Aprender um outro idioma pode ser uma ferramenta importante para a carreira, mas também uma oportunidade interessante para quem gosta de manter o aprendizado ao longo da vida e estar sempre em contato com informações novas. Algumas pessoas, no entanto, têm mais facilidade para aprender uma nova língua do que outras – o que acaba desanimando aqueles que precisam lidar com uma maior quantidade de aulas e exercícios gramaticais para conseguir se virar em outro idioma.

Seja qual for o seu caso, assimilar uma língua nova pode ser feito de uma maneira muito mais simples e sem estresse do que você pode imaginar. Por isso, no artigo de hoje, você conhecerá 8 dicas para aprender idiomas que podem facilitar o seu aprendizado se você incorporá-las aos seus estudos.

Se você busca a proficiência em outro idioma ou conhece alguém que gostaria de receber dicas para aprender uma nova língua, continue a leitura do texto!

O estudo de uma nova língua

Quando aprendemos a língua materna na infância, somos expostos a ela de forma simples e natural. No entanto, quando crescemos e decidimos aprender outro idioma, é comum buscarmos aulas exaustivas e o estudo complexo da gramática.

E por mais que estes métodos sejam válidos e essenciais em muitos pontos, eles também trazem uma dificuldade: a assimilação natural. Uma forma simples de aprender idiomas é tornar o aprendizado o mais natural possível.

Confira a seguir 8 dicas para aprender idiomas que ajudarão você neste processo de assimilação natural. E não importa a sua idade: qualquer um pode voltar a estudar e buscar aprender uma nova língua de maneira mais tranquila e eficiente. Descubra como:

1. Experiencie o idioma

A forma mais prática de se inserir em um idioma é com a vivência natural, ou seja, mudando-se para o país onde a língua é falada ou mesmo viajando. Seja qual for a quantidade de tempo no local – um ano ou um mês, esta experiência traz um diferencial enorme nos estudos. Afinal de contas, é neste momento que você sai da sala de aula e dos exercícios de gramática para experimentar a língua no seu dia a dia, na vida real.

Para quem não tem a possibilidade de viajar ou passar um tempo fora no momento, não há necessidade de se desesperar: existem outras formas de realizar o processo. Saiba mais sobre estas opções nas próximas dicas para aprender idiomas.

2. Encontre alguém para conversar

Conversar no idioma que você está aprendendo é a melhor forma de se inserir nele de forma natural, mesmo que ainda falte conhecimentos gramaticais para uma conversa formal. O melhor é encontrar um nativo na língua, que se expressa corretamente e não tenha dificuldades com o idioma.

Em grandes cidades, é possível encontrar centros de língua ou fomentar encontros – marcados em redes sociais – nos quais as pessoas se reúnem para falar em outras línguas, especialmente em inglês. Encontrar alguém para conversar online também pode ser uma boa opção para aumentar sua proficiência.

3. Ouça o idioma no dia a dia

Um exercício simples para tornar o idioma natural para seus ouvidos é simplesmente ouvi-lo. Você pode ligar um noticiário internacional, assistir a um filme, ouvir uma música ou simplesmente acompanhar um vídeo no YouTube, a fim de ouvir o idioma do seu interesse de forma mais constante.

A princípio, você não precisa nem sequer entender o conteúdo das músicas, filmes, vídeos ou noticias por completo. Você não precisa nem se dar ao trabalho de prestar tanta atenção, se não quiser, uma vez que a ideia aqui é levar o idioma para seu subconsciente.

Dessa forma, a língua passa a ser assimilada não por obrigação, mas de forma natural – como foi com a língua materna. Ouvindo o idioma no dia a dia e buscando torná-lo parte da sua vida você conseguirá aprender muito mais fácil uma nova língua, sem grandes esforços.

4. Altere o idioma do seu celular

Outra forma fácil de se manter em contato constante e natural com o idioma é alterando o idioma padrão do seu celular, e-mail e redes sociais. É claro que, dependendo do seu nível de aprendizado, isso pode trazer mais dificuldades, mas é um desafio que se torna mais e mais fácil a medida que você se esforça.

5. Ouça músicas

Aprender idiomas é muito mais prazeroso quando nos aproximamos de entretenimento. Por isso, ouvir música na língua estudada também faz parte das melhores dicas para aprender idiomas com mais tranquilidade.

Encontre um gênero de seu agrado, procure as letras das músicas, anote-as e cante para ajudar a assimilar o conteúdo.

6. Assista a filmes com legendas no idioma

Ver filmes certamente é uma ótima forma de estudar e aprender uma nova língua. Por isso, assistir aos filmes no idioma de sua escolha com legendas neste mesmo idioma pode ser uma maneira bastante interessante de aprender enquanto se diverte.

Desta forma, você ouve e lê ao mesmo tempo o que está escutando, e se obriga a tentar entender o contexto da história, mesmo que ainda não domine o idioma.

7. Leia livros mais fáceis

Ler livros em outro idioma com conteúdo mais simples e de fácil assimilação é uma das 8 dicas para aprender idiomas que você deve agregar ao seu dia a dia.

Escolher livros infantis em outro idioma pode ser uma ótima forma de começar a melhorar sua leitura e conhecimento em uma nova língua, uma vez que estes livros possuem ilustrações que auxiliam na compreensão da história, palavras mais fáceis de se entender e sentenças curtas.

Se você já possui um domínio um pouco maior do idioma, procurar livros juvenis ou histórias já conhecidas mundialmente para ler pode ser uma excelente opção para aprender uma nova língua com mais facilidade.

8. Utilize aplicativos de idiomas

Existem centenas de aplicativos de idiomas disponíveis para smartphones, PC e tablets atualmente, que oferecem ferramentas incríveis para quem deseja aprender uma nova língua. Você pode escolher aqueles que melhor de adéquam aos seus objetivos, metas e ao seu nível de proficiência e iniciar seus estudos de maneira simples, sem estresse e, muitas vezes, de forma gratuita.

Não conhece nenhum aplicativo de idioma interessante para ajudar você a aprender um novo idioma? Então clique aqui e conheça 5 aplicativos para aprender idiomas pelo celular.

Aprender uma nova língua pode ser uma tarefa simples e mais prazerosa do que você imagina, e com essas 8 dicas para aprender idiomas aplicadas no seu dia a dia você conseguirá avançar na proficiência em pouco tempo e falar aquela nova língua que você sempre desejou conhecer.

Gostou deste artigo sobre 8 dicas para aprender idiomas? Então compartilhe o post com seus amigos em suas redes sociais!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *