos a respeito dos maiores expoentes do mercado de tecnologia, é interessante citar algumas das principais empresas que se destacam. Assim é possível compreender melhor os impactos que elas causam no mercado e na sociedade.
Na prática, existem big techs nas mais diversas partes do mundo, uma vez que cada mercado local de tecnologia tem seus destaques. Apesar disso, as empresas com sede nos Estados Unidos têm especial importância.
Isso ocorre porque esse país é o epicentro de multinacionais de tecnologia influentes. Grande parte delas está localizada no chamado Vale do Silício — apelido da região da baía de São Francisco, que faz referência a um dos principais compostos da produção de circuitos eletrônicos.
Conheça a seguir algumas das principais big techs do planeta!
Alphabet Inc. (Google)
A Alphabet Inc. é a holding que administra todos os serviços relacionados ao Google. Fundada em 1998 pelos cientistas da computação Larry Page e Sergey Brin, essa empresa está à frente do maior sistema de busca do mundo, além de possuir marcas como:
- YouTube;
- Android;
- Google Chrome;
- Gmail, Google Maps, Google Drive e Google Meet.
Amazon
Outra gigante da tecnologia cada vez mais influente no mundo todo é a Amazon. Fundada por Jeff Bezos em 1994, ela atua em diferentes setores da tecnologia, como e-commerce, streaming, desenvolvimento de leitores de ebooks, etc.
Alguns dos produtos mais conhecidos da empresa são:
- Twitch;
- Amazon Prime Vídeo;
- Amazon Music;
Apple Inc.
A Apple também compõe a lista das principais empresas de tecnologia do mundo, sendo uma das lideranças quando o assunto é inovação. A empresa criada por Steve Jobs e Steve Wozniak, em 1976, sustenta alguns dos maiores avanços em computadores e smartphones dos últimos anos.
Seus principais produtos são:
- iPhone;
- Apple Music;
- Apple Play;
- iCloud;
- MacBook;
- IPad;
- Apple Watch.
Microsoft
Responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional mais popular do mundo, a Microsoft é reconhecida como a maior produtora de softwares do planeta. Fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, essa big tech tem destaque mundial com diversos produtos, tais como:
- Microsoft Windows;
- Linha Office;
- OneDrive;
- Bing;
Meta Plataforms Inc.
Anteriormente chamada de Facebook, a Meta Plataforms é um conglomerado de tecnologia que domina o mercado das redes sociais. Criada por Mark Zuckerberg em 2004, essa é uma das empresas mais valiosas do mundo, sendo detentora de plataformas como:
- Facebook;
- Instagram;
Juntas, as cinco empresas que você acabou de ver são conhecidas como Big Five. Elas são as cinco maiores corporações do mercado tecnológico mundial.
Além de serem fundamentais no desenvolvimento de produtos e soluções tecnológicas, as companhias impactam a sociedade global de inúmeras formas, tanto cultural como politicamente.
Quais os impactos das big techs na sociedade?
Agora que você compreende o que são big techs, como funcionam e quais as maiores empresas de tecnologia do mundo, é importante analisar como essas companhias impactam a sociedade.
Nesse sentido, é fácil identificar como os serviços e produtos das Big Five citadas estão facilitando nosso dia-a-dia. É bem provável que você os utilize para buscar informação e se divertir, e até mesmo esteja lendo este artigo a partir de um dos produtos dessas empresas.
Contudo, mais do que fornecer informação e entretenimento, um dos principais impactos que as big techs causam na sociedade está atrelado aos inúmeros dados que elas geram sobre seus usuários.
Como controlam diversos nichos do mercado digital, as big techs passam a dispor de cada vez mais informações sobre os usuários. Assim, elas podem utilizar essas informações para consolidar o domínio sobre o mercado —o que pode criar um ciclo anticompetitivo e gerar monopólio.
Além disso, esses dados também são utilizados para impactar na geopolítica. Nos últimos anos, por exemplo, algumas big techs receberam críticas, sobretudo por suas políticas de dados. Ainda, elas costumam estar no epicentro de polêmicas e discussões, como a propagação de notícias falsas e a possibilidade de censura na internet.
Qual a importância das big techs no mercado?
Ainda que sofram críticas, as big techs continuam sendo fundamentais para o mercado mundial, marcando presença como revolucionárias do setor de tecnologia. Além disso, elas têm relevância no mercado financeiro e de investimentos.
Devido ao seu grande tamanho e relevância, essas corporações costumam fazer parte dos principais índices de ações. Assim, quem opta por investir em fundos de índices (ETFs), por exemplo, pode expor seu capital aos resultados dessas companhias.
Além disso, é válido considerar o volume de capital que elas movimentam, ainda que individualmente. As big techs costumam impactar nas movimentações da bolsas de valores, por exemplo, justamente por fazerem parte da lista das empresas mais valiosas do mundo.
Também é importante considerar que a tecnologia pode crescer mesmo diante de crises. Com isso, muitos investidores acreditam no potencial das big techs para ajudar a conter ou diminuir o impacto de quedas na bolsa.
Como investir nas big techs?
Se você ficou interessado nas diferentes oportunidades que as big techs trazem para o mercado financeiro, é importante identificar como explorá-las na prática. Mesmo que muitas delas estejam no mercado internacional, há como investir em seus ativos sem sair do Brasil.
Uma oportunidade, como você viu, são os fundos de índices (ETFs) atrelados a um indicador internacional do qual as big techs façam parte. Além disso, encontrar BDRs (certificados de investimentos internacionais) de empresas de tecnologia também é válido.
Contudo, lembre-se que esses são investimentos de renda variável. Assim, é necessário estudar o mercado, traçar estratégias e identificar seu perfil investidor antes de investir. Também é fundamental contar com um bom banco de investimentos para fazer suas operações.
Agora você sabe o que são as big techs e sua importância para o mercado. Como vimos, além de serem centrais nas dinâmicas e inovações sociais, essas grandes corporações podem representar oportunidades de investimentos para interessados no setor.
Ficou curioso e quer saber mais sobre como expor seu capital a essas empresas? Então abra sua conta no BTG Pactual e comece a investir agora mesmo!