Ao estudar o mercado financeiro, pode surgir o interesse em aprender mais sobre economia e as diferentes visões existentes sobre o tema. Nesse cenário, vale a pena saber quem foi Friedrich Hayek — ganhador de um Nobel de Economia em 1974.
Ele foi um dos fundadores da Escola Austríaca de Economia e suas ideias ainda estão presentes na política e economia mundiais. Portanto, se você quer aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema, precisa aprender mais sobre esse economista.
Continue a leitura e entenda quem foi Friedrich Hayek, quais foram os seus ideais econômicos e as principais obras dessa personalidade. Confira!
Quem foi Friedrich Hayek?
Friedrich August von Hayek foi um economista, teórico do direito e filósofo austríaco. Ele nasceu em 8 de maio de 1899, em Viena, e serviu na Primeira Guerra Mundial. A experiência vivenciada fez com que Hayek passasse a ter mais interesse sobre economia.
Isso porque ele entendeu que o conflito, que teve causas econômicas, apresentou efeitos nefastos e de grandes proporções. Desse modo, Friedrich decidiu estudar o tema com o objetivo de trazer contribuições sociais que ajudassem a evitar novas guerras do tipo.
Assim, ele estudou economia na Universidade de Viena, obtendo doutorado em Direito no ano de 1921 e, dois anos depois, em ciência política. De 1927 a 1931, Hayek foi diretor do Instituto Austríaco de Pesquisas Econômicas.
Depois, ele passou a lecionar em diversas universidades da Europa. Ao longo de sua carreira, Friedrich Hayek escreveu artigos e livros relacionados à economia, política, filosofia e outros temas.
Já em 1974 ele ganhou o Prêmio Nobel de economia. O reconhecimento foi resultado da teoria da moeda e flutuações econômicas. Hayek morreu aos 92 anos, em 23 de março de 1992, na Alemanha.
O que ele defendia?
Para entender mais sobre essa personalidade, é fundamental saber o que Friedrich Hayek defendia. No início de sua carreira como economista, ele chegou a defender ideias socialistas. Porém, após conhecer Ludwig von Mises, tornou-se um defensor do liberalismo econômico.
Dessa maneira, Hayek passou a acreditar que a economia deve funcionar livremente, sem interferências do Estado. Para ele, ainda que bem-intencionado, um planejador central como o Governo estaria fadado ao fracasso em suas estratégias.
Afinal, diante da dinamicidade da economia, o Estado não teria como sempre tomar as melhores decisões para todos os cidadãos. Logo, os indivíduos deveriam ser os responsáveis pelas escolhas econômicas, conforme a sua especialização e grau de conhecimento.
Com essa estrutura, a economia se movimentaria conforme as variáveis — especialmente o preço. Dessa forma, haveria as chances de um desenvolvimento econômico maior no longo prazo. Suas obras ainda defendem que o Governo deveria ter uma limitação em seu poder.
O objetivo disso é não interferir na ordem espontânea da sociedade. Para ele, em uma democracia, o Governo tenta seguir os grupos de maior interesse para manter o seu cargo e a governabilidade, o que prejudica o curso da economia.
Qual a teoria de Hayek?
Como você viu, Hayek passou a defender o liberalismo econômico, priorizando a propriedade privada e o livre mercado. Para tanto, a sua teoria trazia três pilares principais:
- a economia não deveria sofrer com a intervenção estatal;
- o preço é uma das principais variáveis dos ajustes econômicos;
- os indivíduos são capazes de tomar as melhores decisões para a economia.
Em um aprofundamento de suas teorias, Hayek afirmou que os preços seriam fundamentais aos consumidores e produtores — incluindo os juros praticados no mercado. Sem a intervenção estatal, os ajustes aconteceriam de maneira espontânea e harmoniosa.
Por outro lado, se o Governo intervém na economia, as falhas cometidas podem gerar recessões econômicas. Logo, ao trabalhar o conceito de crises na economia, a teoria de Hayek defendia que elas eram resultados de ações anteriores do Estado.
Isso porque as decisões tomadas pelas pessoas no poder geram resultados imprevistos e reduzem o dinamismo da economia. Assim, o controle econômico pelo Estado controlaria os meios pelos quais o indivíduo poderia realizar os seus objetivos — o que reduziria a liberdade como um todo.
Quais são as principais obras de Friedrich Hayek?
Após a sua formação acadêmica, Hayek passou a atuar em universidades e trabalhou em diferentes teorias, consolidando suas ideias em livros. Com isso, ele alcançou uma série de conquistas — com várias premiações e o já citado Nobel.
Em relação às obras desenvolvidas por ele, confira as suas principais publicações:
- “A teoria monetária e o ciclo do comércio” (1929);
- “A teoria pura do capital” (1941);
- “O Caminho da Servidão” (1944);
- “Individualismo e Ordem Econômica” (1948);
- “Os fundamentos da Liberdade” (1960);
- “Direito, Legislação e Liberdade. v.1. Normas e ordem” (1973).
- “Direito, Legislação e Liberdade. v.2. A Miragem da Justiça Social” (1976);
- “Direito, Legislação e Liberdade. v.3. A Ordem Política de um Povo Livre” (1979).
A sua teoria ficou conhecida também como neoliberalismo e foi amplamente adotada por alguns Governos. No Reino Unido, por exemplo, Margaret Thatcher seguiu suas ideias, fazendo Hayek ser condecorado pela Rainha Elizabeth II em 1984.
Nos Estados Unidos, o Ronald Reagan também adotou em parte o posicionamento neoliberalista e, em seus mandatos entre 1981 e 1989, seguiu algumas ideias de Hayek. Inclusive, em 1991, o economista ganhou a Medalha da Liberdade, nos EUA, concedida pelo presidente George Bush.
Por que conhecer essa personalidade?
Agora que você já aprendeu mais sobre Friedrich Hayek e sua trajetória, pode se perguntar por que é interessante conhecê-lo. Saber mais sobre essa personalidade e as suas ideias é importante para aprofundar o seu conhecimento sobre as vertentes políticas e econômicas existentes.
Afinal, esses temas ainda são amplamente discutidos, exigindo conhecimento mais aprofundado para conseguir se posicionar de maneira alinhada ao que você acredita. Além disso, entender as diferentes ideias existentes ajuda a compreender os debates sobre o tema.
Como você viu, Friedrich Hayek é uma figura relevante para a economia mundial — reconhecido por suas obras e prêmios recebidos. Portanto, conhecê-lo ajudará a entender mais sobre o liberalismo econômico, colaborando com o seu aprendizado sobre as visões a respeito do assunto.
Quer acompanhar outros conteúdos relevantes sobre o mercado financeiro e economia? Então assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por e-mail!