4 minutes

Um contrato de aluguel envolve inúmeros detalhes que merecem atenção. A comprovação de renda suficiente para pagar aluguel e as taxas em dia está entre estes detalhes. Contudo, além de comprovar seus rendimentos, o locatário precisa apresentar uma garantia para ser utilizada em casos de inadimplência.

É muito comum que essa garantia seja um valor caução ou a indicação de um fiador — uma pessoa que se comprometa com a dívida que o inquilino não pagar. Existe, ainda, uma alternativa a esses dois tipos: o seguro fiança.

Que tal saber mais sobre ele? Continue a leitura para entender o que é e como funciona o seguro fiança!

O que é seguro fiança?

O seguro fiança é uma garantia contratada pelo locatário para dar segurança ao proprietário do imóvel. Dessa forma, ele substitui outros tipos de garantia, como o caução ou o fiador.

A vigência do seguro depende de cada contrato. Ele pode durar por todo o período de locação mas, normalmente, é preciso renová-lo depois de determinado tempo.

O funcionamento dele é semelhante a outros tipos de seguro (de veículos ou residenciais, por exemplo). O diferencial, nesse caso, é que, embora seja o inquilino a contratar o seguro, é o proprietário do imóvel que fica como segurado. Assim, ele é quem recebe as indenizações correspondentes à apólice.

A cobertura comum para esse tipo de seguro está relacionada ao valor do aluguel e às taxas referentes a ele (como a de condomínio, por exemplo, e IPTU). Além disso, podem ser inseridas na apólice coberturas adicionais para impostos, contas de água ou luz, taxas jurídicas em ações de despejo, etc.

Como funciona o seguro fiança?

O valor a ser pago pelo seguro fiança depende das taxas oferecidas por cada seguradora e também da cobertura escolhida. Normalmente, quem toma as decisões acerca da cobertura é o proprietário do imóvel — que, então, apresenta a proposta para a imobiliária e os possíveis inquilinos.

Dependendo das escolhas, o valor costuma ficar em um intervalo de uma a duas vezes o preço do aluguel mensal. Em algumas seguradoras, é possível parcelar o valor total a ser pago (de acordo com o número de meses de duração do contrato de aluguel ou a cada 12 meses).

A utilização do seguro é solicitada pelo proprietário do imóvel quando necessário. Funciona da seguinte forma: ele entra em contato com a seguradora depois de identificar um atraso no pagamento do aluguel.

Se for o caso, a companhia o indenizará, pagando o valor atrasado e as possíveis parcelas seguintes que também não sejam pagas pelo locatário. Se a situação não for regularizada, pode ser preciso realizar uma ação de despejo.

Para quem o seguro fiança é indicado?

O seguro fiança pode ser utilizado para cobrir alocação de diversos imóveis — sejam eles residenciais ou comerciais. Existem algumas situações para as quais esse serviço não se aplica. É o caso de proprietários de espaços alugados para estacionamentos, hotéis e similares.

Ele é indicado para locadores que busquem uma tranquilidade a mais em relação ao risco de inadimplência em seus imóveis. O seguro também é uma boa indicação para locatários, pois substitui a necessidade de oferecer um caução ou de procurar alguém para ser seu fiador no aluguel do imóvel.

Além da cobertura básica com o valor do aluguel e algumas taxas referentes ao imóvel, o prêmio da apólice de um seguro fiança também pode ser usado para cobrir eventuais danos que o locatário tenha causado ao local.

E algumas seguradoras oferecem também benefícios extras, tais como assistência 24 horas em serviços de reparos ou chaveiro.

Existem ainda outros serviços que podem ser ofertados no momento de fechar o contrato. Por exemplo, dá para cuidar dos bens que estão dentro do imóvel alugado, mesmo que eles estejam fixos na parede de forma definitiva, que é caso de móveis planejados. Se algo acontecer, pode contar com a seguradora.

Quais são as vantagens do seguro fiança?

O principal benefício desse serviço para o locatário é a dispensa em relação ao fiador. Afinal, esse costuma ser um empecilho relevante na hora de alugar um imóvel, já que pedir para que outra pessoa se responsabilize pelo risco de inadimplência é algo constrangedor em muitos casos.

Em relação a outro tipo de garantia muito utilizada — o caução — esse seguro costuma ser mais barato no curto prazo e ter o pagamento facilitado. Isso porque, normalmente, os locadores ou imobiliárias solicitam um caução no valor de 3 aluguéis.

Como essa quantia de três meses precisa ser disponibilizada integralmente logo na assinatura do contrato, muitas vezes, acaba dificultando a vida do locatário. Então, o seguro é algo vantajoso porque tem um valor menor e permite o parcelamento.

O proprietário do imóvel, por outro lado, também usufrui de várias vantagens ao fazer uso desse serviço. A segurança em relação a pagamento é um dos maiores benefícios, pois tudo é tratado com a seguradora e se resolve de maneira muito mais rápida.

Outro aspecto positivo para o locador é que a diminuição da burocracia torna um aluguel mais rápido, evitando que o imóvel fique muito tempo parado sem gerar renda.

Quais são as desvantagens?

O seguro fiança apresenta algumas desvantagens para o locatário. Uma delas é que o valor pago pela contratação da apólice não é devolvido — diferente, por exemplo, do caução. A razão disso é que a contratação do seguro funciona como se a seguradora ocupasse o papel de fiador no contrato de aluguel

Outro ponto negativo nessa opção é que a seguradora pode não aprovar os documentos do inquilino, dependendo da análise feita pela empresa. Assim como acontece com imobiliárias, as empresas de seguro também realizam uma avaliação da renda, o que pode ser um revés para autônomos.

Além disso, é importante que o locatário atente que nem sempre o seguro vai cobrir todo o contrato de aluguel. A cada período estabelecido pela seguradora, será preciso renovar o serviço. Ou seja, fazer o pagamento da apólice novamente para continuar com a cobertura.

Como contratar esse seguro?

Quando o proprietário e o locatário do imóvel fazem a opção pelo seguro fiança, basta entregar os documentos necessários para a contratação do serviço com a seguradora. Em geral, a documentação solicitada ao inquilino costuma incluir:

  • Carteira de identidade e CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Cópia da declaração de imposto de renda;
  • Comprovação de endereço.

Agora você sabe o que é e como funciona o seguro fiança. Assim, pode analisar se essa é uma boa alternativa para os seus contratos de aluguel. Lembre-se de avaliar as vantagens e desvantagens de acordo com o que as suas possibilidades e interesses.

Quer ler mais sobre aluguel de imóveis? Veja por que vale a pena continuar alugando!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

48 Comentários

    • O site traz informações conceituais para ajudar na compreensão, mas não prestamos serviços de atendimento individualizado. Os comentários servem para que os leitores comentem e troquem ideias entre si. Obrigado pela visita.

  1. Nadir Pinon Martinez Costa on

    Por favor gostaria muito de obter essa resposta, pois tenho dúvidas se é correto. Apesar de ter mencionado em contrato.

  2. Boa tarde!
    Por favor me esclareça. Eu aluguei um imóvel e de inico do contrato em novembro/2020 cobrei um mês de adiantamento/Fiança.
    Agora em dezembro estou reajustando o valor do aluguel, solicitei também pagar a diferença para complementar a fianca para ficar no valor atual do aluguel. Esse adiantamento fianca o inquilino não pagará o aluguel no último mês de locação desde que esteja em dias com os pagamentos.
    Todas as vezes que o aluguel for reajustado a fianca deverá ser complementada também, para ficar a fianca em valor atualizado do aluguel.
    Essa prática está correta?

    Atenciosamente

  3. pode administradora cobrar o seguro fiança em cima de um novo aluguel ( aumento de Aluguel 12 meses ) , mas o inquilino fez acordo com proprietário e o aumento foi menor.

    A taxa do seguro deveria ser cobrado em cima do novo aumento da administradora ou a do acordo com o proprietário.

  4. Sandra Santos de Jesus on

    Estou querendo alugar uma casa ???? mas não sei como fazer o seguro fiança o proprietário que três meses sei eu não tive o seguro o valor da casa e de 1.600 reais

  5. oi boa noite meu irmão tinha o seguro fiança locaticia e agora ele morreu
    quanto tempo minha cunhada tem pra ficar na casa
    por que ela não esta pagando o aluguel

  6. boa noite eu aluguei uma casa com seguro fiança estou a um mês na casa ,,so que nao vou conseguir ficar estou desesperado porque não sei o que vai acontecer

  7. Boa Tarde!
    Sou inquilino de um imóvel com um contrato de 3 anos, e o seguro era renovado anualmente. Agora estou renovando por mais 3 anos e estão querendo que fazer o seguro para 3 anos tbm, mas o valor fica muito pesado para pagar de uma vez só. Não pode ter renovação anual? tem que ser pelo período do contrato?
    Obrigado!

  8. Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Eu loquei um imóvel no mês de novembro do ano passado, porem com esse período difícil que estamos passando nesse início de ano como sou autônomo acabei ficando sem trabalho e então acionei a seguradora e a imobiliária e fiz a devolução do imóvel explicando de fato oque aconteceu. Quando fiz a locação do imóvel utilizei o seguro fiança utilizando o cartão de crédito no nome de outro titular, por conta de não ter um em meu nome. Resumindo eu o único titular do contrato e gostaria de saber se caso a dívida com a seguradora não seja quitada a tempo (deram o prazo de 17 dias), se essa dívida pode acabar sendo cobrado do titular do cartão de crédito utilizando no processo.

    • Sandro;

      Voce está falando de duas coisas diferentes:
      1) Pagamento do Prêmio do seguro que pelo que voce informou foi pago através do cartão de outra pessoa, nesse caso enquanto o seguro estiver ativo continuará sendo cobrado no cartão dela.
      2) Pagamento do Aluguel e encargos, nesse caso não será cobrado nada do cartão de crédito da terceira pessoa, tudo que a seguradora pagar para o locador é de sua responsabilidade e sera cobrado de voce.

  9. Li todas as peguntas e todas as respostas. Observei que todas as respostas são genéricas para todas as perguntas. Ou seja, não esclarece absolutamente NADA.

  10. Boa tarde aluguei uma casa no valor de 1.150 no seguro fiança da Porto seguro
    Fiz um contrato de 3 anos quando entrei feio uma proposta pra fazer o seguro fiança no valor de 3.800 como ia pagar a vista ganhei um desconto paguei 3.000
    Passou 1 ano de contrato a imobiliária me manda um boleto com o aluguel no calor de 1.400

    Entrei em contato com a imobiliária eles falaram q o q eu paguei era referente a 1 ano de contrato
    Agora tenho q pagar mais 4.000 de seguro fiança
    Sendo 17x 240 queria saber se está certo esse absurdo a seguradora não faz nada e recebe tudo isso

  11. Boas noite tenho uma dívida paguei a fianca do aluguel no dia 12 eu mi mudei no dia 14 pago sempre antes e vou sair da casa tenho quantos dias depois que a fianca morre mi informe por favor

  12. Boa noite. Eu fiz um contrato com uma imobiliária que me cobrou 4.896 dividido em 10 vezes em seguro fiança e ainda 6% no aluguel e encargos, eu acabei assinando esse documento.
    Estou um mês no imóvel e quero devolvê-lo. Posso devolver sem ter que continuar pagando esse seguro fiança?

    • Bom Dia! Eu paguei a fiança, o aluguel não tá atrasado, mais preciso sair da casa. Eu saindo no outro mês, eu preciso pagar? Quais vantagens eu tenho? Por favor me respondam. Me ajudem.

  13. Bom dia.
    Estou com aluguel atrasado, está indo para o segundo já. A imobiliária disse q vai entrar com ação e agr vou ter que resolver com a Porto. Oq acontece agr ? Pensei q a seguradora cobrisse já que sempre paguei em dia. Obrigada

    • Adriana, o caminho normal é você negociar os valores devidos junto à Porto. Converse com a seguradora para avaliar as melhores alternativas para você.
      Boa sorte!

  14. Paguei 2 anos de seguro fiança, ao sair da casa acreditei que o seguro iria cobrir os danos, hoje a seguradora colocou meu nome no SPC serasa. Está correto ?

    • Pessoal, seguro fiança não é poupança! Beneficia o inquilino quando não possui fiador e o proprietário quanto aos danos ou atrasos, mas óbvio que a função do seguro é o de cobrir o prejuízo do proprietário de imediato e cobrar o inquilino, seja através de um acordo ou judicialmente. Se vc deixar de pagar aluguel ou não arrumar o estrago que fez, algum dia vai ter que pagar, não tenham dúvidas quanto a isso. Outra opção é i dicar um fiador que tenha algum bem, nesse caso o pobre inocente do fiador pode perder a própria casa por consequência dos seus atos de não pagar! Simples assim… Espero ter sido didático!!!

  15. Boa noite atrasados o aluguel 1 mês e a imobiliária mandou logo pra á Seguradora sendo que pedimos o boleto e não mandaram esperaram dar 3 meses pra poder mandar e virou uma bola de neve mandaram um contrato de parcelamento e tão obrigando nos assinar c não eles não vão mandar o boleto
    Sendo que atrasou o aluguel de junho e queríamos o boleto de julho e junho que nós podemos fazer sobre isso

  16. Olá, boa noite!
    Há um número determinado de parcelas atrasadas, na qual a imobiliária ou a financeira são obrigadas a entrar em contato com o inquilino?

    • Tenho um imóvel locado, os inquilinos tem seguro fiança, abandonaram o imóvel e deixaram luz cortada, água, a imobiliária acionou o seguro fiança, alguém sabe quanto tempo demora pra a seguradora dar uma resposta?

  17. Olá, tenho uma dúvida quanto a utilização do Seguro Fiança. Minha irmã tem um imóvel locado, sendo o vencimento no 5° dia útil, porém até hoje a inquilina não pagou o aluguel. Resumindo, fiz do mês, próximo de vencer mais um aluguel. A imobiliária, por sua vez, está inerte. A inquilina no ato do contrato optou pelo Seguro Fiança. Visto que, agora em Junho ela já não pagou o aluguel referente a maio, minha irmã já poderia solicitar que o seguro fiança seja utilizado? Como ela deve proceder?
    Desde já agradeço a atenção!

    • Olá, Boa noite.
      Tenho um contrato de aluguel residencial e estou em.duvida como funciona o preenchimento do recibo do pagamento do aluguel e quando se usa a fiança.
      Meu contrato se iniciou em agosto de 2019 e vai até agosto de 2020, no ato da assinatura do contrato paguei a fiança, equivalente a antecipação de um mês de aluguel. Em.setembro paguei o aluguel na data e assim por diante até hoje. Minha grande dúvida é: o recibo é preenchido informando o período de 30 dias anterior ou posterior? E a fiança quando uso? Tipo dia 10 de julho paguei o aluguel, ele corresponde ao período de 10/06 A 10/07 ou 10/07 a 10/08

  18. Bom dia eu fiz no início do contrato os 3 mesese de depósito e paguei todos os aluguéis em dia ao sair esse valor não é devolvido?

    • Sim, e com juros. Ou pode ser convertido em meses que pode morar somente pagando o condomínio, luz, água, etc, pois o aluguel já foi pago antecipadamente.

      • Cristiane freitas on

        Faz 3 meses que pago o seguro fiança , mas devido a pandemia estou com dificuldadrs de pagar o aluguel. Sendo assim a porto seguro cpm apenas 3 meses que pago o seguro a seguradora poderá arcarcom um aluguel pra mim até me estabilizar?

    • Boa tarde! Aluguei um imóvel e dei um caução de três vezes o valor do aluguel. Na época a imobiliária se recusou a me fornecer comprovante. Só depois de três meses que me deram e está escrito seguro fiança. Ela pode fazer isso? Morei três anos e sempre paguei o aluguel em dia. Saí antes do vencimento e estão me cobrando aluguel e pintura.

  19. Gilda Maria do Nascimento on

    Boa tarde,
    Meu contrato de locação residencial é anual (Inicio 10/05/18), e o seguro fiança tbm.
    Em 2019, fizemos a renovação de ambos com seus devidos reajustes.
    A imobiliária esta informando que o contrato do seguro fiança foi alterado para 30 meses (sem comunicação previa), e terei que pagar o reajuste (dividido em em 4 parcelas – período de 27/05/20 á 27/11/20).
    Fiquei confusa,
    A vigência do seguro fiança é o mesma da locação, no meu caso 12 meses??
    Sou obrigada a renovar com esta seguradora indicada pela imobiliária??
    Como devo proceder?

    • Gilda, acho que você não entendeu. Você quer que o proprietário pague a taxa do seguro para você morar tranquila no imóvel? Essa taxa é a divisão do valor do seguro que você acertou ao entrar no imóvel, dividida em parcelas que você deve pagar. O proprietário tem essa segurança. Imagina o proprietário fazer o seguro do imóvel para ter segurança de que receberá em dia e ele mesmo ague essa parcela/taxa… Aí fica muito fácil. É uma questão de entendimento. Você ainda não entendeu. Sugiro que leia novamente sobre seguro de locação.

  20. Estou com 3 meses de aluguel atrasado e devido a minha situação financeira atual não tenho como pagar. Tem seguro fiança e a seguradora me ligou propondo q eu desculpe o imóvel e pague a ela o q devo. Disse tb q está pagando o seguro à proprietária. Tenho q pagar o q devo de aluguel para a seguradora?

    • Olá, Vera.
      Você precisa verificar junto à seguradora as alternativas que possui para solucionar a situação da melhor maneira possível. Acredito que, seja qual for o caso, o aluguel atrasado precisará ser quitado em algum momento.

      Boa sorte!

      • Ola boa noite! Estou com 2 aluguéis atrasados, tínhamos feito um acordo com o proprietário e estavamos com 30 % de desconto do aluguel( para pagar futuramente) Estavam adicionando a porto seguro e conseguimos o dinheiro para pagar. So que agora a administradora quer tirar os 30% e ainda cobrar 10 % de multa. Não temos esse dinheiro. Pode Me orientar o que fazer? Se a porto seguro pagar e mais fácil negociar? Ou não? Obrigada

        • Boas noite tenho uma dívida paguei a fianca do aluguel no dia 12 eu mi mudei no dia 14 pago sempre antes e vou sair da casa tenho quantos dias depois que a fianca morre mi informe por favor

      • Não entendo a lógica em, como locatário que paga em dia, pagar uma taxa para garantir que pago meu aluguel em dia. E ainda, caso não pague, a taxa que paguei não cubra os atrasos e eu tenha que entrar em acordo para fazer o pagamento. Quem deveria pagar esse seguro é o próprio locador, que ficará tranquilo quanto aos pagamentos, assim como o proprietário de um carro fica na eventualidade de um acidente.

  21. Bom dia.
    Paga seguro fiança da Porto. O mesmo esta em dia.
    Acabei por acumular dois alugueis não pagos.
    A imobiliária disse que vai acionar a Porto.
    O que acontece a partir de agora ?
    O brigado

    • José, agradecemos seu comentário.
      Verifique junto à seguradora quais procedimentos a serem adotados a partir de agora. Geralmente, o acionamento leva à uma negociação junto à seguradora para pagamento dos valores devidos.

      Abraço!

      • Helenise Monteiro on

        A imobiliária me apresentou um seguro no valor de 8 mil e900 reais. O aluguel é de 1550,00. Fiquei espantada com o valor e desisti do imóvel. Isso foi correto?

        • Cristiane Kiyoko Asada on

          Gostaria de locar um imóvel no valor de r$ 1250 de aluguel, qual seria o valor do seguro fiança nesse caso? Qual seria o período de cobertura? E como esse valor seria pago, eu teria restituição deste valor no final do contrato? Qual a vantagem da seguradora ao fazer esse contrato?

  22. Bom dia, moramos de aluguel a 2 anos e meio com seguro fiança pago certinho, mas agora devido a situação que estamos passando vou ficar com dificuldades de arcar com as contas devido a empresa estar fechada e colocaram nós de férias e com pagamento apenas dia 30/04, se eu não pagar o que ocorre conosco?

Leave A Reply