Cada vez mais pessoas têm buscado se informar a respeito dos diferentes aspectos relacionados a investimentos e finanças para lidar de maneira inteligente com suas economias. Existem diversas atitudes a serem tomadas nesse sentido, como conhecer os mercados financeiros.
Afinal, assim como a bolsa de valores brasileira, a B3, existem diversas outras bolsas de valores ao redor do mundo. E muitas delas têm uma grande influência na maneira como o mercado nacional atua.
Para entender melhor quais são os principais mercados financeiros mundiais e seus impactos no Brasil, acompanhe este texto!
O que é o mercado financeiro?
O primeiro passo para compreender o impacto dos mercados financeiros mundiais na realidade brasileira é aprender o que significa esse conceito. Você sabe o que é mercado financeiro e como ele atua dentro das economias ao redor do mundo?
O mercado financeiro é um ambiente em que é possível comprar e vender produtos ou ativos financeiros, por exemplo. Ou seja, é nesse ambiente que acontecem as negociações de títulos, moedas, ações, derivativos etc.
Ainda, é importante compreender que cada país possui seu próprio mercado. Contudo, isso não significa que as negociações realizadas sejam referentes apenas às questões internas. Pelo contrário, existe intensa participação externa nos mercados financeiros do mundo.
Como ele funciona?
De maneira geral, o mercado funciona alinhando interesses das partes envolvidas. Enquanto alguns participantes têm capital sobrando e procuram maneiras de investir esses valores, por exemplo, outros precisam captar recursos para fazer com que seus projetos tenham andamento.
Logo, tanto empresas quanto pessoas físicas participam das negociações oferecendo ou tomando recursos, de acordo com as necessidades de cada momento. E há uma infinidade de possibilidades disponíveis no mercado financeiro.
Por exemplo, você pode investir em ações de uma determinada empresa negociada na bolsa de valores. Entretanto, também existem outras alternativas no mercado. Para acessá-las, basta ter conta em um banco de investimentos.
Qual a importância desse mercado na economia mundial?
Agora que você já sabe o que é o mercado financeiro, é importante entender de que maneira esse mecanismo de negociação de capitais atua ao redor do mundo e como ele influencia a economia mundial.
Confira!
Crescimento econômico
Como foi possível aprender, os mercados financeiros facilitam a realização de investimentos. Desse modo, as empresas podem captar recursos a partir de investidores, por exemplo. Eles, por sua vez, enxergam uma oportunidade para alcançar seus objetivos financeiros com essa relação.
A partir da relação mútua entre a sociedade e as companhias, é possível gerar crescimento econômico e desenvolvimento social. Isso ocorre porque o mercado permite mobilizar investimentos e fazer uma alocação eficiente de recursos financeiros, desenvolvendo a economia.
Afinal, as empresas podem conseguir uma base maior de investidores com um menor custo de intermediação. Ao mesmo tempo, a sociedade em geral pode ter uma maior estabilidade de renda no futuro e se beneficiar do crescimento econômico.
Interdependência econômica
Uma vez que as relações econômicas globais são cada vez mais conectadas, os diferentes mercados financeiros do planeta passam a ficar interligados. Assim, eles influenciam um ao outro — em especial aqueles que realizam parcerias comerciais para atuar.
Dessa forma, podemos dizer que a economia global é interdependente. Ou seja, nenhum país opera sua economia de forma isolada. Pelo contrário, as nações dependem umas das outras para prosperar economicamente.
Um bom exemplo dessa situação é o impacto que bolsas estrangeiras causam no Brasil. Como a maior parte dos investimentos feitos no país vem do exterior, os fatores que determinam as flutuações da bolsa nacional também são provenientes de outros países.
Quais são os 4 principais mercados financeiros mundiais?
Dentro da realidade global, algumas economias são mais desenvolvidas do que outras. Por conta disso, elas apresentam mercados financeiros que figuram entre os mais influentes no mundo.
Nesse contexto, as bolsas de valores costumam ter bastante importância para o mercado financeiro. Afinal, elas mobilizam boa parte da economia. Confira a seguir quais são as 4 principais bolsas mundiais!
1. NYSE
A NYSE (New York Stock Exchange) é a principal bolsa de valores do mundo e fica localizada nos Estados Unidos. Seu valor de mercado, no início de 2021, agregava aproximadamente 22,39 trilhões de dólares.
É também na NYSE que acontece o maior volume de transações no mundo. Inclusive, grandes companhias mundiais, como a Coca-Cola, Disney e McDonald’s, são negociadas nessa bolsa.
2. NASDAQ
Outra bolsa dos Estados Unidos que figura entre as principais do mundo é a NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations). Ela é a segunda maior bolsa de valores do planeta e tem o diferencial de ser especializada em grandes empresas do setor de tecnologia.
Alguns exemplos das companhias negociadas nela são:
- Amazon;
- Apple;
- Google;
3. Tokyo Stock Exchange
O terceiro dos maiores mercados financeiros do mundo é a principal bolsa de valores do Japão. Em fevereiro de 2021, a Tokyo Stock Exchange apontava um valor de mercado de cerca de 7 trilhões de dólares.
Diversas gigantes internacionais são negociadas nessa bolsa. Dentre elas, estão empresas do setor automobilístico como a Honda, Toyota e Mitsubishi.
4. Shanghai Stock Exchange
O quarto maior mercado financeiro do mundo é representado pela bolsa de valores da China. Com mais de 1000 empresas listadas, a Shanghai Stock Exchange (SSE) apresentava, no início de 2021, um valor de mercado de aproximadamente 6,23 trilhões de dólares.
Qual o impacto do mercado brasileiro no mundo?
Como você viu, grande parte dos investidores que fazem alocação no Brasil são estrangeiros. Além disso, assim como os mercados de outros países afetam a economia brasileira, o oposto também acontece. Contudo, em termos de tamanho e relevância, esse impacto tende a ser menor.
Na prática, o avanço ou retrocesso da economia brasileira tem reflexo para os mercados internacionais. Em especial, para aqueles que alocam recursos no país. Isso ocorre, principalmente, com relação às commodities — produtos de origem primária como petróleo, soja e minérios.
Por esse motivo, empresas como Petrobras e Vale possuem grande importância dentro do mercado financeiro brasileiro e mundial. Elas impactam não apenas a economia nacional, mas também a de outros países que têm relação com o Brasil.
Agora você sabe que os mercados financeiros ao redor de todo o mundo são bastante influentes. Como foi possível notar ao longo do texto, eles compõem uma dinâmica global que é interligada e interdependente para fornecer benefícios tanto para empresas quanto para investidores.
Quer investir no mercado financeiro de forma segura e eficiente? Então abra sua conta BTG Pactual digital e comece agora mesmo!