Você já sentiu a necessidade de ter mais dinheiro para resolver seus problemas financeiros? Muitas pessoas acreditam que a resolução de eventuais dificuldades nas finanças tem relação direta com o aumento dos ganhos. Esse pensamento, no entanto, está completamente equivocado.

Saiba que ter dinheiro extra ou uma renda adicional no seu orçamento pode gerar um problema ainda maior para você que a dificuldade de não ter mais dinheiro no seu dia a dia.

Quer entender melhor esta história? Então continue a leitura do artigo de hoje e confira 3 situações nas quais ter um dinheiro extra pode ser um grande problema para qualquer pessoa. Acompanhe!

O uso do dinheiro extra

Ter uma verba adicional – seja mensal ou pontual – é o desejo de qualquer pessoa. O uso de um eventual dinheiro extra, no entanto, pode ser mais prejudicial para muita gente do que benéfico do ponto de vista das finanças.

Você pode estar pensando: “Mas dinheiro extra é sempre positivo! Como ele poderia me prejudicar?”. Existem muitas maneiras de ter sua vida financeira prejudicada pelo dinheiro extra, por mais impossível que isso possa parecer.

Ocorre que a maioria das pessoas tem uma visão bastante distorcida de que uma grana a mais entrando na conta resolverá seus problemas financeiros. O que acontece, na realidade, é que muitas dessas pessoas acabam escorregando no planejamento pessoal e complicando ainda mais sua vida financeira mesmo com mais dinheiro em caixa.

Confira a seguir 3 vezes em que o dinheiro extra pode se tornar um grande problema na sua vida:

O prêmio da loteria

Quantas histórias você já ouviu por aí de ganhadores de prêmios da loteria que perderam todo o seu dinheiro ao longo do tempo? Ou até mesmo pessoas que herdaram grandes fortunas ou receberam uma boa quantia de dinheiro – não importa o motivo – e conseguiram reduzir seu patrimônio ao pó anos mais tarde?

São muitos os casos de pessoas que passaram por esta situação e que, mesmo com mais dinheiro em caixa, não conseguiram resolver seus problemas financeiros e acabaram gerando ainda mais dificuldades em relação ao dinheiro em si.

O financiamento

Um outro exemplo clássico de que o dinheiro extra pode sim ser um problema está ligado ao financiamento. Imagine, por exemplo, que você recebeu um dinheiro extra – seja no trabalho, seja por um freelance ou até mesmo uma herança – e decidiu financiar um carro com este recurso adicional.

Nesta situação, você acaba utilizando este dinheiro extra para criar uma nova dívida para o seu dia a dia – que poderá, consequentemente, impactar nas suas finanças todos os meses e lhe trazer uma série de problemas financeiros – sobretudo no curto e médio prazo. Esse dinheiro extra, portanto, foi utilizado para piorar sua situação financeira.

O mesmo ocorre com o financiamento de um imóvel, por exemplo.

Se você tem o sonho de comprar um carro ou financiar um imóvel, portanto, deve não apenas se atentar a uma eventual renda extra para realização destes objetivos, mas sim analisar os impactos desta nova dívida no seu orçamento e planejar o uso consciente do seu dinheiro para não cair em ciladas e armadilhas financeiras – e não criar um problema para si mesmo.

Amadurecimento x construção de patrimônio

Esta é uma relação bastante interessante quando o assunto é ter dinheiro extra para resolução dos seus problemas financeiros. E a falta desta associação pode fazer muita gente perder grana mesmo tendo dinheiro extra – como, por exemplo, em situações nas quais pessoas bastante jovens se veem com uma boa quantia de dinheiro em mãos e não sabe o que fazer com estes valores.

Em muitos dos casos, o resultado desta combinação de fatores é a perda do dinheiro que se possui. E, muitas vezes, estas mesmas pessoas que tinham uma quantidade grande de capital e que perderam tudo, jamais terão uma segunda oportunidade de fazer tudo diferente.

Por outro lado, quando você acaba conseguindo alinhar o seu amadurecimento pessoal e a construção do seu patrimônio, a maturidade em relação ao uso do seu dinheiro e o acompanhamento da trajetória desse dinheiro no dia a dia acaba resultando em melhores escolhas financeiras.

A falta de planejamento

O motivo principal de uma realidade na qual o dinheiro extra acaba se tornando um problema para as pessoas é a falta de planejamento. Você pode ganhar R$ 10 mil hoje e, a partir de amanhã, dobrar sua renda; sem o planejamento financeiro, você aumentará seus custos e continuará em um ciclo de dificuldade financeira sem fim.

E é exatamente por conta desta falta de organização e de planejamento financeiro pessoal que existem pessoas que ganham grandes somas de dinheiro todos os meses e, ainda assim, têm dificuldades financeiras. Receber uma grana adicional ou ganhar mais dinheiro, portanto, jamais será suficiente para resolver seus problemas financeiros se você não tiver planejamento.

Além disso, quanto maior os ganhos de uma pessoa, maior é a sua capacidade de endividamento. Imagine o risco financeiro ao qual você estaria exposto se ganhasse somas grandes de dinheiro sem ter consciência da importância do planejamento e da organização em relação às suas finanças!

Conclusão

O conhecimento financeiro e a compreensão do funcionamento das finanças de uma maneira geral, portanto, é essencial para quem tem – e também para quem não tem – um dinheiro extra, em qualquer momento da sua vida. E este é o fator fundamental para conseguir, com mais ou menos dinheiro, ter uma vida financeira saudável e equilibrada.

Ganhar um dinheiro extra jamais resolverá os seus problemas financeiros se você não tiver o conhecimento e o comportamento financeiro adequado – colocando em prática este conhecimento adquirido.

Mantendo estes bons hábitos e comportamentos no dia a dia, por outro lado, permitirá a você realizar seus objetivos financeiros e acumular patrimônio ao longo da vida mesmo que você nunca venha a receber um dinheiro adicional. O equilíbrio das suas finanças e a formação de patrimônio, portanto, só dependem de você e do seu comportamento financeiro ao longo da sua vida.

E você, tem trabalhado para aplicar seus conhecimentos financeiros no dia a dia?

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *