Confira os principais destaques da economia e do mercado financeiro na última semana e acompanhe os próximos eventos econômicos e políticos desta semana:

Política e Mercado Financeiro

BOLSONARO NOS EUA

O presidente Jair Bolsonaro esteve nos EUA na semana passada, para um encontro com o presidente norte-americano Donald Trump. No primeiro encontro entre os presidentes, Trump afirmou que apoia o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

EX-PRESIDENTE PRESO

O ex-presidente Michel Temer foi preso, na última quinta-feira (21), no âmbito da Operação Lava Jato do Rio de Janeiro. Na mesma operação, foi preso também o ex- ministro Moreira Franco, sogro do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

DUELO A DISTÂNCIA

O clima entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já esteve em dias melhores. Na semana passada, ambos trocaram farpas a distância, por meio de declarações à imprensa, e Maia chegou a dizer que dependia do Governo buscar apoio para aprovação da Reforma da Previdência.

BOLSA BRASILEIRA EM QUEDA

O índice Ibovespa encerrou a sexta-feira (22) em queda de 3,10%, aos 93.735 pontos, depois de alcançar o patamar psicológico dos 100 mil pontos no início da semana passada. Nesta segunda-feira (25), o principal índice da bolsa brasileira operava estável, em leve alta.

DÓLAR EM ALTA

O dólar encerrou a sexta-feira (22) em alta de 2,64%, cotado a R$ 3,9011. Foi a maior cotação para a moeda norte-americana desde 26 de dezembro de 2018. No início do pregão desta segunda-feira (25), o dólar era negociado em queda, cotado abaixo dos R$ 3,90.

Seu bolso

ENERGIA MAIS BARATA

A tarifa de energia elétrica ficará, em média, 3,7% mais barata no Brasil em 2019, de acordo com informações divulgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na semana passada. A queda nos preços será possível graças à quitação de um empréstimo feito pelo governo em 2014, que será quitado em breve. Para 2020, a estimativa é que as contas de luz tenham ainda mais desconto e fiquem cerca de 1,2% mais baratas.

O que vem por aí

REFORMA DA PREVIDÊNCIA EM FOCO

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados começa a analisar, nesta semana, a proposta da Reforma da Previdência. A saída de Maia da articulação do governo na Câmara, no entanto, pode atrasar a tramitação da Reforma no Congresso.

PEDIDO DE HABEAS CORPUS 

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) deve julgar, na próxima quarta-feira (27), os pedidos de habeas corpus do ex-presidente Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco.

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS

No mercado, a semana é marcada pelo fim da temporada de divulgação de resultados para o quarto trimestre de 2018. Entre as empresas que divulgam seus resultados trimestrais nesta semana estão Vale, Eletrobras, JBS, Sabesp e Copel.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *