Quando o assunto é investimentos em renda fixa, muitos investidores já que a caderneta de poupança é um dos piores investimentos para se ter na carteira e que o Tesouro Selic é uma alternativa à poupança, que oferece segurança e liquidez. E boa parte destes investidores também considera o Certificado de Depósito Bancário (CDB) com liquidez diária nesta batalha entre investimentos de renda fixa com boa liquidez e baixo risco.

Apesar disso, na hora do comparativo entre Tesouro Selic x CDB com liquidez diária, muita gente fica na dúvida sobre onde investir. Afinal, qual é a melhor opção e melhor alternativa à poupança: Tesouro Selic ou CDB com liquidez diária? É o que você vai descobrir no artigo de hoje!

Continue a leitura e saiba escolher a melhor opção de investimento para a sua carteira!

Tesouro Selic e CDB

Antes de fazer um comparativo entre o Tesouro Selic x CDB é preciso que você conheça um pouco mais sobre cada um destes investimentos.

O Tesouro Selic – conhecido no passado como Letra Financeira do Tesouro (LFT) – é um título pós-fixado emitido pelo governo, cuja rentabilidade segue a variação da taxa básica de juros brasileira, a taxa Selic.

Já o Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa que os bancos emitem para captar dinheiro das pessoas. Assim, a instituição bancária remunera com juros, que varia de acordo com o valor emprestado.

No caso dos CDBs com liquidez diária, o resgate pode ser realizado de maneira imediata pelo investidor.

Liquidez, rentabilidade e objetivos

Quando você está pensando nesta parte da sua carteira de investimentos – ou seja, em investimentos de curto prazo, é preciso ter clareza e que esta fatia do seu portfólio é aquela na qual você faz investimentos para sua segurança. É a parte correspondente à formação da reserva de emergência, um dinheiro que você pretende – ou pode – utilizar com certa velocidade.

Por conta disso, seja no Tesouro Selic ou CDB, você deve ter em mente que não encontrará a melhor rentabilidade nestes investimentos, uma vez que estamos falando de recursos de curto prazo. Você encontrará rentabilidades melhores em investimentos de médio e longo prazo, que terão uma outra finalidade dentro da sua carteira e em relação ao seu planejamento pessoal.

No caso do Tesouro Selic e do CDB, o foco não é ganhar dinheiro, mas sim manter seu dinheiro aplicado até o momento de utilizá-lo – em um período mais curto de tempo. Ainda assim, entre as opções disponíveis, estas duas opções de investimento podem ter diferenças de rentabilidade.

Tesouro Selic X CDB: rentabilidade

Para comparar os investimentos – Tesouro Selic e CDB com liquidez diária que pague 100% do CDI – em termos de rentabilidade, é preciso entender como funcionam estes produtos. O Tesouro Selic acompanha a taxa Selic, enquanto o CDI – que remunera o CDB – é praticamente um espelho da Selic.

Desta forma, as rentabilidades dos dois investimentos tendem a ser muito próximas. Porém, é preciso considerar todos os custos e taxas envolvidos nestes investimentos para identificar qual a melhor opção para investimentos.

No Tesouro Selic, por exemplo, você tem uma taxa de 0,25% ao ano sobre o valor investido – que é cobrada pela B3 e precisa ser paga pelo investidor mesmo se a instituição que você utiliza para investir não lhe cobra taxas para fazer investimentos no Tesouro. Neste caso, o Tesouro Selic acaba tendo uma pequena redução de rentabilidade – o que resultaria em um rendimento inferior na comparação com um CDB com liquidez diária que pague 100% do CDI.

É preciso considerar, ainda, a incidência de Imposto de Renda sobre ambos os investimentos. Neste comparativo entre Tesouro Selic x CDB, entretanto, o IR  que incide sobre os produtos é o mesmo, e variam de acordo com o tempo de investimento na mesma proporção.

Se considerarmos a rentabilidade, portanto, o CDB com liquidez diária que pague 100% do CDI será a melhor opção da batalha entre Tesouro Selic x CDB, justamente por conta da taxa de 0,25% ao ano incidente sobre o montante aplicado no Tesouro Selic.

Tesouro Selic X CDB: riscos

A questão dos riscos também deve ser verificada pelo investidor antes de escolher a melhor opção de produto entre Tesouro Selic e CDB. Para isso, você precisa considerar que, ao aportar dinheiro no Tesouro Selic, você estará emprestando dinheiro para o governo enquanto, no caso do CDB, você estará emprestando dinheiro para um banco – que será, possivelmente, um banco médio, que são as instituições que lhe oferecerão uma rentabilidade de 100% do CDI.

Considerando este contexto, quando falamos em riscos, podemos dizer que a percepção de risco que se tem nesta situação é que emprestar dinheiro para o governo é mais seguro que emprestar para uma instituição financeira  privada de porte médio, que tem um risco um pouco maior em relação à devolução deste valor investido e sua respectiva remuneração.

Quando você faz esse tipo de comparação, é natural que um título de emissão privada, por ter um pouco mais de riscos, ofereça a você uma taxa de remuneração um pouco melhor. E é exatamente por isso que o CDB tende a oferecer ao investidor uma rentabilidade melhor que aquela obtida por meio de um investimento no Tesouro Selic.

Tesouro Selic x CDB: Qual a melhor opção?

Agora que você já sabe que o risco e a rentabilidade dos investimentos são proporcionais – quanto maior o risco, melhor a rentabilidade, é o momento de descobrir qual a melhor opção para investimentos entre o Tesouro Selic e o CDB.

Esta resposta, entretanto, não é exata – uma vez que a melhor opção de investimento varia de investidor para investidor. Cabe a você, portanto, escolher o produto que lhe deixa mais confortável e aquele que atenda às suas necessidades e ao seu planejamento.

Só não se esqueça jamais que, independente da sua escolha, seus investimentos devem estar sempre alinhados aos seus objetivos e ao tempo projetado para resgates. Somente desta maneira você conseguirá escolher os melhores produtos, de acordo com cada uma das suas metas financeiras.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *