O sucesso de qualquer negócio — desde pequenas empresas até grandes multinacionais — depende da relação com o mercado e com seu público consumidor. Então, as decisões tomadas precisam considerar isso para garantir mais eficiência.

Mas como conhecer o andamento da sua área de atuação e identificar interesses e preferências dos consumidores? Por meio de uma pesquisa de mercado. Quando bem feita, ela oferece informações valiosas para sua tomada de decisões.

Saiba mais sobre o assunto neste artigo!

O que é pesquisa de mercado?

Como toda pesquisa, o termo se refere à ação de investigar e colher dados sobre determinado assunto. Nesse caso, o objetivo é conhecer um mercado para identificar oportunidades e ter informações relevantes que embasem novos planejamentos e ações.

Assim, a pesquisa de mercado funciona como uma ferramenta fundamental para os empreendedores. Ela permite aperfeiçoar os resultados do negócio ao coordenar seus processos de acordo com dados da realidade interna e externa à empresa.

Uma pesquisa de mercado é uma maneira de levantar feedbacks importantes. Esse recurso pode ser utilizado para conhecer a opinião dos colaboradores acerca do trabalho, descobrir os interesses dos consumidores sobre seus produtos e serviços, analisar a concorrência, testar a aceitação de uma nova ideia, etc.

Quais são os tipos de pesquisa?

Como você viu, existem objetivos bastante diversos para uma pesquisa de mercado. Dessa maneira, também haverá tipos de pesquisa diferentes para atender a esses objetivos. Afinal, normalmente não faz sentido aplicar a mesma ferramenta em clientes e colaboradores da empresa.

Primeiramente, é válido informar que as pesquisas de mercado podem ser quantitativas ou qualitativas. O primeiro tipo permite que se conheça um universo muito maior de pessoas, enquanto o segundo é focado e facilita o aprofundamento das informações.

Diversos instrumentos podem ser utilizados para realizar uma pesquisa de mercado. Entre eles, o mais comum é o questionário, por proporcionar facilidade na coleta e na análise dos dados. Conheça alguns dos principais tipos de pesquisa.

Pesquisa de satisfação

Esse modelo tem como maior objetivo avaliar como está a visão sobre a empresa. Ele pode ser aplicado nos colaboradores, nos clientes e em outros públicos específicos.

Por meio dele é possível identificar os aspectos nos quais a empresa está indo bem e aqueles que precisam ser melhorados.

Hábitos de consumo

Essa pesquisa serve para conhecer melhor o seu mercado consumidor. Podem ser feitas perguntas variadas sobre a rotina e os hábitos das pessoas.

Dessa forma, a empresa tem maior conhecimento sobre seu público e pode vender mais, personalizando seus produtos, serviços e estratégias de publicidade.

Força da marca

Nessa pesquisa se investiga a aceitação da sua empresa no mercado. Ela permite comparar seus resultados com os da concorrência e avaliar os outros negócios para aperfeiçoar o seu desempenho a partir dessas informações.

Por que a pesquisa de mercado é importante?

Podemos dizer que administrar um negócio sem uma avaliação frequente do mercado é como dar tiros no escuro. Suas ações podem até ter bons resultados, mas eles certamente seriam ainda melhores se elas estivessem baseadas em dados reais.

Muitas vezes, as empresas investem pesado em estratégias que não alcançam o retorno esperado. E seria possível evitar isso ao fazer uma pesquisa de mercado e identificar em que o seu público está verdadeiramente interessado.

A pesquisa de mercado também oferece um grande diferencial competitivo: a oportunidade de encontrar necessidades não exploradas. Pense bem: como você pode lançar um produto de sucesso sem conhecer os potenciais consumidores dele?

Além disso, fazer perguntas para o público é uma das melhores maneiras de ativar a criatividade da sua equipe. Ao entrar em contato com as opiniões e preferências dos consumidores, os colaboradores têm um estímulo a mais para pensar em formas de atender essas expectativas.

Em resumo, a pesquisa de mercado tem um papel fundamental no sucesso do seu negócio. A empresa não existe isolada, então é indispensável analisar todo o contexto e as relações que ela estabelece com outras companhias, com os colaboradores e a clientela.

Algumas vantagens são:

  • compreender as estratégias dos concorrentes;
  • avaliar a aceitação da sua marca;
  • testar a viabilidade de novos produtos ou serviços;
  • investigar os resultados das ações publicitárias;
  • encontrar novos nichos de atuação;
  • tomar decisões mais estratégicas;
  • aperfeiçoar os processos internos;
  • melhorar a gestão de pessoas.

Como fazer uma pesquisa eficiente?

Agora que você já reconhece a importância de realizar pesquisas, é hora de saber como fazer isso. Veja algumas etapas fundamentais.

Planejamento

O primeiro passo para uma pesquisa de mercado eficiente é definir o objetivo dela. O que você pretende avaliar ou descobrir? A resposta para essa pergunta indica o que se almeja alcançar com a estratégia.

As demais decisões do planejamento são feitas a partir dessa. Por exemplo, se a intenção é conhecer a satisfação dos consumidores com o atendimento, já se sabe qual é o público-alvo e que devem ser formuladas questões sobre como foi a experiência do cliente com a empresa.

Aplicação

Depois de planejar tudo e construir o instrumento de pesquisa (que pode ser questionário, entrevista, etc), a próxima etapa é aplicar esse recurso. Usando o exemplo anterior: o questionário de satisfação pode ser aplicado na própria empresa ou enviado para os clientes.

É importante pensar na melhor estratégia para coletar esses dados e organizá-los depois. Nesse sentido, um questionário online pode facilitar a análise, mas talvez não tenha tantas respostas quanto um instrumento físico aplicado quando o cliente ainda está na empresa.

Análise

A etapa da análise é a mais importante de toda a pesquisa. Afinal, de nada adiantaria fazer esse processo se não fosse para organizar e utilizar as informações obtidas. Por isso, esse passo precisa ser dado com muito cuidado e atenção.

Nesse ponto, você volta para o objetivo inicial: já que o interesse era conhecer a satisfação do mercado consumidor, como a análise pode oferecer informações para melhorar as ações da empresa nesse aspecto? Essa mudança em busca de melhores resultados é a essência da pesquisa de mercado.

Percebe como a estratégia da pesquisa de mercado pode oferecer muito para sua empresa? Se você ainda não utiliza esse recurso no planejamento do seu negócio, comece a fazer isso e veja como ele pode ajudar no seu crescimento!

O que você acha de continuar estudando sobre empreendedorismo? Confira 10 canais do YouTube que ajudarão nisso!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *