*Este artigo foi produzido pelo bxblue com exclusividade para o Portal André Bona.

 

Acredite: você perdeu dinheiro até agora! Desde as tarefas mais simples do dia a dia, até aquelas que muitas vezes passam despercebidas. Do cafezinho na padaria toda semana, até a anuidade do seu cartão de crédito.

Seja por descuido, falta de planejamento ou desconhecimento, certamente você já deixou de poupar, e muitas vezes, desperdiçou seu orçamento ou patrimônio. Então, saiba como parar de perder dinheiro hoje com essas 7 dicas práticas.

7 coisas que você fez errado até agora

Listamos alguns dos principais motivos que fazem com que as pessoas “deixem dinheiro na mesa”. Se você faz uma dessas coisas, ligue o sinal de alerta. Três ou mais, passe a se preocupar. E se, você faz essas 7 coisas erradas, cuidado: sua saúde financeira pode estar em perigo.

Aproveite para fazer sua autoavaliação agora.

1) Não pesquisou antes de comprar

Embora seja uma dica muito básica, não pesquisar pode fazer você gastar mais dinheiro do que deveria, sem necessidade.

Criar o hábito de pesquisar antes de comprar, comparar valores e marcas, diferentes lojas ou sites pode fazer uma grande diferença no fim das contas. E isso vale tanto para as compras de rotina (como as idas ao supermercado), quanto para compras ocasionais e mais caras.

E não importa o valor do que você está interessado em comprar. Sempre é possível economizar.

Como deixar de perder dinheiro hoje: dedique tempo para pesquisar antes de comprar qualquer coisa (e seu bolso agradecerá). Utilize aplicativos ou ative notificações via mensagem, push ou e-mail. Essa é uma forma muito fácil para rastrear preços de produtos e serviços.

2) Pagou pela anuidade do cartão de crédito

Com diversas opções de cartões disponíveis hoje em dia, pagar anuidade do cartão de crédito é uma opção. É isso mesmo!

Se você procurar, irá comprovar que já existem cartões que oferecem os mesmos benefícios do seu atual cartão, disponibilizam acompanhamento de faturas e serviços de suporte online e uma série de outras facilidades – e tudo isso sem que você tenha que pagar mais por isso.

Outra vantagem é que, diferente de alguns anos atrás, não é necessário ter relacionamento anterior com o banco, para solicitar um novo cartão. Ou seja, qualquer pessoa que atender aos critérios mínimos, pode solicitar um cartão de crédito sem anuidade.

Como deixar de perder dinheiro hoje: faça uma comparação rápida entre as bandeiras, bancos, tipos de cartões e limites disponíveis. Avalie as taxas de juros cobradas no crédito convencional e rotativo. Confirme também se existem cobranças de taxas ou tarifas adicionais. Você certamente descobrirá alternativas muito mais baratas. E se precisar, em algum momento, saiba como aumentar o limite do cartão de crédito sem gastar mais.

3) Não colocou suas contas em débito automático

Você não ouviu errado. Além de eliminar o risco de pagar juros por esquecer ou atrasar o boleto, você ainda pode obter descontos consideráveis com os fornecedores. Como? Optando por colocar algumas contas em débito automático.

Em alguns casos, a economia em média pode ser entre 5% e 10% do valor final da conta.

Como deixar de perder dinheiro hoje: avalie que tipos de contas podem ser cadastradas para pagamento via débito automático ou DDA (Débito Direto Autorizado).

4) Contratou serviços e não utilizou

É comum que as operadoras de telefonia, internet ou televisão vendam pacotes de serviços que inclui até mais do que você precisa.

No primeiro momento, o que pode ser entendido como uma vantagem, pode fazer com que você gaste além do necessário. E, qualquer valor pago a mais, quando multiplicado pelo tempo de duração do contrato, certamente fará com que você “torre o seu dinheiro”, sem perceber.

Como deixar de perder dinheiro hoje: revise todos os planos e contratos de serviços fixos. Verifique se o que você contratou está sendo utilizado e cancele os serviços adicionais. Tente negociar com os fornecedores novos pacotes de serviços, apenas com o que é realmente essencial.

5) Comprou itens em promoção

Comprar um item em promoção porque você precisa e usa constantemente é uma excelente opção. Diferente de algo que você acaba comprando por impulso só porque está mais barato.

Outro cuidado que você deve tomar na Black Friday, por exemplo, é realmente comparar se o preço do que você quer adquirir está com desconto mesmo. Em alguns casos, ao contrário do que é divulgado nas propagandas, você pode pagar mais.

Como deixar de perder dinheiro hoje: compre somente o que é necessário. Criar estoque de algo que você não irá utilizar, é investir seu dinheiro de forma não inteligente. Outra dica importante é monitorar os preços por um período para ver se o desconto realmente compensa.

6) Acumulou itens durante a sua vida

Faça um rápido teste: abra seu guarda-roupa ou confira os itens da sua estante. Se você tem peças de roupas ou livros e outros objetos que não utiliza há algum tempo ou que nem se lembrava que tinha mais, sinal de alerta!

Manter esses itens pode fazer com que você gaste novamente sem necessidade. Ou pior, você pode perder dinheiro por não entender que esses mesmos bens podem ter valor para outras pessoas.

Como deixar de perder dinheiro hoje: faça uma reorganização desses itens. Você pode decidir doar ou vendê-los. Faça o que você tem parado circular. Além de ser um exercício transformador, você certamente passará a ver tudo o que comprar com outros olhos.

7) Fez investimentos errados

Se você já perdeu dinheiro fazendo algum investimento errado, sabe exatamente do que estamos falando. Entre as

5 formas eficientes de perder dinheiro com investimentos, uma das mais comuns, por exemplo, é não diversificar as apostas. Ou seja, investir todo seu dinheiro em uma única carteira ou modalidade de investimento.

Mas a boa notícia é que você ainda pode otimizar seus investimentos futuros! E porque não, até recuperar o investimento perdido.

Como deixar de perder dinheiro hoje: antes de tudo, trace o seu perfil de investidor. Esse é o primeiro passo para entender quais tipos de investimentos são mais recomendados para você. 

Depois avalie as opções e tipos de investimentos disponíveis. Lembre-se de diversificar sua carteira para aumentar a chance de retorno.

Então, pronto para começar a usar o dinheiro a seu favor?

Autor

Danielle Vieira

Apaixonada por marketing, descobriu os números e finanças ao longo do caminho e decidiu ajudar as pessoas através da educação financeira. Hoje faz isso atuando no marketing da bxblue, fintech acelerada pela Y Combinator e escrevendo em alguns portais.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *