Cuidar melhor do dinheiro é o que muitos gostariam de saber fazer. Mas, apesar de ser um desejo de grande parte da população, poucos realmente sabem como realizar esta tarefa.

Até porque estudar sobre finanças é algo que ainda não está tão presente na cultura brasileira, não é mesmo?

Entretanto, saiba que é possível aprender sobre finanças de diversos modos: fazendo cursos, acompanhando artigos, conversando com especialistas e lendo obras sobre o assunto. Ler livros de profissionais do ramo, portanto, pode ser uma excelente forma de aprender a lidar da melhor maneira possível com o dinheiro.

E alguns títulos podem ser considerados leitura obrigatória no processo de aprendizagem. É sobre alguns deles que você acompanhará no artigo de hoje.

Quer aprender a cuidar melhor do seu dinheiro? Então confira essa lista com 10 livros que auxiliarão de forma eficaz a cuidar melhor sas suas finanças e conseguir a tão almejada independência financeira!

1. Os segredos da mente milionária

O livro foi escrito pelo empresário T. Harv Eker e é excelente para aqueles que desejam enriquecer. A obra ensina a mudar os conceitos sobre o dinheiro e ajuda o leitor a adquirir hábitos de pessoas que chegaram lá. O autor nos mostra porque algumas pessoas ficam bem sucedidas e outras não.

A leitura é altamente recomendada por diversos especialistas no assunto. A principal lição do livro é a de que as crenças que temos e aprendemos sobre dinheiro definem como iremos nos comportar em relação ao nosso destino financeiro.

Por isso, precisamos aprender a modificar nossa mentalidade destrutiva por uma mentalidade que enxergue o dinheiro como algo bom.

O autor comenta 17 modos de pensar e agir que dividem as pessoas ricas das pobres. Ainda, ensina como administrar o dinheiro, aumentar o patrimônio líquido e fazer o dinheiro trabalhar para você.

Livro essencial para qualquer um que deseja aprender a lidar com as finanças. Deve ser leitura obrigatória para todos aqueles que desejam melhorar sua situação financeira.

2. Casais inteligentes enriquecem juntos

Esse é uma das obras mais vendidas no país. O livro é do escritor e educador financeiro Gustavo Cerbasi. Ideal para casais que desejam ampliar a família e também para solteiros que um dia pensam em casar.

De maneira bem simples, o livro aborda como as pessoas podem lidar com as finanças desde a época do namoro até o momento que desejam ter filhos. As principais lições do livro são: construir sonhos e planos em comum, conversar sobre dinheiro entre o casal, ter disciplina em relação às finanças e fazer um planejamento financeiro o quanto antes, dentre outras.

Escrito com linguagem bastante acessível, é ideal para casais de todas as idades que desejam viver em harmonia com as finanças.

3. Sonho grande

O livro de Cristiane Correa conta a história dos 3 empresários de maior sucesso no mercado brasileiro: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.  Os três criaram verdadeiros impérios sendo reconhecidos internacionalmente como exemplos de sucesso.

A autora fala sobre o método que os três aplicam em seus negócios. Verificou-se, por exemplo, que as empresas cresceram por motivos como: meritocracia, metas agressivas e contratação de “pobres que desejam enriquecer”.  E essas três características acabam não sendo tão comuns em outras empresas, apesar de serem eficazes.

O livro é leitura obrigatória para quem deseja entender sobre negócios e como fazê-los dar certo, mas pode ser muito útil para qualquer pessoa que deseja aprender a cuidar melhor do seu do dinheiro, seja no âmbito pessoal ou profissional.

 4. Quem pensa enriquece

Um livro de Napoleon Hill, escritor estadunidense que abordava temas de realização pessoal.  O autor se dedicou anos a descobrir o segredo que fazia as pessoas ficarem milionárias.

Depois de muito estudo, acompanhando de perto o crescimento das maiores fortunas do mundo, o autor descobriu 15 características que esses grandes vencedores têm em comum.

Todos querem enriquecer mas apenas poucos conseguem, e essa obra revela o segredo. Esse best seller é excelente para aqueles que desejam mudar de vida.

5. Detox das Compras – Como se livrar do consumismo e repensar a forma como gasta seu Dinheiro

O livro é de Carol Sandler e aborda o tema do consumo excessivo. Todos nós, muitas vezes, nos deixamos levar por desejos de querer alguma coisa e, sem pensar muito, acabamos comprando e comprometendo nossas finanças.

Um dos maiores obstáculos para o enriquecimento e estabilidade financeira é o vício em compras. Esse livro é essencial para aqueles que precisam repensar seus hábitos de consumo e não conseguem segurar seus impulsos na hora de comprar.

Continue aprendendo mais sobre o assunto! Leia esses artigos:

6. Eu mereço ter dinheiro! – Como Ser Feliz Para Sempre na Vida Financeira

Livro de Reinaldo Domingos, foi escrito com uma linguagem bastante acessível, mas não perdeu seu foco. O educador ensina mulheres a conquistar a independência financeira em dez simples passos.

Obra voltada para o público feminino, pode ser lido por mulheres de todas as idades. Para ajudar nos ensinamentos, o autor aborda a história de dez personagens femininas dos contos de fadas infantis.

Estas fábulas ajudaram a moldar o pensamento feminino no passado em diversas áreas: familia, comportamento e, principalmente, no financeiro (ajudando o leitor a cuidar melhor do  dinheiro).

7. Mais Tempo, Mais Dinheiro

Obra de Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa. O livro aborda que o velho ditado “tempo é dinheiro” não faz mais tanto sentido nos dias de hoje.

De um lado, há aqueles que têm dinheiro mas não tem tempo para desfrutar do que ganha. De outro, há pessoas com tempo sobrando mas sem nenhum tostão no bolso.

Livro ideal para aqueles que desejam ter dinheiro mas também querem ter tempo para usufruir do que conquistam.

8. Aprenda a Investir

Livro de Leandro Martins que ensina a entender a economia, a economizar os rendimentos e a investir. Depois de entender esses três processos, o leitor saberá economizar de maneira eficiente, planejar metas e objetivos, entender o básico do funcionamento da economia e aplicar seu dinheiro em renda fixa.

Bastante didático, pode ser interessante para todos aqueles que desejam aprender a cuidar do dinheiro da melhor maneira possível.

9. O homem mais rico da Babilônia

Um dos livros mais antigos sobre finanças pessoais, foi escrito por George Samuel Clason em 1926. O Homem mais rico da Babilônia traz uma coletânea de contos escritos pelo autor que foram escritos e distribuídos como panfletos em diversos bancos e empresas nos Estados Unidos.

Ideal para aqueles que aprendem em forma de histórias, ensina lições valiosas sobre como cuidar melhor do dinheiro.

10. Independência Financeira

Esse livro de Robert Kiyosaki pode ser considerado uma continuação do best seller Pai Rico, Pai Pobre. Para ler mais sobre esse livro, acesse este artigo aqui.

Independência Financeira pode ajudar aqueles que precisam escolher novas opções e novas direções rumo a um futuro financeiro próspero. Ainda, a obra ajuda a entender porque algumas pessoas trabalham menos e ganham mais e outras trabalham muito e ganham pouco.

Leitura recomendada para todos aqueles que querem entender como funciona o dinheiro e como devemos lidar com ele.

Cuidar melhor do dinheiro pode ser uma tarefa difícil de início, mas nada que seja impossível aprender. Depois da leitura dessas obras, que ensinam a lidar com as finanças, seu relacionamento com elas irá melhorar com certeza.

Há inúmeros livros no mercado que tem como propósito ajudar nessa missão, além de cursos e blogs que tratam do assunto. E as 10 leituras listadas neste artigo irão ajudá-lo a esclarecer muitas dúvidas e desmistificar as diversas crenças existentes na sociedade em relação ao dinheiro.

Portanto, não deixe de ler as obras indicadas e aprenda já a lidar com seus rendimentos da melhor maneira!

E você, já leu algum desses livros da lista para cuidar de seu dinheiro? Então compartilhe o artigo com seus amigos e familiares e ajude-os a aprender a lidar com as finanças!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *