Confira os principais destaques da economia e do mercado financeiro na última semana e acompanhe os próximos eventos econômicos e políticos desta semana:

Política e Mercado Financeiro

PRESIDENTE EM BRASÍLIA

O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta, na última quarta-feira (13), do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, depois de passar mais de duas semanas internado após nova cirurgia no intestino. Bolsonaro viajou para Brasília em seguida e segue cumprindo seus compromissos no Palácio do Planalto.

GASTOS DO GOVERNO

O governo informou, na semana passada, que limitará seus gastos até decidir se conrtará o orçamento para cumprimento da meta fiscal em 2019. De acordo com o Ministério da Economia, as despesas mensais do governo estão limitadas, até março deste ano, a 1/18 do orçamento total aprovado para 2019.

PRÉVIA DO PIB

O Banco Central informou, no final da semana passada, que a economia brasileira cresceu 1,15% em 2018, na segunda alta seguida do nível de atividade brasileiro. O resultado oficial do PIB do ano passado, no entanto, deve ser divulgado pelo IBGE apenas na próxima semana, em 28 de fevereiro.

BOLSA BRASILEIRA EM ALTA

O índice Ibovespa caiu 0,50% na sessão de sexta-feira (15), aos 97.525 pontos, em um movimento de ajuste após forte alta registrada no dia anterior. Na semana, a bolsa brasileira avançou 2,29% e, no ano, a alta acumulada já chega a 10,97%

DÓLAR EM QUEDA

O dólar fechou em queda de 1,02% na sessão de sexta-feira (15), aos R$ 3,702. Na semana, a queda acumulada na moeda norte-americana foi de 0,80%, enquanto o recuo no ano chega a 4,43%.

Seu bolso

COMBUSTÍVEIS MAIS BARATOS

O preço médio da gasolina nos postos brasileiros caiu pela 17ª semana consecutiva na semana passada, segundo a Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP). De acordo com a ANP, o valor do litro do combustível recuou 0,6% no país, para R$ 4,173, no menor valor desde janeiro de 2018.

O que vem por aí

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O presidente Jair Bolsonaro deve assinar, nesta semana,a proposta de Reforma da Previdência, que deverá trazer idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. A expectativa é que a assinatura ocorra no próximo dia 20 de fevereiro, e que o projeto seja enviado ao Congresso logo em seguida.

CASO BEBIANNO

Deve ser divulgada, nesta semana no Diário Oficial, a exoneração do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, após um imbróglio envolvendo o repasse de verbas no PSL para candidatos fantasmas durante as eleições 2018. Por enquanto, no entanto, não nenhuma informação oficial sobre a exoneração foi divulgada pelo Governo.

RESULTADOS TRIMESTRAIS

Ganha força, nesta semana, a divulgação de resultados corporativos do quarto semestre de 2018 entre as empresas listadas na bolsa brasileira. Na semana, divulgam seus números Magazine Luiza (MGLU3), Itaúsa (ITSA4), Pão de Açúcar (PCAR4), Via Varejo (VVAR3), Gerau (GGBR4), B3 (B3SA3), entre outras.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *