Transforme seu sonho empreendedor em realidade em 10 dias
Empreender é o seu sonho? Você não é o único. Pense que o sonho de hoje é a realidade de amanhã. O Blog de Valor é uma prova disso e justamente por esse motivo é que você está lendo agora sobre sonho empreendedor.
Como muita gente, eu me sentia apreensivo e tenso na hora de definir minhas primeiras estratégias empreendedoras. Depois de seguir passo a passo o que eu havia estabelecido, procurei seguir em frente sem titubear. E aprendi muito nos últimos anos.
Esse post contém os pontos altos da minha estratégia inicial e aplica os melhores conselhos dados por gigantes do empreendimento virtual. Leia cada um deles com muita gana e pense em como algum elemento presente ali pode incrementar sua ideia e estratégia.
Para te ajudar no planejamento, separei os pontos altos para que você consiga transformar seu sonho empreendedor em realidade em 10 dias. Você vai sentir o gostinho do empreendedorismo em etapas subsequentes aplicando as ideias que vou dar. Confira:
1º dia: Inspiração
A primeira coisa que todo sonho empreendedor precisa ter é inspiração, e muita! A razão é óbvia: para que você não seja apenas mais um no mar de oportunidades que um empreendimento oferece, é precisa que seu combustível empresarial esteja nas alturas!
Por isso, aqui vai uma dica: pesquise sobre os fundadores e cofundadores das mais diversas empresas do seu segmento. Entenda quais são os valores, a missão e a ética seguida por eles na jornada empreendedora que mantêm. Saiba porque eles trabalham e como trabalham. O que fazem e o que não fazem.
Depois disso é muito mais fácil se sentir seguro de si e de seus objetivos empreendedores. O próximo passo, que pode ser tomado já no segundo dia do seu sonho empreendedor envolve educar-se.
2º dia: Educação
O que exatamente inclui essa educação? Quem quer empreender nunca pode esquecer que ser seu próprio chefe envolve espírito de auto liderança. Ou seja, o que antes era fruto das ideias e das estratégias de terceiros agora precisará partir de sua mente.
É aqui que entra o valor de se educar bem para empreender bem, ou de receber essa educação. Existem dezenas de boas opções de cursos para empreendedores iniciantes. Alguns são gratuitos como os do Sebrae; outros envolvem custo, mas que se forem bem escolhidos, dão ótimos resultados.
Eduque sua mente; eduque sua atitude; eduque sua linguagem; eduque sua personalidade empresarial; fala tudo isso com uma única meta: ingressar com autoridade em seu universo empreendedor!
A maneira de fazer isso está intrinsecamente ligada ao que você fará no próximo dia: absorver conhecimento de qualidade.
3º dia: Conhecimento
Para mergulhar completamente no seu ‘mar empreendedor’ você precisa de “equipamentos de segurança”, por assim dizer. Esse equipamento é o conhecimento. Quanto mais souber detalhes a respeito do seu mercado, mais fácil se torna definir prioridades ou ajustes no caminho.
Conhecimento de mercado é tudo no empreendedorismo. Pense, por exemplo, num empreendedor que vai para a frente de uma câmera e faz uma live no Facebook sem saber os termos corretos que se aplicam ao produto ou serviço que irá vender. Isso seria uma tragédia, não é mesmo?
O conhecimento mostrará seus benefícios em diversas outras áreas, mas deve ser amplo, preciso e bem detalhado. E ele pode ser adquirido (1) por meio de visitas frequentes a plataformas de concorrentes e (2) leitura aprofundada de livros e ebooks fornecidos em livrarias virtuais como a Amazon.
Depois de sugar tudo o que puder nas fontes certas, é hora de pesquisar o seu mercado.
4º dia: Pesquisa
Antes de planejar, é preciso pesquisar com intensidade as ofertas de produtos ou serviços similares aos que você vai oferecer na web. Como se faz isso?
Concentre-se em pontos como:
- Descrição dos produtos e serviços nas plataformas de concorrentes
- Perguntas feitas pelos visitantes e respostas que recebem
- Especificações, preços, promoções e ofertas
- Como os pedidos são feitos
- Como os itens são pagos
- Como é feito o acompanhamento do pedido
- Como funciona o sistema de “Perguntas Frequentes”
Prestar atenção nesses e em outros detalhes similares fará com que sua mente empreendedora tenha uma boa base de formação ou de desenvolvimento. Daí é hora de imergir!
5º dia: Imersão
Ótimos cursos e palestras são oferecidos pelos que já ‘nadam’ no mar em que você vai se jogar. Existe algo mais instrutivo do que imergir nesse maravilhoso aprendizado coletivo?
Em muitas palestras abre-se a oportunidade de fazer perguntas e a sua pode ser selecionada. Uma dica: se houver um meio de enviar sua pergunta antecipadamente ao palestrante, não se esqueça de dizer que é a sua primeira imersão (se for verdade, é claro). Eles costumam fazer esse ‘agrado’ para gerar fidelidade e você terá uma consultoria de primeira qualidade!
6º dia: Interação
Quando seus neurônios estiverem a mil, é preciso começar a fechar lacunas sobre dúvidas que surjam sobre seu nicho de mercado. Como ir atrás das respostas?
A maneira mais intuitiva é participar de discussões nos vários fóruns e grupos da internet sobre o seu setor de mercado. Peça permissão para entrar nos grupos mais variados de discussão no Facebook, Twitter, WhatsApp, etc. Interaja com vontade perguntando e dizendo o que já aprendeu, e seu sonho empreendedor vai ficar ainda mais sólido e alcançável!
Nos próximos dias o foco começará a tomar forma!
7º dia: Foco
É bem possível que depois de uma semana seguindo as dicas que dei até agora o seu foco esteja bem intenso. Pense: até aqui você já se inspirou, buscou se educar, conhecer, pesquisar, imergir e interagir! Quanta coisa boa essa sua mente empreendedora tem agora! O que falta?
Pouca coisa é mais importante do que o foco. Como poderá adquiri-lo? Tire algumas horas num lugar silencioso e reflita sobre o que já absorveu até aqui. Comece a anotar, elaborar planilhas e pensar no que quer fazer nos próximos dias e semanas em relação ao seu empreendimento. Naturalmente você começará a elaborar uma estratégia.
Lembre-se também que para ter foco é preciso dizer “Não” para muitas coisas que podem te tirar do caminho. Elimine distrações e mantenha-se de olho no seu alvo.
8º dia: Estratégia
Segundo o Dicionário Aurélio online, estratégia envolve “explorar de maneira vantajosa a situação ou as condições favoráveis de que porventura se desfrute, de modo a atingir determinados objetivos. ”
Agora é hora de pensar:
- Que situações favoráveis preciso aproveitar? Como farei isso?
- Que situações desfavoráveis preciso corrigir para empreender? Como corrigi-las?
- Quais são as condições ideias que preciso criar para meu negócio fluir melhor?
- Meus objetivos estão traçados em negrito ou ainda existem muitas dúvidas no ar?
Reflexões assim estão relacionadas à sua estratégia inicial de trabalho. Dê atenção a elas e busque as respostas que ainda estão pendentes antes de estruturar seu sonho empreendedor.
9º dia: Estruturação
Agora o momento é de construir; construir seu empreendimento nos mais diversos tipos de atuação que ele terá. Veja algumas perguntas nas quais poderá refletir ao estruturar seu empreendimento:
- Meu negócio terá um braço físico, virtual ou ambos?
- Como estruturar uma plataforma virtual de interações com os clientes?
- Quem vai trabalhar comigo? Quais serão as funções desses colaboradores?
- Que tipo de serviços precisarão de terceirização? Como farei esse contato?
- Algum tipo de consultoria me seria útil nesse começo?
- Qual é o meu caixa inicial?
- Como farei o gerenciamento financeiro do empreendimento?
- E, principalmente: esse meu empreendimento vai realmente ser útil e ajudar as pessoas no dia a dia? Isso é gerar valor!
Essas são apenas algumas das diversas questões envolvidas no começo da materialização do seu sonho empreendedor. Há muito mais em frente! O que você vai precisar mesmo é agir com conhecimento de fato e coragem! Nesse ponto de sua jornada, será a hora de colocar mãos à obra!
10º dia: Mãos à obra
Tudo o que você leu até aqui compõe apenas a base inicial do seu empreendimento. Os caminhos de um empreendedor de sucesso tomam rumos inesperados, mas precisam de postura assertiva e definida desde os primeiros passos.
Tenha certeza de que, ao seguir minhas dicas, seu sucesso não só será gradativamente alcançado, mas também sustentável. E ‘sustentabilidade financeira’ é o nosso forte aqui no Blog de Valor!
Um grande abraço,
André Bona