Você já ouviu falar em Ray Dalio? Se não, saiba que ele é um dos maiores investidores da atualidade. Além de entender muito sobre investimentos, Dalio também pode ser considerado uma referência em negócios e empreendedorismo.

Este é mais um de uma série de artigos sobre personalidades importantes do mercado financeiro. Nesse post, entenderá um pouco sobre a trajetória e o que tornou Ray Dalio uma grande referência para o mundo dos investimentos.

Continue a leitura do artigo e entenda mais sobre esse grande nome – que precisa ser conhecido por todos que desejam aprender a investir melhor!

Quem é Ray Dalio?

Ray Dalio é fundador e acionista do maior fundo de investimentos hedge do mundo, gerido por sua empresa, a Bridgewater. Sua competência e capacidade de analisar os movimentos do mercado e seu modelo de gestão de capitais o fizeram ser um dos homens mais ricos do mundo.

O bilionário costuma estar sempre entre as 100 pessoas mais ricas do mundo, de acordo com os rankings da Forbes. Em 2018, por exemplo, ocupou a posição 67.

Nasceu em 1949, em Nova Iorque. O interesse de Dalio por investimentos surgiu ainda na sua adolescência. Com apenas 12 anos de idade, realizou seu primeiro investimento e comprou ações de uma empresa aérea chamada de Northeast Airlines.

Quando jovem, estudou finanças na Long Island University. Anos depois, fez um MBA na mesma área na Harvard Business School.

Depois que terminou sua graduação, Ray começou a trabalhar no pregão da Bolsa de Valores de Nova Iorque, a NYSE. Seus primeiros contatos foram trabalhando com commodities.

Depois disso, foi contratado como diretor de commodities na Dominick & Dominick LLC. Em 1974, passou a trabalhar na Shearson Hayden Stone como trader.

O ano de 1975 foi decisivo para Ray Dalio, que decidiu abrir seu próprio negócio e fundou a Bridgewater, uma empresa de gestão de investimentos.

Um pouco sobre a Bridgewater

A Bridgewater Associates foi fundada em 1975 por Dalio, com ajuda de alguns amigos, quando ele tinha pouco menos de 30 anos de idade. Hoje, é a maior do mundo em investimentos do tipo hedge.

Além de fundador, Ray Dalio é um dos maiores estrategistas do negócio. Seus conhecimentos em investimentos e a utilização de estratégias eficientes e arriscadas fizeram da Bridgewater ser o que ela é atualmente.

Uma das principais mudanças foi criar uma filosofia diferenciada e regras de convivência na empresa. Essas medidas ganharam visibilidade.

Ele criou uma espécie de documento que é entregue a cada colaborador da companhia, no qual estão listados mais de 250 princípios que os funcionários precisam seguir.

Esses princípios elaborados por ele ficaram conhecidos no mercado e se tornaram referência para todo o setor empresarial.

Por que Ray Dalio é importante para o mercado financeiro?

Dalio pode ser visto como referência para o setor financeiro e empresarial. Suas políticas ainda intrigam o mundo corporativo e há especialistas que afirmam que a gestão da Bridgewater é muito complexa para ser implementada em outras empresas.

Além disso, é um grande nome para o mercado financeiro, principalmente quando o assunto é hedge. Como visto, muito do sucesso de sua companhia se deu pelas suas capacidades e conhecimentos como investidor.

A empresa de Dalio se tornou conhecida no mercado devido a uma estratégia conhecida como “paridade de risco”. De acordo com ela, ter uma carteira diversificada com várias classes de ativos, que seja equilibrada pela volatilidade de cada uma delas, traz maiores retornos que uma carteira mais tradicional.

Nesse caso, os ativos são escolhidos de acordo com seus altos e baixos no mercado. A volatilidade é identificada pelos algoritmos que determina o grau de exposição e risco do fundo.

Assim, em momentos de baixa, os fundos se alavancam. Quando os riscos aumentam, as posições são desfeitas. Essa estratégia recebe muitas críticas, pois os fundos podem ficar mais frágeis às oscilações bruscas. Isso se dá porque a volatilidade é comum nos ciclos econômicos e os danos causados no mercado podem ser maiores.

Entretanto, foi esta estratégia que fez Ray Dalio ser visto como uma referência em investimentos, permitindo também que a Bridgewater crescesse significativamente. Por fim, vale destacar que Ray Dalio é considerado por alguns como o “Steve Jobs dos investimentos”.

Qual o legado de Ray Dalio?

Além de fundador da sua gestora de fundos de hedge, Dalio é filantropo e escritor. Suas obras abordam desde temas específicos da economia até valores que incorporou para si ao longo de sua carreira. Alguns de seus livros:

  • Princípios;
  • Princípios para o sucesso;
  • Big Debt Crises;
  • Changing World Order: Why Nations Succeed Or Fail.

O primeiro livro é facilmente encontrado em português e aborda as convicções de vida e trabalho de Ray Dalio. Além disso, o autor segue alguns princípios para investir que podem ser repassados aqui. São eles:

1. Tenha uma carteira diversificada

Ray Dalio é mais um adepto da diversificação. Tanto que essa estratégia é fundamental para que continuasse tendo êxito em seus investimentos e no crescimento da sua fortuna.

Além disso, ele também acredita que as pessoas devem investir no longo prazo e trocar a poupança por melhores investimentos.

2. Entenda os ciclos de mercado

Dalio afirma que investidores precisam conhecer os padrões cíclicos do mercado financeiro. Dessa forma, é possível identificar altas e baixas, de acordo com semelhanças anteriores.

3. Defina o quanto você precisa para seu futuro

Ele definiu desde cedo o quanto precisaria para viver um certo tempo sem trabalhar e atingiu essa meta. A partir disso, montou seus investimentos com base nesses objetivos estabelecidos. Seus investimentos são realizados para manter sua vida, se aposentar e continuar fazendo investimentos.

Ainda, Dalio reforça a importância de uma reserva financeira para manter a segurança em relação às finanças ao longo do tempo.

Concluindo

Ray Dalio é considerado um grande investidor e empreendedor. E, graças ao seu conhecimento, fez de sua empresa a maior gestora de fundos de hedge do mundo.

Por suas estratégias e ensinamentos, é fundamental que investidores aprendam mais sobre esse que é considerado uma das maiores referências para o mercado financeiro. Portanto, aprenda sobre as lições de Dalio, leia suas obras e torne-se um investidor mais preparado para fazer seus aportes!

E, agora que você aprendeu sobre Ray Dalio, continue seu aprendizado. Veja quem é Philip Fisher, outra grande referência para investidores no mundo todo!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *