Oligopsônio é mais uma das diversas estruturas de mercado que podem existir. Contudo, um cenário no qual ele suceda pode ser muito ruim, principalmente para os empreendedores, vendedores e produtores.
Ou seja, se você é dono de negócios ou investe em empresas na bolsa de valores, por exemplo, é interessante conhecer esse conceito. Isso porque, se deseja investir em uma companhia que está dentro desse cenário econômico, deverá ter muita cautela antes de tomar sua decisão.
Acompanhe a leitura, entenda mais sobre o oligopsônio e compreenda quais são as características dessa estrutura de mercado!
O que é oligopsônio?
Oligopsônio é uma forma de mercado no qual há poucos consumidores para muitos vendedores.
Esse termo é muito estudado principalmente no ramo da microeconomia. Apesar disso, é pouco discutido e conhecido, principalmente se comparar com outros modelos de mercado, como monopólio e oligopólio, por exemplo.
Assim como as citadas anteriormente, o oligopsônio é um exemplo de concorrência imperfeita.
Quais as características do oligopsônio?
Em um cenário de oligopsônio, como há muitos vendedores querendo vender, eles terão que se adaptar às exigências dos poucos compradores. Assim, o preço do bem ou serviço oferecido cairia.
Logo, esse cenário poderia favorecer empresas que são compradoras. Entretanto, seria muito difícil para outros consumidores surgirem.
O motivo é que os grandes compradores que estariam nessa posição poderiam dificultar a entrada de novos negócios consumidores. Dessa maneira, eles conseguiriam manter suas vantagens perante os vendedores.
Assim, é possível verificar as características dos oligopsônio. São elas:
- forte controle e influência dos compradores no mercado;
- máximo esforço dos vendedores para se adaptar às necessidades dos compradores e fechar negócio;
- o poder de negociação está totalmente nas mãos do consumidor;
- dificuldade de novos compradores surgirem;
- dificuldade de muitos vendedores prosperarem;
- redução dos preços dos produtos.
Além da diminuição do preço dos bens e serviços, questões relacionadas às especificações também seriam modificadas conforme as exigências. Dentre essas questões, podem ser citadas como exemplo: quantidade, prazo de entrega, embalagem, qualidade, materiais utilizados, tempo de realização do serviço, dentre outros.
Isso significa que um cenário de oligopsônio pode não ser benéfico para os vendedores e empreendedores, que ficariam sempre dependentes das necessidades dos compradores. Assim, buscariam conquistar o consumidor e teriam sempre que se adaptar à demanda do seu público.
Por outro lado, são os compradores que teriam força para controlar toda a negociação e exigir o que desejam, cabendo a outra parte ceder para conseguir vender.
Qual a diferença entre oligopsônio e oligopólio?
Oligopólio é um termo relacionado a outra estrutura de mercado oposta à concorrência perfeita. Como são parecidos, podem confundir muita gente.
O oligopólio é um cenário no qual há poucas empresas controlando uma parte significativa do mercado. Então, haveria poucas companhias vendendo para muitos consumidores.
Sendo assim, por ter poucos vendedores e muitos compradores, é possível perceber que se trata do oposto do oligopsônio (lembre-se que, nesse último, há muitos vendedores para poucos compradores).
No cenário de oligopólio, as poucas organizações que vendem não se esforçariam para concorrer entre si. Logo, as consequências seriam:
- falta de incentivo para melhorar produtos e serviços;
- preços praticados podem ser maiores que o justo;
- um determinado mercado é dominado geralmente por duas ou três grandes empresas;
- baixa variação nos preços;
- dificuldade de surgimento de novos competidores.
Oligopólios são comuns em diversos países. Trata-se de um cenário que deve ser sempre monitorado. Isso porque essa estrutura pode favorecer o surgimento de práticas ilegais, como cartéis, trustes e holdings, as quais são fiscalizadas pelo CADE.
No Brasil, o exemplo mais conhecido de oligopólio é o da TAM, Gol e Azul, que são as três marcas que dominam o mercado de viagens aéreas.
O oligopólio é semelhante ao monopólio. Nesse último cenário, é apenas uma grande empresa que domina o mercado. Ou seja, no monopólio, há um vendedor para diversos compradores. É uma concentração de mercado ainda maior.
Vale citar também a existência do duopólio, que é quando existem duas companhias dominando um determinado mercado.
Quais as consequências de um oligopsônio?
Em um cenário competitivo, a relação entre oferta e demanda é determinada pelo próprio mercado. Assim, a preocupação com a concorrência não é fator dominante, se comparar em um cenário de oligopsônio.
No mercado oligopolista, as companhias devem determinar a quantidade e o preço conforme as ações de seus concorrentes, pelo menos em parte. Ainda, o preço final seria aquele definido conforme negociações, demanda e exigências do comprador.
Sendo assim, a concorrência seria muito mais acirrada, pois as empresas teriam que fazer seu máximo para que comprassem seu produto em vez de outro.
Alguns economistas dizem que, nesse mercado, não há um equilíbrio entre a oferta e demanda, mas sim o chamado equilíbrio de Nash. Este conceito diz respeito a um conjunto de ações no qual cada companhia faz seu melhor em função do que seus concorrentes produzem.
Qual a diferença entre oligopsônio e monopsônio?
Além de entender como funciona um cenário de oligopsônio, é essencial conhecer o monopsônio e entender a diferença entre ambos.
Monopsônio é o termo utilizado para definir uma estrutura na qual há apenas um único comprador para vários vendedores.
Por exemplo, imagine que exista apenas uma única empresa que produz algo diferenciado. Do outro lado, pense que tenha muitos que desejassem trabalhar para essa companhia. Nesse caso, haveria apenas um empregador (o comprador de mão de obra) para muitos trabalhadores (vendedores de seu tempo e conhecimento).
Esse cenário é muito mais maléfico para os vendedores, pois teriam que aceitar vontades do único comprador, que tem total controle sobre o mercado. Logo, a competição seria ainda mais acirrada.
Nesse contexto, os vendedores aceitariam vender seus bens ou serviços por preços abaixo do que deveriam, justamente pelo objetivo de conseguir vender. Ainda, muitas companhias poderiam fechar suas portas e não prosperar pela falta de compradores.
Há exemplos de oligopsônio no mercado atual?
Oligopsônios são mais comuns do que se imagina, inclusive no Brasil. O mercado de aeronaves é um exemplo. Há poucos interessados em comprar um avião. Assim, esses vendedores basicamente oferecem o produto para grandes empresários, grandes companhias e aos governos de diversas nações.
No Brasil, outro exemplo de oligopsônio é o mercado de carne. Nos últimos anos, poucos frigoríficos se estabeleceram como os principais de venda de gado no país. Assim, esses poucos compradores, de certa forma, obrigaram os vários produtores de gado (que são os vendedores) a competirem entre si para vender seus produtos.
Agora que você aprendeu sobre oligopsônio, aproveite e leia sobre outros temas relacionados à economia! Veja quem foi Adam Smith e qual sua importância para o mercado!!
1 comentário
Em “Qual a diferença entre oligopsônio e oligopólio?” a distinção entre eles está com o mesmo nome “oligopólio”.