Ter investimentos internacionais na carteira pode ser uma forma de diversificar e aumentar o seu potencial de rentabilidade no longo prazo. Se você tem interesse em investir em ações do Spotify, por exemplo, precisa conhecer mais sobre o BDR S1PO34.

Com esses certificados, o investidor não precisa realizar as negociações diretamente no exterior. Isso torna o processo muito mais simples e menos burocrático. Afinal, é possível utilizar alternativas negociadas na própria bolsa de valores do Brasil (B3).

Contudo, antes de investir, acompanhe este por e confira mais informações sobre o S1PO34. Assim, você pode tomar uma decisão de investimento embasada e alinhada às suas necessidades.

Vamos lá?

O que é BDR?

BDR é a sigla para brazilian depositary receipts, que pode ser traduzido como certificado de depósito de valores mobiliários. Eles permitem que os investidores brasileiros tenham acesso a ativos internacionais na própria B3.

Portanto, os certificados representam ativos negociados em outros países, como ações de empresas e ETFs (fundos de índice). No entanto, por se tratar de certificados lastreados nesses ativos, vale ressaltar que o investimento é feito de forma indireta.

Ademais, para que os certificados possam ser emitidos e negociados no Brasil, uma instituição depositária deve adquirir os ativos no seu país de origem. Depois, eles ficam depositados e bloqueados em uma conta em uma instituição financeira custodiante.

A depositária registra, então, um programa de distribuição de BDR junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Cumpridos todos os requisitos, os recibos podem ser emitidos e negociados com os investidores no pregão da B3.

O que é o S1PO34?

Como você viu, o BDR pode estar lastreado em ações de empresas negociadas em bolsas estrangeiras. É o caso do S1PO34, código que representa os certificados ligados aos papéis do Spotify Technology S.A.

A companhia está listada no setor de tecnologia e tem suas ações negociadas na bolsa norte-americana de Nova York (NYSE). Já o BDR S1PO34 passou a ser negociado no mercado brasileiro em 2018. Naquele ano, apenas investidores qualificados podiam investir nos certificados.

Ou seja, apenas quem tinha pelo menos R$ 1 milhão comprovadamente investidos ou possua certificados do mercado financeiro poderia acessar o ativo. Porém, em 2020, a CVM mudou as regras, permitindo que pequenos investidores pudessem investir em BDRs.

Quem é o Spotify e qual é a sua história no mercado?

Para aprender mais sobre o S1PO24, é preciso conhecer o Spotify. Essa é uma empresa com presença em diversos países, atuando no mercado de streaming de músicas e outras mídias. A plataforma possui milhões de usuários e disponibiliza aos seus assinantes músicas de diversos artistas e gêneros.

Além disso, o Spotify também oferece arquivos de vídeos e podcasts de diferentes temas. Os materiais disponíveis podem ser ouvidos em diversos dispositivos, como smartphones, tablets ou computadores.

Não é necessário ser um assinante para ter acesso aos arquivos audiovisuais. No entanto, quem paga a mensalidade possui alguns recursos exclusivos, como a ausência de propagandas entre as músicas.

É possível criar playlists com suas músicas favoritas, além de fazer pesquisas com base em gêneros, discos, álbuns ou artistas, por exemplo.

História da companhia

O Spotify teve início em abril de 2006, em Estocolmo, na Suécia. Os fundadores foram os empresários Daniel Ek e Martin Lorentzon. No entanto, a plataforma foi lançada oficialmente apenas em outubro de 2008.

Em pouco tempo, o Spotify ganhou destaque no mercado e começou o processo de expansão da marca. Em 2009, a plataforma chegou ao Reino Unido e, dois anos depois, aos Estados Unidos. Desde então, a companhia segue expandindo os seus serviços para outros países, incluindo o Brasil.

Já em 2018, o Spotify concluiu a listagem direta de suas ações ordinárias na bolsa norte-americana. Com isso, teve início um importante período de expansão e aquisições. Entre elas, estão uma empresa de software, um estúdio e uma produtora independente de conteúdo de podcast.

Alguns pontos relevantes sobre o negócio é que ele tem presença internacional e conta com receita recorrente de assinaturas. Seus principais riscos estão relacionados à segurança dos dados dos usuários e a leis, regulamentos e propriedade intelectual.

Ainda, a plataforma é dependente de serviços de terceiros para armazenamento de músicas e podcasts disponibilizados ao público.

Quando vale a pena investir em BDRs?

Agora você sabe que os BDRs podem ser uma alternativa para quem tem interesse em investimentos internacionais. Contudo, antes de investir nos certificados, é importante aprender como eles funcionam.

Depois, é necessário avaliar seu perfil de investidor e seus objetivos. Os certificados são negociados na bolsa de valores e estão expostos à volatilidade do mercado. Por esse motivo, os investidores precisam ter maior tolerância ao risco.

Nesse sentido, para mitigar os riscos, é comum que o investimento seja feito com foco no longo prazo. Por isso, vale se planejar financeiramente antes de começar a fazer os aportes.

Outro cuidado essencial é considerar a sua estratégia de investimento e a composição do seu portfólio. Se a meta é ter exposição internacional, os certificados podem ser alternativas que atendem a essa necessidade.

Como investir em BDRs?

Caso você tenha interesse em adquirir BDRs, por exemplo, para ter um investimento indireto em ações do Spotify, é preciso aprender como fazer o aporte. Para isso, o primeiro passo é abrir conta em um banco de investimentos. Isso permite que você tenha acesso ao home broker da instituição.

Assim, é possível acessar a bolsa de valores para começar a negociar os certificados. O próximo passo é acessar a plataforma e buscar pelo ticker do BDR desejado — como o S1PO34. Aproveite para conferir as informações sobre o ativo, como a cotação do dia.

Por fim, basta enviar uma ordem de compra. Quando a operação for liquidada após o prazo da B3, os certificados estarão disponíveis na sua carteira de investimentos e você poderá aproveitar os resultados da companhia.

Com essas informações, você pode estudar mais sobre BDRs e sobre a empresa Spotify para entender se vale a pena investir em S1PO34. Contudo, lembre-se de considerar alternativas alinhadas ao seu perfil de investidor e objetivos financeiros ao compor a sua carteira.

Quer investir em BDRs e em outras alternativas? Abra a sua conta no BTG Pactual digital e acesse os diferenciais do maior banco de investimentos da América Latina!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *