Você já pensou em vender suas fotografias para ganhar uma renda extra? Se você gosta de fotografar paisagens, objetos ou tem isso como hobby, acredite: há diversos sites onde você pode colocar suas fotos e vendê-las!
O melhor de tudo é que não é preciso ser um fotógrafo profissional ou tirar fotos de extrema qualidade. Se a foto for boa e interessar alguém, você já pode lucrar, mesmo que a tenha tirado com o seu celular.
Continue a leitura do artigo e descubra 13 sites incríveis nos quais você pode disponibilizar suas fotografias para venda!
1. FOAP
O FOAP é um site que também conta com um aplicativo para celular fácil de utilizar. Todos podem inserir suas fotos na plataforma para vender.
A diversidade de imagens encontradas na plataforma é imensa, com fotos desde as mais profissionais até as mais amadoras.
Cada foto é vendida pelo valor de 5 dólares. O lado negativo é justamente a concorrência. Como muitas pessoas inserem suas fotografias nesta plataforma, pode ser que demore para você conseguir realizar alguma venda.
2. Shutterstock
Provavelmente um dos sites mais conhecidos no mundo, o Shutterstock é considerado um dos maiores bancos de imagens disponíveis na internet. Por ser conhecido, muitos fotógrafos – amadores ou profissionais – disponibilizam suas fotografias para quem tiver interesse em adquiri-las.
Suas fotos podem ser vendidas mais de uma vez para diversos compradores. Os valores costumam variar bastante, sendo até mais baixos se comparados com outros sites. Por mais que a concorrência seja grande, é possível vender suas imagens até mais rápido do que em outras plataformas.
3. Istockphoto
Esse site tem um arsenal imenso de fotografias no seu estoque. A venda das fotos pode gerar comissões de 20% a 40% por cada venda realizada, mas esse valor pode ser maior se você aceitar inserir suas fotos no estoque do site de forma exclusiva.
4. Dreamstime
O Dreamstime é talvez um dos bancos de imagens com melhores comissões no mercado. Os pagamentos pelas fotos podem ser vantajosos, chegando a cerca de 8,40 dólares por fotografia.
Contudo, a plataforma exige que as pessoas deixem cerca de 70% das fotos no site pelo período mínimo de 6 meses. Você pode optar por oferecer suas fotos de forma exclusiva para esse site e ganhar uma comissão maior ou de forma não exclusiva, ganhando uma comissão um pouco menor.
5. Adobe Stock
Esse é o banco de imagens da Adobe, o qual permite que fotógrafos disponibilizem suas imagens para venda.
É considerado por muitos como um dos melhores para manter fotos à venda. Afinal, ao mesmo tempo em que elas ficam disponíveis no site, acabam aparecendo também no banco de imagens do Fotolia, que é outro banco de imagens conhecido.
Para enviar as fotos, é requisito obrigatório que estas sejam de propriedade única de quem as está enviando para o site.
As regras em relação às imagens acabam sendo mais rígidas. Por exemplo, se a fotografia conter um rosto ou propriedade privada, você deve anexar uma autorização assinada para poder inserir a imagem no banco. A comissão paga pelas fotos vendidas é de 33%.
6. Can Stock Photo
Outro site muito utilizado por fotógrafos, o Can Stock Photo, disponibiliza várias formas de pagamento para os compradores, o que faz as porcentagens das vendas variarem de acordo com cada uma.
O site paga 5 dólares para cada 50 fotografias que forem vendidas por uma indicação sua. As imagens disponibilizadas nesse site também são colocadas à venda no site Fotosearch.
7. IStock
O IStock é um banco de imagens pertencente à Getty Images. Logo, as diretrizes para poder comercializar nessa plataforma são as mesmas. Se você escolher vender as fotos de forma exclusiva, a comissão varia entre 25% a 45%. Caso contrário, o valor cai para 15%.
8. BigStock Photo
Esse site costuma pagar cerca de 30% por download da imagem que você disponibilizou na plataforma. O mais interessante é que esse banco sempre disponibiliza uma lista de fotografias que mais estão em falta, o que pode ser excelente para aumentar suas chances de conseguir vender.
9. Alamy
O Alamy costuma oferecer comissões de 50% sobre as imagens aos fotógrafos. Você pode pedir o pagamento mensalmente, desde que tenha conseguido faturar 50 dólares ou mais com a comercialização das fotos.
O lado positivo do Alamy é que ele não exige exclusividade por parte do fotógrafo, oferecendo liberdade para se vender as mesmas fotos em outros bancos de imagens. A maioria dos sites paga comissões maiores pela exclusividade, mas no Alamy elas costumam ser boas mesmo sem essa exigência.
10. PhotoShelter
O PhotoShelter é uma plataforma de ecommerce que facilita a venda de fotografias. Ou seja, você pode montar um site rapidamente dentro dele para comercializar suas fotos sem precisar dividir royalties com a plataforma.
Esse detalhe pode ser um ponto positivo, já que muitas desses sites acabam ficando com uma parte do valor da imagem.
Entretanto, o lado negativo é que trata-se de uma plataforma paga, com planos de assinatura que variam entre 10 a 50 dólares por mês. Mesmo assim, conta com um teste gratuito, que você pode utilizar para analisar o desempenho.
11. EyeEm
O EyeEm, que também conta com um aplicativo para celular, começou como uma rede social parecida com o Instagram, mas com objetivo de atrair fotógrafos, amantes de fotografia e pessoas que sabem tirar fotos interessantes.
Depois de um tempo, a plataforma passou a disponibilizar a opcão para quem deseja vender suas fotografias. Um lado interessante desse site é que os integrantes podem participar de competições de quem tira a foto mais bonita em determinadas categorias.
12. PhotoMoolah
Esse site tem um conceito diferente dos outros dessa lista. Ele trabalha com a ideia de competitividade. Ou seja, qualquer um pode fazer o cadastro e disponibilizar suas fotos, mas você precisa procurar por competições de melhor fotografia que ocorrem no site, ler as regras e enviar seu material.
Em cada competição vencida, você recebe um prêmio em dinheiro. Acaba sendo uma ótima opção para quem deseja se testar e aprimorar as técnicas de fotografia.
13. 500px
Esse provavelmente é o mais indicado para fotógrafos profissionais. Se você acredita que suas fotos já têm um nível mais avançado, o 500px pode ser o lugar ideal para colocá-las e vender suas fotografias a empresas e pessoas.
Trata-se de um site de fotografia no qual profissionais podem disponibilizar e mostrar seu trabalho, sendo uma plataforma comunitária para esse fim.
Funciona como o Instagram, no qual é possível seguir o trabalho de outros fotógrafos, publicar o seu no marketplace e concorrer a prêmios em competições dentro do site.
No entanto, vale lembrar que as fotos disponibilizadas são excelentes e esse é o lugar dos profissionais! A comissão pela venda é de 30% para fotos não exclusivas e 60% para as exclusivas.
Conclusão
Vender fotografias em sites específicos e bancos de imagens pode ser uma boa alternativa para ganhar uma renda extra ou até obter dinheiro de forma passiva. Portanto, se você tem boas fotos e gosta de fotografar, não deixe de disponibilizar seu trabalho em algumas dessas plataformas para ganhar dinheiro!
Quer aprender a cuidar melhor das finanças? Confira agora mesmo 10 livros sobre finanças pessoais para você aprender a cuidar melhor do seu dinheiro!