Você já esteve em uma situação financeira instável e recorreu ao empréstimo consignado como maneira de colocar todas as contas em dia? Realmente esta é uma das modalidades de empréstimo mais procuradas pela populaão, uma vez que os juros são menores do que aqueles praticados no crédito pessoal comum.

Mas existe um porém: as parcelas do empréstimo consignado são descontadas diretamente na folha de seu benefício, seja este pago pelo INSS ou por empresas dos setores públicos e privados, com prazo pré-determinado. Por isso, é bem comum que dúvidas sobre quitação antecipada de empréstimo consignado sejam recorrentes, já que se trata de uma modalidade de cobrança/pagamento diferenciada.

Se você que busca informações sobre como antecipar parcelas de empréstimo consignado ou que está comparando esta modalidade de empréstimos com outras linhas de crédito, este artigo é para você. Continue a leitura para descobrir como funciona a quitação antecipada de empréstimo consignado.

Vamos lá?

Empréstimo Consignado: taxas baixas com desconto em folha

Uma das métricas utilizadas para a fixação de juros nos empréstimos é a capacidade de pagamento do tomador. Ou seja, quanto menor for o risco que o cliente oferece ao mercado, melhores serão as taxas de juros cobradas.

Sendo assim, se o tomador do empréstimo possui vínculo como uma instituição específica, que pode ser o INSS, governo federal, estadual ou municipal, empresas de direito privado, dentre outras, é sabido que o pagamento é garantido. Por ter a certeza do recebimento dos rendimentos, os bancos e financeiras oferecem taxas de juros mais interessantes, com prazos mais estendidos.

Nestes casos, portanto, a quitação antecipada de empréstimo consignado não é um risco ao agente financiador.

Quanto ao pagamento do empréstimo consignado, ele é automático. Ao receber o benefício na conta-corrente em questão, o banco já desconta o valor da parcela, antes mesmo do cliente ter acesso aos seus vencimentos. Esta é mais uma garantia de que o empréstimo será quitado sem complicações.

Informação importante: há um limite para desconto mensal no seu benefício, cuja denominação é “margem consignável”. Ou seja, o valor das parcelas do empréstimo não poderá exceder 30% do valor líquido do benefício. É uma indicação que visa proteger o beneficiário do endividamento, respaldado pela Lei 13.172, de 2015.

Lembre-se também que cada instituição aplica sua própria taxa de juros. Não se trata de uma porcentagem tabelada, mesmo via consignação. Antes de contratar, o ideal é pesquisar todas as instituições disponíveis e comparar as taxas ofertadas.

É possível antecipar parcelas de empréstimo consignado?

Muitas pessoas que solicitam empréstimos consignados acreditam que será necessário permanecer com a dívida exatamente durante o prazo contratado junto ao banco ou financeira. Mas não é bem assim.

Mesmo que você tenha obtido o valor para quitação em 72 parcelas, por exemplo, é possível efetuar a quitação antecipada de empréstimo consignado.

Vale a pena?

Depende. A quitação antecipada de empréstimo consignado só é vantajosa para beneficiários que estão com os seus pagamentos em dia. E, consequentemente, com valores disponíveis na conta.

É fácil entender: como as taxas de juros aplicadas nos empréstimos consignados são baixíssimas, vale manter o parcelamento e priorizar o pagamento de outras dívidas cujas taxas de juros sejam mais consideráveis, como crédito pessoal, cartão de crédito e cheque especial.

Vale salientar que a quitação antecipada de empréstimo consignado também é interessante para perfis que possuem o valor das parcelas restantes disponível e buscam liberação da margem consignável para novos empréstimos, por exemplo.

Como fazer o cálculo para quitar empréstimo consignado?

O cálculo para quitar empréstimo consignado abrange algumas variáveis, dentre elas:

  • número de parcelas restantes até o final do empréstimo;
  • taxa de juros mensal aplicada na negociação;
  • valor cobrado em cada parcela;
  • dia do vencimento da parcela;
  • provável data de quitação do contrato.

Se você não tem facilidade com cálculos deste tipo, uma boa dica é utilizar simuladores de quitação antecipada de empréstimo consignado, geralmente disponibilizados pelos PROCONs regionais e Ministério Público.

Uma das melhores ferramentas, inclusive, é a calculadora desenvolvida pelo Ministério Público de Santa Catarina, que você pode acessar aqui.

Passo a passo para quitação antecipada de empréstimo consignado

Antes de iniciar a liquidação do seu empréstimo consignado, é interessante saber qual será o tipo de liquidação. É possível quitá-lo de forma parcial ou total.

As transações são realizadas diretamente com a instituição financeira na qual o benefício contratou o empréstimo. Além disso, cabe saber que a antecipação é um direito do consumidor, sendo prevista pelo Código de Defesa do Consumidor.

Você deve entrar em contato com o banco contratado e solicitar a quitação antecipada de empréstimo consignado. Considerando o prazo final para pagamento das parcelas e o número de parcelas adiantadas, o banco então aplicará o desconto por antecipação, que incide nos juros cobrados pelo período total.

A quitação antecipada de empréstimo consignado poderá ser realizada via boleto bancário ou débito em conta. O processo varia bastante de uma instituição para outra.

No caso dos boletos, o banco emite o documento mediante data de vencimento acordada. Para débito em conta, o cliente fornece a data de débito e o valor será cobrado na referida data.

Interessante: caso não haja a intenção de quitar o contrato mas reduzir o valor das parcelas, você poderá solicitar o refinanciamento do contrato ou, ainda, a portabilidade do empréstimo consignado. Esta transação também está prevista em lei.

Analise bem antes de quitar o seu empréstimo

Antes de decidir pela quitação do seu empréstimo consignado,entretanto, vale a pena avaliar os impactos desta decisão no seu planejamento financeiro. Verifique, por exemplo, se existe um valor disponível para quitação antecipada sem que haja impacto negativo em seu orçamento.

Vale verificar também se não existam outros empréstimos ou dívidas com juros maiores. Se este for o caso, pode valer a pena pagar aquela dívida mais cara em primeiro lugar.

Com todas estas respostas em mãos, siga os passos compartilhados no post de hoje. Os procedimentos são simples e podem ser concluídos em poucos dias úteis.

Para aprofundar o seu estudo no tema, confira o artigo que trata sobre o desconto dos juros para quitação de empréstimos. Se curtiu, compartilhe com os amigos!

Nos vemos em breve!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Comentários

  1. Marcio    

    Na quitação de um empréstimo consignado, são retirados 100% dos juros?
    Exemplo, peguei um empréstimo de R$ 7.107,67.
    O parcelamento ficou em 72x de R$ 245,75

    Já paguei 4 parcelas… se eu fosse quitar o restante hoje, TODOS os juros serão retirados?

    1. Alexandre    

      Fuz um empréstimo junto ao banco daycoval e resta apenas 15 parcelas de 361,92…
      Gostaria de saber quanto deveria ser à porcentagem para quitação. ?
      Pode me responder ?
      Obrigado…

  2. Alcemir Raposa Antunes    

    Boa pergunta Marcio, tenho a mesma dúvida.Sera que o portal André Bona poderia nos esclarecer essa dúvida?

    1. Mary sitadine camoagnoli    

      Estou tentando pagar um consiguinado e nao estou conseguindo porque a financeira nao consegue gerar o boleto pra eu pagar. Dizem que o INSS esta fora do ar.

  3. José Osmar Oliveira de Macedo    

    Quero quitar minha divida com o banco pam como faço?

    1. Nilzete    

      No empréstimo consignado do inss, antecipei parcelas com o banco, as quais não foram enviadas ao inss. Na portabilidade não
      foram consideradas o número de parcelas antecipadas e sim as descontadas pelo inss. É agora ? Me ajude por favor, obrigada

  4. Deizary Augusta Vidal    

    Gostaria de saber o vlr hoje para quitação do meu empréstimo .
    Vale de.65,00. Faltam 55 mensalidades.

    1. Washington Luiz dos Santos Maximiano    

      Tenho um empréstimo , vou fazer um refinanciamento , a agência que está fazendo falou que eu tenho que devolver 1.300.00 reais eles porquê eles vão adiantar as parcelas para mim só quê eu já tenho 12 parcelas pagas ele vai fazer a portabilidade do para min quer que eu devolva esse valor de 1300.00. Alegando que parou para mim outras parcelas , como devo agir para saber se é verdade .

  5. Thiago    

    Olá fiz, o pagamento antecipado de três contratos de empréstimo, no mês de janeiro, mas a financeira não quitou e o dinheiro ficou parado no sistema deles durante 3 meses, quando eu percebi, que de três contratos só 1 foi quitado, eu estou a dois meses, tentando pegar o dinheiro q sobrou de volta.
    Oq faço

    1. Miriam    

      Cuidado com golpe..nao tem q dar.dinheiro algum tanto pra adquirir novos
      emprestimos como portabilidade.

  6. Adriana rodrigues goncalves meira    

    Eu estou so depositando e nada do meu emprestimo mim pedira 499.99 pra liberacao do emprestimo o que eu faço.?

    1. Ana Santos    

      Isso pode ser golpe…
      Não se pede pagamento de taxas para liberação de empréstimos.

  7. Nair Soares Bezerra da Silva    

    Quero quitar meu empréstimo consignado foi feito pelo banco Bradesco hoje a minha conta é no banco do brasil quais os procedimentos para que eu possa quitar o meu empréstimo?

    1. Hilton Vargas    

      Olá, Nair Soares! A quitação antecipada (parcial ou total) através do Banco do Brasil pode ser feitoade duas formas: indo até sua agência e informando ao atendente o seu desejo em realizar a antecipação, ou ligando para o número 40034117 e escolhendo a opção 1 (soluções de crédito). Nesse período complicado de pandemia, sugiro que faça pelo telefone, pois o processo é simples e muito rápido, diferente de ir pessoalmente na agência, pegando filas enormes e se expondo ao risco de pegar o Covid-19.

      Obs.: Se optar pela quitação parcial, informe ao atendente que deseja pagar de “trás pra frente”, ou seja, as últimas parcelas, pois o desconto doa juros são bem maiores.

      1. Renata Cavalcante Da Silva    

        O Banco Bradesco é a pior instituição para solicitar portabilidade.Eles enrolam os clientes e não faz a portabilidade e guando solicitamos a quitação do empréstimo consignado eles não dão nenhum desconto.Pior Banco para ser cliente.

  8. Jéssica    

    Quero quitar meu empréstimo da Caixa, mas disseram que de 21mil que peguei para quitar devo pagar 24mil, pois devo pagar o seguro prestamista. Pelos meus cálculos eu deveria pagar 18 mil, sendo que já paguei 20 parcelas. Mas agora com esse seguro aumentou muito o valor. Sou obrigada a pagar tudo isso pelo Seguro?

    1. Luis    

      Estou com a mesma dúvida, alguém me ajude por favor

      1. Jessica Lunelli    

        Se vc conseguir ajuda me avisa aqui, porque ainda está estou com esse problema não resolvido!

  9. Jessica    

    Fiz a quitação completa do meu empréstimo. Porém faz 7 dias que ainda Consta esses empréstimos no INSS. Demora pra eles atualizar? Pois já já folha pagamento vira e eles desconta empréstimos que já foi pago

    1. Tainá    

      Boa noite, se eu pegar o empréstimo do Banco PAN, e eu parcelar mas se eu tiver o dinheiro e querer pagar o valor todo, mesmo assim vai me cobrar os juros?

  10. Angela Saraiva Reisdorfer    

    Paguei meu emprestimo consignado no dia 10/09/2020, hoje 25/09/2020, e o meu beneficio já foi agendado para dia,28, mas não veio integral, o INSS, devolve este valor?

    1. Djair Moyses de Souza    

      Estou na mesma situação, quitei meu consignado na caixa 10 dias é ainda consta no sistema meu inss.

      1. EUNICE    

        É possível ir adiantando as últimas parcelas de um consignado? Caixa econômica diz que devo pagar tudo de uma vez

  11. Gilvan Alves de Queiroz    

    A pergunta é :quitando a dívida à vista qual porcentagem o banco pode oferecer?

  12. Rodrigo    

    Segundo o BACEN, na resolução 4320/14, o pagamento realizado com o objetivo de amortizar ou liquidar empréstimos com taxas prefixadas, para efeito de cálculo, deve seguir a taxa prevista no momento do contrato.
    Ou seja, atualmente as instituições financeiras são obrigadas a abater os juros e encargos de forma proporcional em relação as parcelas a vencer.

  13. Marlene    

    Ao invés de antencipar as últimas parcelas, posso antecipar as primeiras pra não vir descontado na folha de pagamento?

  14. Fatima Aparecida Dornellas    

    Tenho um consignado no Itáu, parcelas de $260,00 em 60 meses. Devo 21 parcelas, quero quitar, o banco me mandou boleto no valor de $4.460,00, para 20 parcelas, não vejo vantagem, está certo esse valor?? Qdo comprei o colchão magnético no valor de $8500,00 o vendedor me disse que aos dois anos pagos viria um boleto no valor de $1.250,00, nunca chegou esse boleto.

  15. Renata Cavalcante Da Silva    

    Fiz a portabilidade de 2 empréstimo um do banco Bradesco e outro do banco Pan.A portabilidade foi para o banco Itaú. A parcela venceu dia 07/04 fiz s portabilidade dia 11/04 quitado assim A dívida com ambos bancos.Porem no dia 07/05 foi cobrado de ambos os bancos as parcelas novamente no meu benefício. Ou seja paguei 2 vezes e os bancos não querem me devolver.Como faço para receber??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *