Fazer ou não uma graduação, eis uma questão a ser discutida. Os motivos para fazer faculdade nós escutamos desde muito cedo, quando nossos pais diziam algo do tipo: “você precisa estudar para conseguir um bom emprego”.

Crescemos em uma sociedade que enxerga no ensino superior uma possibilidade de mudar de vida. Afinal, todo mundo conhece alguém que tem o desejo de se formar em uma área e sonha em ser bem sucedido na carreira, não é mesmo? Inclusive, aposto que até você, que lê este artigo, já teve esse sonho.

Mas será que cursar a faculdade vale mesmo a pena? Apesar de tudo o que falam de bom sobre ter um diploma, há aqueles que não acreditam que o ensino superior faça milagres.

Você está no grupo de pessoas que tem essa dúvida? Então leia o artigo e confira 10 motivos para fazer faculdade que podem lhe ajudar a superar suas objeções! Acompanhe!

1. Possibilidade de se especializar no que você gosta

Quem se forma no ensino médio geralmente arruma empregos que exigem esse nível de conhecimento. O trabalhador ganha experiência e aprende com a atividade que desempenha diariamente e estuda por conta ou recebe treinamentos na empresa, se for empregado.

Contudo, se quiser trabalhar em algo que gosta, mas que exige ensino especializado, essa não é uma possibilidade.

Quem faz faculdade tem a oportunidade de estudar o que tem interesse e de se especializar na área que mais lhe atraiu. Afinal, trabalhar com o que ama não tem preço, não é mesmo?

2. Você pode ser visto como uma autoridade

Como citado, estamos em uma sociedade que valoriza muito o diploma. As pessoas tendem a respeitar os profissionais que possuem credenciais e, muitas vezes, nem sequer questionam o que eles dizem. É muito difícil, por exemplo, um paciente questionar um médico ou um cliente discordar de seu advogado quando este lhe explica a legislação.

Apesar de, atualmente,.o diploma não ser considerado mais como a única prova de conhecimento, a maioria ainda o enxerga como prova de autoridade. Por isso, podemos dizer que um dos maiores motivos para fazer graduação é conquistar uma posição de respeito no mercado de trabalho e até mesmo na vida pessoal.

3. Possibilidade de seguir uma carreira específica

Se você se forma em um curso superior e especializa-se em uma determinada área, terá a possibilidade de construir e seguir uma carreira específica.

Para aqueles que possuem afinidade com um determinado ramo, sabe qual a  sua vocação e quer trabalhar somente com uma única especialidade na vida profissional, o ensino superior pode conceder essa possibilidade. Nesse caso, é preciso encontrar no mercado de trabalho lugares que precisam de profissionais do seu ramo.

4. Desenvolvimento pessoal

Quem consegue obter um diploma de ensino superior sabe muito bem que para não perder lugar para a concorrência deve continuar aprendendo e se atualizando. Fazer uma faculdade pode lhe incentivar a estudar cada vez mais, buscar conhecimentos diversos e desenvolver habilidades que ajudem no desempenho da profissão.

5. Possibilidade de seguir na carreira acadêmica

Para aqueles que gostam muito de estudar e fazer pesquisas, as universidades podem oferecer boas chances e bolsas de estudo para projetos de iniciação científica. Outro ponto positivo, é a possibilidade de continuar os estudos em um mestrado e doutorado e dar aulas.

O salário de professor universitário tende a ser maior que dos demais e, se for de universidade pública, os ganhos podem ser ainda mais satisfatórios.

6. Salários maiores

Quem deseja conseguir um bom emprego e almeja rendimentos maiores, a faculdade pode ser a chave para alcançar esses objetivos. No Brasil, empregados com ensino superior ganham em média mais que o dobro que os empregados que possuem apenas o nível médio.

De acordo com o IBGE, uma pessoa com ensino superior chega a ganhar 2,5 vezes a mais que uma pessoa com ensino médio. Dentre os outros países da OCDE, essa diferença é em média 1,6 vezes. Ou seja, a diferença no Brasil é a maior entre 46 países.

Infelizmente, o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, e isso reflete-se na diferença de salários entre os diferentes níveis de educação. Por isso, quem tem a possibilidade de cursar uma faculdade deve levar bastante a sério, pois em muitos casos pode sim representar uma mudança de vida.

7. Chances de estudar no exterior

Se você gosta de viajar e quer conhecer o mundo, cursar uma faculdade pode ser a sua chance. Isso porque várias universidades disponibilizam opções de intercâmbios que podem ter valores bem em conta.

Diversas instituições de ensino no Brasil fazem parcerias com similares estrangeiras e, assim, os alunos têm a possibilidade de cursar 1 ano letivo ou 1 semestre em uma universidade de outro país.

Mas você não precisa depender somente da sua faculdade para poder estudar em uma instituição no exterior! Há diversos programas que podem ajudar, como o Erasmus, Rotary, Aiesec entre outros, que oferecem oportunidades de intercâmbio com valores mais acessíveis. Caso seja difícil contatá-las, você pode utilizar o serviço de algumas agências de intercâmbio que fazem esse trabalho.

8. Você pode ampliar seu networking

Uma das maiores razões para cursar uma faculdade é poder fazer amigos, conhecer profissionais com histórias únicas e aprender com os mais experientes. Além de ajudar no networking, você poderá pedir ajuda de outros profissionais da mesma área caso precise de emprego ou tenha alguma dúvida específica.

Além disso, os colegas de profissão podem lhe ajudar a crescer na carreira, indicando você para clientes ou até fazendo parcerias que possibilitam um maior progresso no mercado.

Possui interesse em aprender a fazer um bom networking? Então confira estes artigos:

9. Aumenta suas possibilidades

Em uma graduação você aprenderá sobre diversos assuntos, que podem até levá-lo a desenvolver interesse por outras áreas diferentes, mas que “conversem” com a sua. Além de ampliar seus estudos, pois você terá contato com ramos distintos e deverá desenvolver muitas habilidades, suas possibilidades profissionais irão aumentar.

A faculdade amplia suas opções no mercado pois você poderá trabalhar em diversas áreas, pois ninguém aprende somente uma única coisa em um curso superior. Ainda, poderá até trabalhar em uma área distinta caso adquira habilidades e conhecimentos que tenham a ver com a sua área de estudo e de trabalho.

Uma das maiores vantagens de fazer faculdade é com certeza a ampliação dessas possibilidades, tanto de estudos, quanto de emprego, de conhecimento e de aprendizado.

10. A faculdade é motivo de orgulho

Não é fácil cursar uma faculdade. Você pode levar anos para se formar, o valor das mensalidades podem ser altos e quem trabalha e estuda sabe bem das dificuldades de conciliá-los. Tanto é verdade, que desistir no meio do caminho é bastante comum, e os motivos são os mais variados.

Por isso, quem começa um curso e o finaliza, poderá ter o orgulho de dizer que obteve um diploma de nível superior. Afinal, para que serve a faculdade se não para nos darmos um motivo de orgulho?

Mesmo que nunca trabalhe na área ou acabe se formando em um curso que não dá muitas possibilidades de trabalho, é muito gratificante sabermos que somos especialistas em algum assunto. Afinal, aprender nunca é demais, e se for sobre algo que amamos, a disposição para buscar conhecimento é ainda maior.

Conclusão

Foram apresentados 10 motivos para fazer faculdade. Se você ainda tem dúvida se vale a pena fazer faculdade nos dias atuais, saiba que sim, mas ter um diploma de ensino superior vai além de querer ter uma boa colocação no mercado de trabalho.

Por isso, analise suas motivações pessoais e entenda qual o objetivo da especialização. Além de formar profissionais, formam-se bons cidadãos, que pensam com autonomia e ajudem a melhorar a sociedade. É por isso que devemos valorizar a educação.

Se você não sabe se deve ou não ter uma graduação, analise e pese os 10 motivos e faça sua escolha com sabedoria!

Quer aprender a fazer seu dinheiro render e melhorar sua carreira com conteúdos de qualidade? Então assine nossa newsletter!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *