Está pensando em conquistar uma nova qualificação de nível superior mas não sabe ao certo qual opção escolher? Realmente não é uma tarefa fácil, principalmente pela existência de modalidades diferentes. Ao iniciar em uma graduação, você tem 3 caminhos a seguir: cursos do tipo tecnólogo, bacharel e licenciatura.
Apesar das três opções oferecerem o mesmo certificado de nível superior, bem como os seus direitos – possibilidade de realizar pós-graduação, prestar concursos de níveis superiores e atuar como profissional graduado nos órgãos e conselhos, há algumas diferenças entre os cursos de tecnólogo, bacharel e licenciatura que devem ser consideradas.
Acompanhe o conteúdo de hoje e conheça, em detalhe, como funciona cada uma das modalidades de ensino superior e escolha a que mais atende suas necessidades.
Boa leitura!
Cursos superiores de tecnologia, os tecnólogos
Os cursos superiores de tecnologia, conhecidos popularmente como tecnólogos, têm de destacado entre a preferência dos brasileiros. Além da duração ser menor do que nos cursos tradicionais – 2 anos, a cartela de cursos tecnólogos a distância cresce a cada dia. E, de fatos, os cursos EAD são muito procurados.
Mesmo apresentando grades bem completas, os cursos tecnólogos possuem um direcionamento focado na prática profissional. Em outras palavras, trata-se de uma formação superior, mas focada em ações práticas e específicas.
Esta modalidade também se torna interessante para candidatos que já possuem clareza quanto a área de atuação. Afinal, cada área possui dezenas de opções em cursos tecnólogos.
Um exemplo bem claro: se você tem certeza que deseja se formar e cursos da área de Administração, Gestão Empresarial, Gestão Financeira, Logística e Processos Gerenciais são caminhos possíveis.
O mesmo vale para a área de Beleza e Bem-Estar. Você pode optar por cursos superiores tecnólogos em Estética e Cosmética, Visagismo, Tecnologia Oftálmica ou Sistema Biomédica, por exemplo.
Os tecnólogos são indicados para profissionais que já atuam na área e deseja obter competências específicas ou, ainda, quem busca formação profissional com nível superior para alocar-se rapidamente no mercado de trabalho.
Cursos superiores bacharelados
Os cursos superiores bacharelados são os mais tradicionais. Ao final da graduação, o universitário é graduado com o título de Bacharel em determinada área. Diferente dos tecnólogos, a formação dos bacharéis leva em média entre 4 e 6 anos, dependendo do curso e da faculdade.
Os cursos de nível bacharelado possibilitam uma formação completa do estudante. Ou seja, além das áreas mais práticas, que podem ser vivenciadas em estágios supervisionados, por exemplo, os cursos são voltados para disciplinas teóricas, porém, mais generalizadas.
Profissionais com título de bacharel podem atuar em inúmeras áreas. Para você saber: uma pessoa que se forma em Administração, caso deseje, poderá atuar em departamentos de Finanças, Marketing, Economia, Recursos Humanos, dentre outros.
Ao final da graduação, se o estudante quiser definir uma área específica de atuação, poderá realizar uma pós-graduação ou MBA em eixos específicos. Bachareis que desejam ministrar aulas no ensino superior – não é permitido na educação básica – devem optar por uma pós-graduação lato sensu.
Assim como os cursos tecnólogos, há uma vasta opção de cursos de graduação bacharelados, seja presencial, seja EAD.
Cursos superiores de licenciatura
Por fim, os cursos superiores de licenciaturas formam profissionais que desejam lecionar. Ou seja, dar aulas para turmas do ensino fundamental e médio.
Além dos componentes teóricos e práticos relacionados a área de atuação escolhida, os cursos de licenciatura oferecem disciplinas que abrangem os aspectos pedagógicos, extremamente importantes para o preparo de aulas, relação com alunos e professores no ambiente escolar, dentre outros tópicos pertinentes a área da Educação.
Usualmente, a duração dos cursos de licenciatura é de 3 anos. No entanto, algumas faculdades disponibilizam grades curriculares maiores, estendendo os cursos para até 4 anos.
Letras, História, Matemática, Química, Física, Geografia, Educação Física e Ciências Biológicas são algumas opções de cursos de licenciatura que você pode estudar.
Tecnólogo, bacharel e licenciatura: como escolher o melhor curso?
Mesmo sendo três opções bem distintas, principalmente no que se refere ao direcionamento dos conteúdos e tempo de formação, basta definir alguns pontos simples sobre sua carreira que ficará fácil escolher entre tecnólogo, bacharel e licenciatura.
A primeira reflexão a ser feita, que já elimina duas opções, é se você tem o sonho de lecionar no ensino fundamental e médio. Se este for o desejo, obrigatoriamente você deve recorrer aos cursos superiores de licenciatura. As características e diferença entre bacharelado e licenciatura definem essa escolha.
Por outro lado, se você pretende lecionar em faculdades ou deseja construir uma carreira de sucesso em determinada área, seja no âmbito corporativo, de saúde ou artes, os cursos bacharelados são o caminho mais viável.
Lembre-se que os cursos de graduação oferecem uma ampla formação e possibilitam muitas áreas de atuação – também considerada a grande diferença entre tecnólogo e bacharel.
Agora, se o seu intuito é conquistar o diploma de ensino superior em um período reduzido e torna-se qualificado especificamente em uma determinada área de atuação, os cursos do eixo tecnológica são a escolha mais acertada.
Deve-se considerar também a rápida resposta do mercado de trabalho aos profissionais tecnólogos – já que este grupo constrói, durante a faculdade, uma boa bagagem técnica e prática.
Quais os cursos superiores mais procurados em cada modalidade?
Veja a seguir 5 dos cursos mais buscados entre as graduações do tipo tecnólogo, bacharel e licenciatura:
- Bacharelados: Direito, Medicina, Administração, Engenharia Civil e Enfermagem
- Licenciaturas: Pedagogia, Educação Física, Ciências Biológicas, História e Matemática
- Tecnólogos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Gestão Ambiental e Gastronomia
Agora que você já sabe as diferenças entre tecnólogo, bacharel e licenciatura e quais as reflexões que devem ser feitas ao escolher o seu curso, tenha em mente uma coisa: independente do curso de graduação que você irá escolher, todos eles lhe dão direito ao diploma de ensino superior.
Outro mito é que as empresas não valorizam formações tecnológicas, ao considerarem os eixos tecnólogo, bacharel e licenciatura. Pelo contrário, as competências abordadas nos cursos de curta duração, como são voltadas para a prática profissional, são muito bem vistas pelos contratantes!
E então, gostou do artigo? Já decidiu se você vai cursar uma graduação no modo tecnólogo, bacharel e licenciatura? Deixe seu comentário e nos conte sobre sua escolha!
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!