Está em busca de uma nova oportunidade de emprego? Pois saiba que antes de enfrentar as entrevistas pessoais, a análise curricular é o primeiro passo nesta jornada. Apresentar um currículo completo, com dados pessoais, atividades extracurriculares, experiências profissionais e formação acadêmica é o pontapé inicial!

As atividades extracurriculares, por exemplo, podem destacar você dos demais concorrentes e, muitas vezes, ser o fator decisivo na hora da contratação.

Quer saber o que é atividades extracurriculares e como escolher as melhores para valorizar o seu currículo? Fique atento ao artigo de hoje. Você vai compreender, de uma vez por todas, como turbinar o seu currículo profissional e conquistar a tão sonhada vaga de emprego.

Boa leitura!

Atividades extracurriculares: o que é?

Entende-se como atividades extracurriculares todas as atividades realizadas para fins de formação pessoal e profissional. Em suma,são aquelas formações específicas que ampliam a sua bagagem e tornam-se o diferencial dentro de um processo seletivo.

Aos olhos dos recrutadores, as atividades extracurriculares possuem um peso ainda maior. Ao realizá-las e apresentá-las em seu currículo, você envia a mensagem de proatividade e interesse por novas descobertas e conhecimentos. O desenvolvimento pessoal, neste caso, é um grande ponto de destaque.

A busca por valorização profissional é uma das principais qualidades que uma empresa exige de seus colaboradores. Se você reúne diversas atividades extracurriculares no currículo, já é um sinal verde e que, de fato, merece atenção.

Como escolher atividades extracurriculares?

Antes de escolher as atividades extracurriculares para melhorar o currículo, você deve saber que existe uma infinidade de opções. A escolha pela que mais se adequa ao seu perfil deve ser baseada, exclusivamente, no seu gosto pessoal.

No entanto, existem atividades curriculares que se encaixam melhor em currículos de determinadas áreas. Então, ao realizar uma nova atividade, é necessário considerar a sua vontade pessoal em realizá-la mas, também, se ela será capaz de melhorar o seu currículo de destacá-lo no mercado.

Veja algumas dicas de como escolher atividades extracurriculares:

  • Defina suas metas e objetivos pessoais a longo prazo.
  • Analise o mercado para a sua área de atuação.
  • Converse com profissionais da sua área e entenda os processos seletivos.
  • Considere seus gostos pessoais.
  • Não faça atividades extracurriculares apenas por fazer.
  • Saiba o que o mercado procura.

Exemplos de atividades extracurriculares para melhorar a currículo

Agora que você já sabe o que são as atividades curriculares e como elas são importantes para o seu currículo, é hora de fazer suas escolhas.

Está em dúvida e não sabe por onde começar? Fique tranquilo! Confira agora 5 exemplos de atividades extracurriculares no currículo!

1.   Cursos de idiomas

Não há como fugir: possuir um segundo – terceiro ou quarto – idioma é obrigação básica de quem deseja se destacar no mercado de trabalho. Houve um tempo em que ser fluente em inglês era um grande diferencial. No entanto, em algumas áreas, ele já se tornou obrigatório.

Ao realizar cursos de idiomas você não está apenas aprendendo inglês ou espanhol, por exemplo. Como se trata de um conhecimento que exige uma vasta dedicação para que os resultados sejam obtidos, o recrutador tende a entender que o profissional está disposto a encarar novos e complexos desafios.

2.   Ações de voluntariado

O voluntariado é uma das atividades extracurriculares mais bem vistas no mercado de trabalho – embora muitas pessoas ainda não dêem a devida importância para tal.

Ao se tornar um voluntário, independentemente da causa escolhida, você assume algumas responsabilidades que são transformadas em qualidades incríveis. Empatia, companheirismo, liderança, proatividade, comprometimento e generosidade são pontos positivos observados em qualquer currículo profissional.

Dependendo da organização onde for realizado o voluntariado, a atividade ainda pode ser considerada experiência profissional – o que conta ainda mais pontos em seu processo seletivo!

3.   Intercâmbio internacional

Nem todos possuem a oportunidade de realizar um intercâmbio internacional. Mas se você tem acesso a este caminho, saiba que vale a pena e é uma excelente atividade extracurricular.

A vivência fora do país, principalmente quando ocorre em um ano sabático após a conclusão do ensino médio, permite que você saia da sua zona de conforto e se adaptar a situações totalmente novas e fora da sua realidade. E estas são duas habilidades inerentes a qualquer área profissional.

Durante uma viagem o intercambista reforça laços e habilidades relacionadas a superação de desafios, empatia, relacionamento interpessoal e resiliência.

4.   Atividades culturais

Você ama música e teatro? Pois saiba que, apesar de não parecer, essas atividades extracurriculares são bem positivas para o seu currículo profissional. E é fácil entender.

Ao realizar um curso de teatro, por exemplo, você amadurece habilidades como autoconfiança e superação de desafios – ambas pertinentes ao mundo corporativo. Se você atua ou deseja atuar em posições que lidam diretamente com o público, o curso de teatro é um grande aliado, já que trabalha a dificuldade com timidez, apresentação em público e desinibição.

Aulas de música surtem o mesmo efeito. São perfeitas para aprimorar a sua comunicação e torná-la ainda mais assertiva.

5.   Prática esportiva

Outra dentre as atividades curriculares que podem passar despercebidas, mas que possuem grande valor nos currículos profissionais, são as atividades de prática esportiva. Mas atente-se: experiências deste tipo somente possuem mais valor quando a prática é regular e, principalmente vêm acompanhada de premiação ou qualquer outro tipo de destaque.

Dentre as qualidades e habilidades que a dedicação a prática esportiva oferece estão o senso de confiança, competitividade, disciplina, dedicação e trabalho em equipe.

6.   Cursos online

Que tal turbinar os seus conhecimentos em determinada área? Mesmo que você não possa se deslocar a uma instituição presencial, é possível apostar nos cursos livres online – muitos deles oferecem certificado de conclusão.

Hoje você encontra cursos EAD em todas as áreas de estudo, de Administração a Gastronomia. Como são cursos bem específicos, é possível obter qualificações bem pontuais. Cursos online que se aprofundam em leis específicas, meio ambiente, sustentabilidade, organização de documentos, idiomas e softwares de gestão são alguns dos possíveis caminhos.

As atividades extracurriculares possuem um grande peso no currículo. Sendo assim, se você deseja se destacar nos processos seletivos, considere buscar opções que lhe satisfazem mas, acima de tudo, que tenham valor para o mundo corporativo.

Gostou do artigo? Então continue acompanhando os demais conteúdos do blog! Aqui você encontra, diariamente, artigos incríveis sobre mercado de trabalho, carreira, desenvolvimento pessoal e muito mais!

Até a próxima!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *