A vida de todos é afetada pela economia. Tudo o que fazemos tem relação com o assunto, logo, estudar economia pode ser muito vantajoso para qualquer pessoa, inclusive para investidores.
Estudar economia não significa que você precisa fazer a faculdade. O conhecimento pode ser encontrado de forma gratuita em livros, blogs, vídeos e cursos livres gratuitos pela internet. E muita gente já sabe disso.
O que muitos não sabem, no entanto, é que, mesmo você sendo de uma área completamente diferente, os estudos das ciências econômicas ajudam não só a lidar com o dinheiro e enxergá-lo de outra forma mas, principalmente, a compreender o meio em que vivemos. Por esses e outros motivos, começar a ler um pouco sobre economia pode ser libertador muito valioso.
Ficou interessado? Então confira 10 motivos pelos quais você deveria buscar conhecimentos econômicos! Os motivos #3 e #7 são incríveis e podem fazer você se tornar um investidor muito mais seguro de suas decisões!
1. Entende melhor as crises econômicas
Quem é leitor do blog já deve ter lido em diversos artigos daqui do blog e em alguns vídeos do canal que crises financeiras são inevitáveis. Sempre que acontecem, pessoas acabam ficando no prejuízo, enfrentam diversos problemas e, por isso, ficam descontentes e incrédulas com o país e com o governo, de forma geral.
Quem começa a estudar um pouco de economia consegue entender que elas acontecem de tempos em tempos e são naturais. Além disso, você passa a compreender outros aspectos de uma crise que poucos imaginam, por exemplo: como acontecem, porque acontecem, ciclos, etc.
2. Você começa a compreender melhor as notícias
Todos os jornais, inclusive os de maior audiência e leitores, publicam quase que diariamente notícias sobre a economia do Brasil e do mundo. Sabe aquela notícia falando da queda da taxa SELIC ou aquelas que criticam desigualdade e mostram o ranking de IDH dos países?
Um pouco de conhecimento a mais em economia lhe ajudará a entender se a queda da SELIC é algo bom ou ruim, o que exatamente mede o IDH e porque a desigualdade tem a ver com todos os indivíduos de uma nação, por exemplo.
3. Ajuda a saber qual o momento ideal para poupar dinheiro
O maior benefício dos conhecimentos em economia talvez seja esse. O básico em economia já ajuda a deixar você mais ciente do que acontece ao seu redor.
Se você ficar de olho nos acontecimentos, vai entender melhor qual o momento ideal para poupar dinheiro e, principalmente, quando você deve resguardar ou investi-lo em algo, seja em algum empreendimento ou aplicá-lo em algum investimento de renda fixa ou ações de uma ou outra empresa, por exemplo.
Saber qual o momento ideal para investir seu dinheiro ou resguardá-lo é uma enorme vantagem para evitar que você tenha arrependimentos futuros ou perca suas economias endividando-se em momento desfavoráveis.
4. Você consegue analisar o cenário econômico e ver oportunidades
Como comentado, estudar economia é útil porque ajuda você a compreender o cenário econômico. Assim, terá mais ciência se alguma área corre o risco de piorar ou se tem chances de ganhos extraordinários.
Dessa forma, você pode analisar as opções e ver oportunidades, além de pensar no melhor momento para agir. Lembre-se que até as crises econômicas geram oportunidades, e você pode pensar em algo incrível mesmo nesses momentos críticos.
5. Colabora na compreensão da sociedade
Você sabe porque existe pobreza, concentração de renda e desigualdades? Apesar desses assuntos envolverem outros ramos, como sociologia, história e direito, a economia também consegue dar respostas para esses tipos de perguntas.
Isso porque tudo envolve economia e, apesar de ter muitas análises e cálculos, há diversas teorias e leituras interessantíssimas que ajudam a explicar diversos aspectos da sociedade, como funciona o mercado e os acontecimentos históricos.
Mesmo envolvendo diversas áreas de conhecimento, a economia é um ramo das humanas, e é por isso que certas questões podem ser analisadas por essa ótica.
6. O dinheiro será visto como um recurso
Uma das maiores vantagens de estudar economia é aprender a ver o dinheiro como um recurso escasso, e não como algo infinito como muitos enxergam. Assim, você verá que deve usá-lo com muita responsabilidade para evitar perdas desnecessárias e que poderiam ter sido evitadas.
Além disso, uma das maiores lições é compreender que o dinheiro nunca é um fim, mas sim um meio para conseguir alcançar os objetivos desejados. Essa lição vale não somente para pessoas que desejam investir, mas principalmente para grandes corporações e até governos, que precisam de recursos para fazer o que está nos seus planos.
7. Compreende a necessidade de fazer escolhas
Bill Gates tem dinheiro para viajar para Dubai e também para Cancun. Mesmo assim, ele não pode estar nos dois lugares ao mesmo tempo e precisa escolher para qual lugar ir. O dinheiro abre oportunidades, contudo vai existir momentos na vida que se fará necessário escolher entre duas oportunidades.
Aprender economia também envolve analisar as opções e fazer escolhas sábias que envolvem seu dinheiro. Por isso, investidores e empreendedores que chegam em um patamar no qual têm dinheiro para fazer tudo o que gostariam, aprendem a analisar melhor suas opções e utilizar seus recursos no que for mais vantajoso e que oferece maiores oportunidades.
8. Vai saber debater melhor
Não podemos negar, o Brasil virou um local onde as pessoas discutem por tudo que envolve política e economia. Sabe aquele político que falou que o certo seria fazer “A” e as pessoas discutem argumentando que a opção “B” é melhor?
Com fundamentos em economia você entenderá melhor até as decisões políticas e em discussões com outras pessoas, saberá argumentar melhor e entrar em debates mais aprofundados, mais ricos intelectualmente.
Além disso, vai conseguir entender a corrente de pensamento político-econômica de economistas influentes, governos e ainda refletir com argumentos válidos se concorda ou não com algo que defendem.
9. Pode apreender melhor muitos conceitos básicos
Muitos conseguem imaginar o que é desemprego, desigualdade social, classes sociais e outros termos. Mas será que sabe mesmo o que significa cada um desses conceitos?
Por exemplo, todo mundo sabe o que é uma pessoa desempregada. Contudo, o conceito vai além, existindo uma divisão entre desemprego friccional, estrutural e sazonal. Você sabia disso?
Ou então, você é do grupo que acredita que o PIB mede com exatidão a riqueza de um país? Estudando um pouco de economia você vai descobrir que não! O PIB mede apenas o fluxo de bens e serviços de um lugar em um determinado período de tempo.
As pessoas acreditam saber, mesmo que de maneira superficial, muitos conceitos básicos, mas na verdade desconhecem e tem uma visão errada do que eles realmente representam.
10. Se gostar, pode se profissionalizar
Estudar por conta é possível e você consegue encontrar conhecimento gratuito em diversos lugares da internet. Mas a economia pode ser instigante e, se você gostar muito do que aprender, pode procurar uma graduação em Ciências Econômicas e escrever livros, explicar teorias e dando aulas ou prestar consultoria para grandes empresas, entre outros cargos que apresentam boas oportunidades de ganhos.
Estudar economia não é chato e difícil como muitos pensam. Pode trazer compreensão e abrir a mente para diversos assuntos. Além de ajudar a formar um pensamento crítico e a ter mais ciência do meio em que vivemos, você poderá beneficiar-se desse conhecimento para investir, aprendendo a fazer escolhas conscientes e analisar bem o melhor momento para poupar ou investir.
Portanto, não deixe de buscar conhecimento na área e encante-se com esses novos conhecimentos!
Quer continuar aprendendo mais sobre economia? Então confira o nosso canal do Youtube e fique por dentro de assuntos relacionados a economia e investimentos e torne-se uma pessoa mais capacitada para investir com sucesso!
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!
1 comentário
Boa conteúdo