Procrastinar vem do latim procrastinare. Ao analisarmos a etimologia da palavra, temos que “pro = a favor” e “cras = o dia seguinte”. Logo, entendemos que procrastinar é deixar para o dia seguinte.

Todos procrastinamos em um momento ou outro. As razões para deixar para amanhã o que se pode fazer hoje variam. Elas vão desde “estou muito ocupado” e “muito estressado” até “isso é muito arriscado” e “muito incerto”.

Claro que algumas vezes os motivos que nos levam a procrastinar podem ser válidos. Mas, na maioria das situações, eles não passam de desculpas para não termos que lidar com algum desconforto emocional inerente a algum trabalho ou atividade em nossas vidas.

Se você está lendo este artigo é porque quer acabar com a procrastinação. Entendemos que a questão não é fácil, mas esperamos que após a leitura de nossas dicas você consiga gerenciar melhor seu tempo e eliminar – ou pelo menos reduzir – o hábito de procrastinar. Vamos lá?

1 – Analise o motivo da procrastinação

Proponha-se a responder as seguintes perguntas:

  • Em que situações você procrastina? Por exemplo, você tende a procrastinar mais na parte da manhã ou da tarde? No início ou final do mês? Seu esforço é para terminar as tarefas depois de começar ou para começá-las em primeiro lugar?
  • O que você faz quando está procrastinando? Por exemplo, você navega nas mídias sociais, olha os e-mails, encontra tarefas pequenas e sem importância para fazer antes?
  • Por que você procrastina? Por exemplo, você constantemente se vê distraído ou se sente tão sobrecarregado que não sabe como começar?

2 – Defina metas

Para acabar com a procrastinação, primeiro defina quais são suas metas. Destacamos que aqui incluem tanto ações maiores, como por exemplo “empreender em um negócio X”, quanto as atividades que você tem durante a semana ou o mês, como “finalizar o relatório Y”, “ir ao supermercado” etc.

Ao fazer isso, seja o mais claro possível. “Ser saudável” é algo vago, enquanto “começar a caminhar 30 minutos por dia” é algo muito mais específico. “Criar um blog para minha empresa” é diferente que “criar um blog sobre assunto X em 15 dias”.

Tenha em mente que quanto maior for a precisão da meta, mais fácil fica para manter o foco na ação.

3 – Quebre o objetivo em pequenas tarefas

Quanto mais difícil, trabalhoso ou grandioso for o que precisa ser feito, mais difícil será acabar com a procrastinação. Para diminuir a pressão da tarefa, quebre-a em subtarefas.

Além de ajudá-lo a ser mais organizado, do ponto de vista psicológico isso traz grandes resultados quando se trata de eliminar o hábito de procrastinar. Isso porque ao dividir tarefas grandes em menores, você terá a impressão de que elas são menos intensas. O fluxo do progresso será mais facilmente percebido, o que dará a sensação de gratificação.

4 – Priorize as tarefas

Quando temos algo difícil, trabalhoso ou chato de ser realizado é normal que troquemos a atividade por algo mais sem importância, o que nos faz perder um tempo precioso. Priorizar suas tarefas pode ajudá-lo a descobrir quais não podem ser deixadas de lado e quando se deve trabalhar nelas.

Existem dois métodos principais para priorização de atividades:

  • O método de Ivy Lee: no final de cada dia, faça uma lista de seis atividades que devem ser executadas no dia seguinte e classifique-as por ordem de importância. Na hora da execução, comece sempre pelo primeiro item e só vá para o seguinte quando o anterior tiver sido concluído. Caso tenha ficado algum item inacabado, o mesmo deve ser movido para a lista de 6 itens do próximo dia.
  • A matriz de Eisenhower: como explicamos em Gestão do tempo x produtividade: como melhorar sua performance no dia a dia?, este método envolve a categorização de cada tarefa com base na sua importância e urgência. Para saber mais, recomendamos a leitura do artigo.

5 – Identifique seus ciclos de produtividade

Cada um de nós tem um ciclo de produtividade, o qual depende de fatores psicológicos, comportamentais e biológicos. Quer um exemplo? Algumas pessoas podem trabalhar melhor de manhã, enquanto outras podem ser mais produtivas à noite.

Uma das maneiras para acabar com a procrastinação é identificar os horários em que sua produtividade está no pico. Do mesmo modo, analise quando ocorre a queda, ou seja, em quais períodos de tempo você precisa se esforçar mais para se concentrar ou fazer qualquer coisa.

Em posse desse conhecimento, planeje para que a maior parte de seu trabalho seja executada no período em que você se sente mais produtivo. Para os momentos em que a produtividade cai, programe-se para que apenas suas pausas ou tarefas mais simples sejam agendadas.

Além disso, o ciclo de produtividade também pode estar ligado ao tipo de tarefa. Por exemplo, um trabalho criativo pode ser mais bem realizado no início do dia, antes de começar a lidar com e-mails, telefonemas e outras distrações. Uma vez que você consegue entender como funciona seu ciclo, você se torna menos propenso a procrastinar.

Vamos acabar com a procrastinação?

Antes de encerrarmos, queremos deixar bem claro que procrastinar é diferente de ser preguiçoso. Enquanto quem tem preguiça não age, quem procrastina o faz porque prefere concentrar-se em atividades menos urgentes, mais agradáveis e mais fáceis.

A procrastinação é um hábito, portanto; é um padrão de comportamento profundamente enraizado. Justamente por ser um hábito, muito provavelmente ninguém consegue eliminá-lo do dia para a noite. No entanto, é possível criar uma rotina que foque no fazer.

Neste artigo, demos 5 dicas que você pode adotar nas suas tarefas diárias. Caso tenha algo que você faça e que ajuda a acabar com a procrastinação, conte para nós nos comentários. Para receber mais dicas como essas, siga-nos em nossas redes sociais.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *