As vendas de veículos seminovos com até três anos de uso encerraram o primeiro trimestre de 2018 com uma queda acumulada de quase 51% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Para os usados com mais de 4 anos de fabricação, o mercado continua aquecido.

De acordo com o levantamento da Fenauto, os veículos usados com até três anos de fabricação foram os únicos a apresentar queda nas vendas no primeiro semestre de 2018. No total, foram registradas 1,37 milhão vendas no país, em uma queda de 50,9% em relação às vendas registradas no mesmo período de 2017.

Mercado aquecido

Apesar da forte queda nas vendas de seminovos com até três anos de uso nos primeiros seis meses de 2018, o mercado de veículos usados continua aquecido no Brasil.

Os veículos com 4 a 8 anos rodados foram os campeões de vendas no semestre, com mais de 2,73 milhões de unidades vendidas no país entre os meses de janeiro e junho – volume 32% maior que o resultado obtido no ano passado.

Já os modelos usados de 9 a 12 anos de fabricação apresentaram a maior alta nas vendas em relação aos meses de janeiro e junho de 2017: mais de 1,2 milhão de unidades foram vendidas no primeiro semestre de 2019, para uma alta de 72% na comparação com o ano passado.

Os carros mais antigos – acima de 13 anos de fabricação – também ganharam espaço entre os consumidores: mais de 1,49 milhão de unidades comercializadas no período, em um avanço de 29% em relação às vendas do primeiro semestre de 2017.

Veículos usados x Carros novos

Segundo a Fenauto, o volume de vendas de seminovos registrou alta de 1,1% entre os meses de janeiro e junho deste ano, com um total de 6,8 milhões de unidades vendidas em todo o país.

No mesmo período, as vendas de carros novos avançaram 14,5%, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em números absolutos, no entanto, o volume é bem menor: 1,16 milhão de unidades de carros novos vendidos.

E você, comprou ou vendeu algum veículo usado no primeiro semestre do ano? Deixe seu comentário!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

 

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *