Você já deve conhecer ou ao menos ter ouvido falar do Skype, ferramenta da Microsoft utilizada para a comunicação entre pessoas conectadas em qualquer lugar do mundo através de ligações e videochamadas. Mas essa ferramenta também pode ser muito útil para qualquer empresa, seja no contato com os clientes ou para facilitar a integração entre os funcionários.

Sabendo do seu próprio potencial empresarial, a plataforma lançou uma versão especial para negócios chamada Skype for Business, e que traz ainda mais opções diferenciadas para que as organizações possam combinar comunicação e mobilidade em um mesmo serviço.

Assim, há algumas diferenças em usar o Skype ou o Skype for Business, embora as duas plataformas possam ser utilizadas por empresas distintas.

Continue acompanhando nosso artigo para entender um pouco mais sobre como essa ferramenta contribui para o dia a dia do seu negócio e descubra qual a melhor opção de plataforma de acordo com as características da sua empresa.

Como o Skype pode ajudar uma empresa?

Lançado em 2003 e comprado pela Microsoft em 2011, o Skype começou a ser usado para a troca de mensagens instantâneas, chats de vídeo e chamadas de voz entre amigos e familiares em todo o mundo. Mas, em pouco tempo, muitas empresas perceberam que poderiam utilizar a ferramenta dentro dos seus negócios para atender a diversas necessidades como videoconferências, teleconferências e outras formas de comunicação e colaboração à distância.

Como ferramenta para empresas, o Skype possibilita novos modelos de trabalho baseados na mobilidade, já que permite aos funcionários de uma mesma companhia estarem em lugares distintos e ainda encontrando-se através das videochamadas.

Além disso, a mesma ideia pode ser estendida ao desenvolvimento dos negócios, já que o Skype facilita também o contato com clientes de diferentes lugares sem que os mesmos precisem se deslocar até a empresa, ou vice-versa.

É claro que além da facilidade em relação às conexões, o Skype acaba proporcionando uma clara economia nas finanças das empresas que adotam a ferramenta em suas rotinas de trabalho, especialmente quanto aos gastos ligados à mobilidade.

Algumas companhias, porém, ficam em dúvida sobre quando e se é necessário atualizar essa solução de telecomunicação para uma ferramenta projetada especificamente para as necessidades de sua empresa. Papel desempenhado pelo Skype for Business.

O Skype for Business

Em abril de 2015, a Microsoft reformulou sua então ferramenta de comunicação de escritório, o Lync, para o Skype for Business. A mudança foi pensada para oferecer às empresas uma plataforma mais completa que a versão comum, com opções que atendem empresas de grande porte através de uma solução corporativa de comunicações unificadas e com uma interface amigável integrada.

O Skype for Business fornece todos os recursos que o Skype também oferece, mas permite algumas vantagens sobre esses serviços, como a participação de até 250 usuários de forma funcional em uma reunião, e até 10 mil pessoas em broadcast.

A ferramenta também possibilita que as empresas registrem suas reuniões, além de disponibilizar níveis mais complexos de apresentações, incluindo o uso de salas de conferência com câmeras de vídeo e monitores, bem como o whiteboard online.

Outro recurso extra do Skype for Business é que ele se integra a todos os aplicativos do ecossistema do Office 365, possibilitando o uso de serviços como o PowerPoint nas videoconferências. Diversos outros aplicativos de terceiros também contam com essa integração, facilitando ainda mais o envio de arquivos, emails, etc.

Vale ressaltar ainda que, embora apresente as mesmas ferramentas de comunicação que o Skype comum, a funcionalidade dos equipamentos dedicados ao áudio e às videoconferências presentes no Skype for Business proporcionam uma experiência mais rica para o usuário.

Por fim, a modalidade empresarial do Skype também se destaca em segurança. Sua criptografia robusta ajuda a manter a comunicação de cada empresa que o utiliza segura e protegida.

Como obter o Skype for Business?

Diferente do Skype, que é gratuito para chamadas e videoconferências com outros usuários da plataforma, o Skype for Business tem um preço. O serviço tem uma taxa nominal de US$ 2,00 por mês por usuário que o utiliza como um produto individual.

Sendo assim, a empresa paga US$ 2,00 vezes o número de cada funcionário que usa o serviço de forma individual. Por isso, o que a maioria das companhias faz é optar por usar o Skype for Business como parte do plano de assinatura do pacote Office 365.

O Skype for Business está disponível para download assim como a versão padrão do programa, tanto para computadores com os sistemas Windows quanto para macOS. Também é possível fazer o download em smartphones com sistema operacional Android, iOS e Windows 10 Mobile.

Skype ou Skype for Business para a minha empresa?

Como dito, o Skype permite que os usuários se comuniquem com outros usuários em qualquer lugar do mundo, de forma gratuita, por meio de mensagens instantâneas, mensagens de voz, videochamadas, compartilhamento de tela e teleconferências para até 25 pessoas.

Por essas características, a própria Microsoft recomenda que o Skype comum seja utilizado em empresas menores, como pequenas organizações ou startups. Para essas empresas, o Skype permite a comunicação direta entre equipes e clientes gratuitamente ou com um custo muito pequeno para chamadas feitas em telefones fixos através de um crédito adicionado.

O Skype for Business, por sua vez, é mais indicado para grandes empresas. Com a assinatura do mesmo pelo Office 365, o serviço permite que muitos funcionários possam utilizar as ferramentas para gerar uma comunicação de forma eficaz em toda a empresa.

Além de não possuir anúncios, o Skype for Business também permite que as reuniões hospedadas sejam bem maiores que as do Skype. Por isso é mais vantajoso para empresas de grande porte.

Ainda assim, nada impede que pequenas empresas assinem o Skype for Business, caso seja de interesse da companhia. O importante é conhecer as características de cada serviço e avaliar quais são os objetivos que a sua empresa procura alcançar com o uso do Skype comum ou de sua versão empresarial.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receba com exclusividade em seu email outros materiais sobre finanças e investimentos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *