Milhares de pessoas, no Brasil e no mundo inteiro, têm se dedicado a aprender idiomas, seja para se desenvolver na área profissional, por necessidade pessoal ou por hobby. Afinal, em um mundo globalizado como o nosso, aprender um novo idioma é cada vez mais fundamental.

Por isso, neste artigo, preparamos uma lista de 10 apps e sites por meio dos quais você pode aprender outros idiomas de forma gratuita. Quer saber quais são estes apps e sites que ajudarão você a aprender um novo idioma sem dificuldades? Então continue a leitura!

Os principais idiomas

No Brasil, as linguagens mais procuradas são inglês – idioma universal na área profissional e governamental – e espanhol. Entretanto, também tem gente aprendendo mandarim, chinês, italiano, francês, holandês e muitos outros idiomas.

O melhor é que, a cada dia, aparecem novos aplicativos para aprender idiomas, assim como sites, com mais recursos e linguagens. E graças a eles é cada vez mais fácil aprender um novo idioma gratuito sem ter que sair de casa, apenas contando com uma conexão à Internet.

Bastante prático, não é mesmo?

Sites para aprender idiomas online grátis

Existem diversos sites e apps para aprender idiomas gratuitos. Para ajudar você a escolher entre as diferentes opções de plataformas para aprender idiomas online grátis disponíveis aos usuários brasileiros, preparamos a lista a seguir.

Continue a leitura e conheça alguns dos melhores sites para aprender idiomas online grátis, a qualquer hora e de qualquer lugar.

1 OpenCulture

O OpenCulture é um site para aprender 48 idiomas, desde os mais populares como os mais, digamos, exóticos. Ele aparece em inglês, mas você sabe que quase todos os navegadores têm a alternativa de traduzir sites, embora nem sempre com tanta eficiência.

Veja algumas das coisas que este site disponibiliza a você:

  • 300 cursos online;
  • 150 filmes gratuitos;
  • 700 audiobooks gratuitos;
  • 600 ebooks gratuitos;
  • 200 textbooks gratuitos;
  • 300 lições de linguagens gratuitos;
  • 150 cursos de negócios gratuitos;
  • educação K-12 gratuita;
  • Daily E-mail.

Então, se estiver pensando em aumentar sua cultura linguística, aprenda um novo idioma com a OpenCulture e não vai se arrepender. O site é muito bacana.

2 Italki

Este site tem versão em português, e é um dos melhores sites para aprender idiomas online grátis. A ideia é permitir que você conte com um parceiro na aprendizagem, alguém que escolha para troca de informações e ajuda mútua.

Há ainda à sua disposição fóruns, grupos de discussão e murais de recados. Ou seja, é um site totalmente colaborativo, que incentiva a aproximação entre pessoas com interesse em aprender determinado idioma, de todos os lugares do mundo.

E se você é professor, pode se cadastrar no site para uma vaga e ganhar dinheiro ensinando online.

3 Open Learning Initiative

Aprenda um novo idioma com esta plataforma da Carnegie Mellon University. O site está em inglês, e disponibiliza cursos gratuitos de espanhol, francês, árabe, chinês, e, é claro, inglês, além de outros idiomas.

Ponto negativo é que o site não disponibiliza certificado de conclusão.

4 Forvo

Aprenda um novo idioma de maneira inovadora com o Forvo, que tem versão do site em português e oferece recursos diferenciados.

Por exemplo: comunique-se em uma nova linguagem de forma rápida e prática, sem que o foco esteja em gramática e exercícios escritos. Aqui, reúnem-se as formas de pronúncia das palavras, classificadas em modalidades como verbos, adjetivos e substantivos.

Qualquer usuário pode gravar a pronúncia correta das palavras e disponibilizar para outros usuários.

E não é só isso: o Forvo possui dados de todos os idiomas: quantidade de falantes no mundo e de palavras pronunciadas na plataforma, por exemplo.

5 My Language Exchange

Neste site para aprender idiomas, é possível você conversar diretamente com pessoas nativas de diferentes lugares do mundo. Você aprende o idioma com a ajuda daqueles que mais o praticam.

Por exemplo, se você está aprendendo francês, pode se conectar com alguém da França ou de outro país em que a população fale esse idioma, que esteja interessado em aprender a língua portuguesa.

São dicionários, jogos e lições interativos com usuários de mais de 130 países.

A seguir, você acompanha alguns dos melhores apps para aprender idiomas gratuitos. Afinal, hoje quase todos vivem “grudados” no smartphone, e aprender através dele é uma ótima dica, não é verdade?

Apps para aprender idiomas gratuitos

Qual é o melhor app para aprender idiomas grátis? Você sabe?

A resposta é relativa. Mas, na lista abaixo, você confere 5 apps mais populares para aprender idiomas gratuitos. Eles, certamente, estão na lista dos melhores aplicativos do segmento.

Escolha o que melhor se adaptar ao seu estilo e comece agora mesmo a aprender um novo idioma. Confira!

1 Duolingo

Este é o app mais popular para aprender idiomas grátis. Está disponível tanto para Android como para iOS.

E como funciona? Sua estrutura é a de um jogo, o que incentiva a aprendizagem ao apresentar uma proposta divertida.

Você recebe recompensas ao atingir suas metas diárias, e os idiomas disponíveis são muitos.

2 Babbel

Célebre entre os aplicativos para aprender idiomas grátis, o Babbel é indicado para pessoas que estão precisando, em especial, treinar vocabulário do dia a dia.

São utilizadas imagens, frases de exemplo e pronúncias para tornar mais fácil o aprendizado.

O app está disponível para Android e iOS.

3 BBC Learning English

Se você já possui conhecimentos em inglês e deseja ampliar o vocabulário, o BBC Learning English é uma boa dica. É possível checar notícias e fazer a tradução de cada palavra, além da possibilidade de ouvir o texto em inglês.

Disponível para Android e iOS.

4 WLingua

Aprenda um novo idioma – inglês – com um app em português, que disponibiliza prova de nível para pessoas que já tenham conhecimentos em certo idioma. Ainda há um dicionário inglês-português, e as atividades são gravadas de forma automática.

Assim, você retoma o aprendizado a partir da lição mais recente ao reabrir o app.

Você ainda pode escutar áudios nas versões inglês britânico ou norte-americano. Porém, nem todas as atividades são grátis, há uma versão com mais recursos para comprar.

Disponível para Android e iOS.

5 English with LinguaLeo

Aprenda um novo idioma jogando! O app English with LinguaLeo apresenta uma alternativa inovadora para aprendizagem da língua inglesa, para adultos e crianças.

Há ainda fichas de memorização, dicas de gramática e tradução de palavras. Interessado? O app está disponível para Android e iOS.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Falando em aprendizagem através de apps, que tal conferir 9 aplicativos essenciais para quem quer organizar as finanças?

Se este artigo foi útil para você, compartilhe! Deixe sua opinião ou sua dúvida.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *