Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante no mercado de trabalho e no setor empresarial: as competências profissionais. É notório que o mercado se mostra cada vez mais competitivo, sendo necessário mais conhecimento e investimento em habilidades para se destacar. O que antes bastava, hoje não basta mais. O que antes não fazia tanta diferença, hoje faz (e muito).

Neste artigo, você irá aprender sobre as soft skills. Se você é um empreendedor, empresário e/ou tem uma equipe, entender o que são as soft skills e saber como desenvolvê-las são passos importantes para o crescimento do seu negócio e para o crescimento da sua equipe. Desenvolver suas próprias soft skills, no entanto, pode fazer a  diferença também na sua carreira.

Acompanhe a leitura  para descobrir o que são soft skills e entender como desenvolver a si mesmo ou sua equipe com 5 dicas práticas e simples. Então, vamos lá?

O que são soft skills?

Você sabe qual o significado das soft skills no ambiente profissional?  Houve um tempo em que diplomas e certificados bastavam para medir a competência de um profissional. Mas o mercado de trabalho mudou. Hoje em dia, competências técnicas não são mais suficientes para assegurar a formação e capacitação de um profissional.

Você deve estar se perguntando: “Mas, como assim?” Estamos falando de características subjetivas, que são o diferencial para um líder e uma equipe bem-sucedidas: soft skills.

Em resumo, as soft skills são competências ligadas à personalidade de cada funcionário: seus lados emocional, mental e social. Significam habilidades que surgem conforme a maturidade de cada indivíduo, baseadas em sua educação, cultura, crenças, valores e outras questões pessoais.

As Soft skills envolvem relacionamento e interação social no ambiente profissional, o que interfere diretamente na produtividade da equipe e na lucratividade da empresa.

Ou seja, são competências ou características muitas vezes “sutis”, não evidentes e não facilmente avaliadas. Não são obtidas a partir de capacitação técnica, então é necessário ter certa sensibilidade e preparo para detectá-las.

Hoje em dia, as soft skills são indispensáveis nos melhores processos de seleção do mercado. Quanto mais desenvolvida e moderna uma empresa, mais vai requerer e valorizar estas habilidades de seus funcionários.

Mas, afinal, como aprender soft skills e como desenvolvê-las? Pensando em um mercado competitivo e cada vez mais exigente, preparamos uma lista com 5 dicas práticas para você desenvolver soft skills em você mesmo e em sua equipe.

Dicas para desenvolver as soft skills da sua equipe

Ao auxiliar toda a sua equipe nessa questão, com certeza a sua empresa terá mais sucesso e, consequentemente, mais lucros. Uma equipe bem treinada e motivada é o ponto mais importante de qualquer negócio.

1. Priorize a boa comunicação

Comunicação é a chave de todo bom relacionamento, e não seria diferente no âmbito profissional. Envolve a participação de todos, além de promover o respeito, interesse e criatividade.

Através da comunicação, você e sua equipe podem propor projetos e ideias, preferencialmente de maneira objetiva e produtiva. Por isso, a primeira dica sobre soft skills é que você incentive os funcionários – e incentive a si mesmo – a se informarem sobre assuntos ligados ao negócio, além da troca de opiniões entre os diferentes setores.

Caso seja um líder, não deixe de se mostrar aberto para atender às dúvidas e conversar sobre assuntos importantes com sua equipe.

Comunicação não é só falar, não só oratória, mas uma gama de habilidades de relacionamento. No entanto, o ideal é uma mínima capacitação para falar com as pessoas envolvidas no negócio, assim como com os clientes.

2. Incentive a colaboração

Esta é uma soft skill importante. Comunicação e colaboração andam juntas, pois para uma boa colaboração entre pessoas é necessária uma boa comunicação, além de objetivos claros.

Por exemplo, incentive os membros da equipe a ajudarem uns aos outros, e tente você mesmo colaborar com eles. Perceba quando precisam de auxílio e orientação. Saiba tornar a equipe unida e resolver eventuais problemas de relacionamento ou entendimento.

Enfim, foque nos relacionamentos interpessoais no trabalho. Uma boa equipe é aquela em que um completa o outro, e até mesmo o líder é parte dela.

3. Saiba reconhecer potenciais e seja um incentivador

Isso é muito importante: reconhecer potenciais individuais e incentivá-los, assim como o estimular o desempenho de toda a equipe. 

Se você é um líder, perceba quais funcionários se destacam, por diferentes motivos: compromisso, proatividade e interesse são alguns exemplos. Estamos nos referindo aqui a profissionais engajados em seu próprio desenvolvimento e no desenvolvimento da organização.

Procure fazer com que as características positivas de cada funcionário sejam estimuladas, enquanto as negativas sejam contornadas e trabalhadas.

4. Troque feedbacks

Você sabe o que são feedbacks? Essa palavra vem sendo muito utilizada no ambiente profissional, e se refere a troca de ideias, sugestões e impressões.

Então, sempre guarde um tempo para conversar com os funcionários ou seus colegas de trabalho, evidenciando pontos fortes e onde é necessário melhorar.

Os feedbacks devem ser tanto individuais como coletivos, e realizados constantemente. Afinal, os feedbacks fazem parte do investimento em relacionamentos interpessoais, que são essenciais para o sucesso de qualquer organização.

5. Estimule o autoconhecimento

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”, disse Sócrates. Pode ser um pouco exagerado, mas o autoconhecimento de cada membro da equipe e do próprio líder são muito importantes para descobrir e desenvolver soft skills, bem como para o sucesso no trabalho.

Sabemos que o ambiente laboral costuma ser duro e, às vezes, dar pouca margem a interações, mas o ideal é que você incentive seus colegas e funcionários a extraírem o melhor de si mesmos, dedicando-se ao papel de cada um no negócio.

Olhe para dentro de si, e estimule cada pessoa da equipe a fazer o mesmo. Sem esse olhar, as soft skills talvez fiquem escondidas na rotina e na superficialidade, o que não gera excelência no trabalho. 

Para fechar com chave de ouro

Além de descobrir e desenvolver habilidades em sua equipe que não são tão visíveis à primeira vista, ou seja, não meramente técnicas, você deve tentar dar o exemplo em primeiro lugar, cumprindo prazos, atingindo metas e atuando de acordo com suas funções. 

Ao fazer isso, poderá e deverá cobrar o mesmo comportamento de cada funcionário, conforme as capacidades e funções de cada um deles.

Tente trabalhar uma soft skill de cada vez. Por exemplo, selecione uma capacidade para desenvolver em sua equipe em certo período, permitindo que haja tempo para que ela seja amadurecida de forma natural.

Hard skills não mais são suficientes para o sucesso de uma organização. Já as soft skills são necessárias para garantir bom rendimento, bons relacionamentos e, consequentemente, lucros e crescimento.

Ao selecionar um novo funcionário ou avaliar os atuais, procure verificar com atenção quais são suas competências. Veja também se há falta de certas capacidades que são imprescindíveis para a empresa ou para a função.

O mercado mudou: técnica não é mais atestado de competência. E quem quer se manter competitivo e crescer, não pode deixar de atentar ao máximo para as suas diferentes soft skills e descobrir se lhe falta alguma.

Esperamos que você tenha conseguido entender a importância das soft skills no trabalho e como desenvolvê-las e que, melhor ainda, possa colocar nossas dicas em prática!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *