Com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, destacam-se entre os melhores profissionais aqueles que possuem bons cursos de capacitação e qualificação. Para quem não está com a situação financeira tão tranquila, uma boa saída são os cursos gratuitos, principalmente os cursos gratuitos online.

Além de agregar valor e conhecimento a sua carreira, os cursos, mesmo gratuitos, podem ser um diferencial na disputa pela vaga de emprego.

Quer começar a se qualificar desde já? Então confira, no artigo, 10 opções de cursos gratuitos para turbinar sua carreira e valorizar seu currículo profissional!

1.  Inglês

Apostar em cursos gratuitos de inglês é uma ótima opção quando o assunto é qualificação profissional. Afinal, todos sabem que um segundo idioma, sendo o inglês como principal deles, deixou de ser um diferencial especial no currículo e tornou-se quase que obrigatório.

Se você não possuir pelo menos o nível intermediário da língua, as chances profissionais podem diminuir – e muito.

O Projeto Meu Brasil oferece cursos gratuitos de inglês online. A partir de aulas em vídeo, o aluno aprende a apresentar-se pessoalmente, o alfabeto, cores, comidas e nacionalidades. São conhecidos básicos necessários principalmente para quem atua com atendimento ao público em comércio.

Alunos que obtiverem nota maior que 7 na avaliação têm direito ao certificado de conclusão.

2.  Word 2013

Independentemente da área de atuação, dominar ferramentas tecnológicas é uma exigência. Operar o computador e seus principais sistemas operacionais é uma das principais exigências do mercado de trabalho.

A Unieducar – Universidade Corporativa – oferece, dentre vários cursos gratuitos, o curso online Word Básico 2013. Durante o curso, que possui duração de 4 horas, o inscrito aprenderá a criar e salvar documentos, explorar o menu Arquivo, exportar arquivos de texto em formato PDF e algumas noções de digitação.

Vale ressaltar que o Word já está em sua versão de 2019. Por isso, caso você tenha condições de investir em um curso pago da versão mais recente, pode ser uma boa opção. Entretanto, como esse curso é gratuito, vale a pena fazê-lo.

3.  Finanças empresariais

A Prime Cursos, plataforma de cursos gratuitos online, oferece um curso gratuito de finanças empresariais. Perfeito para profissionais que atuam em setores administrativos e financeiros, o curso traz reflexões sobre capital de giro, gestão financeira, indicadores econômicos, custo de capital, dentre outros temas relevantes a área de finanças.

São 40 horas de aula online, com emissão de certificado eletrônico de conclusão.

4.  Gestão financeira para empresas

O Sebrae, através de sua plataforma online, oferece um curso completo de gestão financeira  para  empresas. Com 4 módulos, o conteúdo trata sobre fluxo de caixa, giro de caixa, análise e gestão de estoques.

Ao se inscrever, o interessado tem o prazo de 15 dias para concluí-lo. O curso tem duração de 3 horas e possibilita a emissão de certificado digital.

Se você se interessa por cursos gratuitos com certificado, vale conferir os demais cursos oferecidos pelo Sebrae.

5.  Como vender pela internet

Vender pela internet é um dos caminhos escolhidos por quem não conquistou uma vaga fixa de emprego e atua como microempreendedor individual.

Como é um mercado bem competitivo, saem na frente os vendedores que possuem mais qualificação e diferenciação em suas estratégias, principalmente no âmbito de marketing e atendimento ao cliente.

O Sebrae possui muitos cursos gratuitos online, como o curso sobre como vender pela internet, com carga horária de 4 horas. Ao longo do curso são abordados conhecimentos sobre a história do comércio eletrônico, oportunidades de negócio, plataformas virtuais para venda e meios de ação, como permutas.

Há emissão de certificado e o prazo para conclusão é de 15 dias, a contar da inscrição.

6.  Atendimento ao cliente

O curso de atendimento ao cliente da Prime Cursos traz técnicas bem úteis para quem atua com prestação de serviços ou comércio. Acolher o cliente e atender bem é um diferencial que sempre resulta em boas vendas, não é?

Totalmente gratuito, o curso possui 10 módulos, além da introdução ao tema. Você aprenderá como atrair a atenção e satisfação do cliente, os principais erros cometidos no atendimento ao cliente, análise do perfil psicológico e muito mais.

Ao concluir o curso, você tem acesso ao certificado de conclusão com 30 horas/aula.

7.  Excel 2010 básico

A grande maioria das empresas mantêm seus controles financeiros e operacionais através de planilhas de Excel, aliadas a softwares de gestão. Sendo assim, se você não domina a ferramenta, poderá perder oportunidades profissionais.

A Fundação Bradesco possui o curso básico de Excel 2010. Oferecendo 11 horas/aula de aprendizado, o curso é um dos muitos cursos gratuitos que a plataforma social oferece.

Neste, mais especificamente, o matriculado aprenderá como operar as planilhas, desde sua criação a inserção de gráficas, fórmulas e filtragem de dados. O curso é recomendado para maiores de 14 anos e fornece certificado eletrônico gratuito.

Assim como no curso de Word gratuito, essa versão não é a mais recente. Entretanto, por ser gratuito, realizá-lo  pode ser uma boa opção para te fornecer uma boa base de conhecimento no Excel.

8.  Produção de conteúdo para web

Há algum tempo, a forma de fazer marketing mudou. Hoje, o cliente está na internet e precisa ser conquistado. A criação de conteúdo para blogs é uma das estratégias utilizadas.

Dentre os melhores cursos gratuitos nesta temática, há o curso de produção de conteúdo para web 2.0. Oferecido pela Rock Content, empresa brasileira de Marketing de Conteúdo, o curso é composto por 7 aulas que, juntas, concluem duas horas e meia de conteúdo.

Para ter acesso ao certificado, você deve concluir um teste avaliativo, composto por 60 questões. O documento é emitido para quem atingir um desempenho superior a 70%.

9.  Empreendedorismo

Empreender exige uma série de ações e qualificações, principalmente relacionadas a tomada de decisões, descoberta de mercado, marketing e finanças. O curso de empreendedorismo do Sebrae, que é um das dezenas de cursos gratuitos, trata destas questões.

O conteúdo do curso é dividido em 3 módulos relacionados a Finanças, Mercado e Empreendedorismo. São 16 horas/aula de conteúdo. Ao finalizar os módulos, é possível obter um certificado gratuito.

10. Gestão de Pessoas

Com 120 horas de conteúdo, o curso de gestão de pessoas do Portal Idea é totalmente grátis e, mediante taxa, emite certificado. Traz um conteúdo bem interessante a quem busca qualificação livre sobre gestão de pessoas e departamento pessoal.

Além de refletir sobre a gestão moderna de colaboradores, o curso propõe uma reflexão sobre as especialidades da gestão de pessoas.

Turbinar sua carreira nunca foi tão simples e acessível. Escolha um (ou mais) dos cursos gratuitos a distância compartilhados no post de hoje e agregue valor ao seu currículo. Lembre-se de que você precisa se qualificar caso deseje concorrer às melhores oportunidades profissionais!

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o blog e receba outras dicas sobre mercado de trabalho e qualificação profissional!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *