Seguir certas dicas para utilizar o Power Point ajuda a entregar apresentações eficazes e poderosas, o que é fundamental para o sucesso de um profissional ou de um negócio. Trata-se de causar um impacto positivo que influencia o público-alvo ou parceiros em potencial.

Uma apresentação profissional sempre ajuda a causar uma boa impressão. E para isso, os slides devem estar bem montados e atraentes.  Quando o visual da apresentação agrada, principalmente quando traz uma aparência profissional, os resultados pretendidos com aquela comunicação são mais garantidos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando o artigo para conferir 4 dicas de como usar o Power Point de maneira fácil, agregar valor ao seu trabalho e arrasar em sua próxima apresentação!

Boa leitura!

Por que uma boa apresentação faz a diferença?

Embora as apresentações com slides, em geral, sejam rápidas e objetivas, a forma como esses slides são montados e apresentados é fundamental para criar uma boa impressão tanto da empresa representada quanto do profissional responsável pela apresentação.

Ainda que esse estilo de apresentação seja passageira, é preciso demonstrar algumas habilidades de design, escrita técnica e senso de estilo pessoal. Se a apresentação tiver um problema, como uma fonte não intencional, um link quebrado, um erro de escrita ou um texto ilegível, provavelmente a impressão causada em que assiste a apresentação não será a mesma.

É por isso que algumas dicas de como usar Power Point ajudam bastante a garantir uma exposição interessante e bem apresentada, mesmo utilizando uma coleção de modelos gratuitos do Power Point.

Principais recursos do Power Point

Antes de conhecer as dicas para utilizar o Power Point para garantir uma boa apresentação profissional, é importante conhecer os principais recursos que essa ferramenta oferece.

O PowerPoint é um programa altamente versátil, e que garante uma comunicação bem-sucedida, seja na apresentação para potenciais investidores, para fazer a exposição em um auditório ou simplesmente na frente de seus colegas.

Entre as dicas e truques do Power Point, alguns dos seus principais recursos ajudam, inclusive, a deixar a apresentação ainda mais aprimorada, e permitem que você comunique sua mensagem com sucesso.

Entre esses recursos, destacamos três que ajudam a deixar a apresentação mais interessante:

Arte Inteligente

O recurso de Arte Inteligente, ou SmartArt, é uma ferramenta de diagramação de negócios abrangente e flexível. Ele, inclusive, pode ser usado para criar diagramas profissionais que incluam imagens, texto ou combinações dos dois.

Um uso óbvio do SmartArt seria criar um organograma. Mas ele pode ser usado para muitos outros tipos de diagramas e até mesmo para fornecer alguma variedade aos slides usando marcadores de texto.

Diferentes formas de apresentação

Se você precisar incluir algum tipo de diagrama em sua apresentação, a maneira mais rápida e fácil é usar o SmartArt. No entanto, é importante poder incluir formas independentemente dessa ferramenta. Por isso, vale a pena também estar familiarizado com as diversas opções de formatos da ferramenta de desenho.

Eles não só serão úteis se você precisar desenhar um diagrama manualmente como também poderão ser aplicados a objetos de qualquer slide.

Transições de slides

Usadas adequadamente, as transições de slides podem tornar suas apresentações empresariais mais claras e interessantes. E, quando apropriado, mais divertidas também.

Se o recurso for mal utilizado, entretanto, acaba deixando o efeito irritante ou até mesmo nauseante. Portanto é preciso saber usá-lo.

Lembre-se que efeitos de animação simples são frequentemente usados ​​para adicionar interesse ao texto em um ponto específico e usados ​​com moderação.

Dicas para fazer slides no Power Point

Não importa o assunto que você abordará, algumas dicas do Power Point podem tornar a apresentação mais bem-sucedida. Basicamente, essa boa apresentação depende de três fatores principais:

  • O seu comando das ferramentas de design do Power Point;
  • A atenção que você dá aos processos de apresentação;
  • E a sua dedicação em criar a manter um estilo consistente para a apresentação.

Para acertar nesses pontos, separamos 4 dicas simples e que podem lhe ajudar neste processo:

1. Os slides são apenas uma ferramenta

Apesar de ser uma ferramenta poderosa para incrementar as apresentações empresariais, o Power Point e seus slides são apenas uma ferramenta para ajudar nesse apresentação. O principal fator sempre será, portanto, a mensagem que está sendo passada.

Assim, use os slides para chamar a atenção para a sua mensagem, seus conhecimentos e sua compreensão do conteúdo – além do objetivo final para a apresentação em si, é claro.

2. Incorpore gráficos em sua apresentação do Power Point

Os slides não precisam ter marcadores. Se você fizer seus slides de apresentação corretamente, eles serão um guia ou suporte para o que você está dizendo.

E isso pode ser feito utilizando gráficos e imagens, que sempre causam um bom impacto em quem está assistindo.

Em vez de fazer diversos slides para explicar pontos em comum, opte por um slide com apenas um gráfico que ilustra o ponto em questão, ou ainda um gráfico e poucas palavras

explicativas.

3. Mantenha os slides do Power Point simples

Seja sempre claro e conciso em seus slides. Elimine o máximo de palavras possível, use gráficos como mencionado acima e, se você estiver criando um gráfico ou usando uma tabela para mostrar informações, simplifique-as para os elementos que são essenciais.

Dê uma olhada também em alguns exemplos de infográficos legais antes de montar o seu, especialmente para ver como as informações podem ser transmitidas de uma maneira mais simplificada e impactante.

Além do conteúdo, simplifique seu modelo, escolhendo slides com um fundo de cor única, por exemplo. Além disso, elimine o logotipo, as informações de contato ou qualquer outra coisa que é comum muitas empresas inserirem.

Colocar as principais informações corporativas na página de introdução ou, possivelmente, na última página é o suficiente.

4. Conte uma história com sua apresentação

Contar histórias sempre foi uma maneira eficaz de transmitir informações e torná-las mais memoráveis. Portanto, não forneça apenas informações, fatos e números em seus slides: conte uma história.

Crie uma história em sua apresentação, cite exemplos para enfatizar e contextualizar pontos específicos. Esses fatores não apenas deixam a apresentação mais memorável, mas também ajudam a criar uma maior conexão com quem está assistindo..

Vale ressaltar que a história criada não é para entretenimento, embora deva ser interessante. Ela deve estar relacionada ao tópico principal a apresentação.

E você, tem outras dicas de Power Point para compartilhar conosco? Então deixe seu comenrário!

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para se inscrever em nossa newsletter, e receba em seu email outros materiais exclusivos sobre finanças e investimentos.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *