Se você é um apreciador de bons rótulos de bebidas alcoólicas certamente já se perguntou sobre qual a melhor forma de apreciar cada uma delas, não é mesmo? Muita gente já tem alguma ideia de como se bebe vinho corretamente, por exemplo, mas quando se trata de uísque, a maioria das pessoas desconhece quais são as regras para aproveitar ao máximo a experiência da degustação do uísque.
Será que vale a pena acrescentar água ou gelo na bebida? Há uma maneira correta de se degustar uísque? Se você possui dúvidas como estas sobre como degustar uísque da maneira certa e aproveitar cada característica desta bebida, este texto é para você!
Confira a seguir uma lista com 6 coisas que você precisa saber para degustar uísque corretamente e para aprender a aproveitar todas as características desta bebida a cada gole.
1. O tempo
O uísque não é como o vinho, que vai ficando melhor com o passar dos anos. Neste caso, não é o tempo que garante o teor alcoólico ou a qualidade da bebida – diferente do que muita gente acredita, e sim a madeira na qual o uísque envelhece a verdadeira responsável pelo aroma e gosto da bebida
Por isso, a melhor opção para quem gosta de degustar uísque é consumir uma garrafa de uísque ao longo de até um ano – e não mais que isso. Parece mais sábio também não abrir diversas garrafas de uma única vez, e preferir abrir uma ou duas e as consumir por inteiro antes de ir para as próximas.
2. A água
Hoje em dia é comum acrescentar um pouco de água no uísque – sem que isso seja considerado um pecado mortal no mundo das bebidas alcoólicas. Se você é adepto desta técnica, saiba que você não está sozinho.
Apesar disso, é preciso ter atenção: se for acrescentar água, lembre-se de colocar apenas algumas gotas para abrir o aroma, respeitando a proporção de até 30% do volume da bebida.
3. O copo
Você sabia que o tipo de copo que escolhe para tomar a sua bebida pode interferir nos detalhes da experiência? No caso do uísque, um copo que tenha uma superfície em maior contato com o ar é a melhor aposta.
Para degustar uísque puro, um copo curto e com fundo grosso costuma ser a opção mais escolhida pela maioria dos apreciadores da bebida. Para drinks, um copo mais longo pode ser a melhor opção.
4. A temperatura
Na hora de decidir a temperatura para desfrutar a bebida, muita gente prefere optar pelo estilo caubói (temperatura ambiente, sem gelo) ou pelo uísque mais gelado, com uma ou algumas pedras de gelo no copo.
Você sabia, no entanto, que alguns tipos de uísque ficam mais gostosos se aquecidos em banho-maria? Uísques com textura aromática mais acentuada, por exemplo, podem ficar ainda melhores se aquecidos!
5. O sabor
Antes de degustar uísque com muita pressa – devido ao ritmo frenético da vida, procure tornar a experiência mais prazerosa e apreciar o sabor da bebida com mais calma. Incline o nariz na superfície inclinada do copo com uísque e aspire, a fim de sentir o seu aroma e, em seguida, aprecie o sabor da bebida.
Tome um gole e se dê um tempo de perceber a essência da bebida por alguns segundos. Lembre-se que você está degustando uísque, e não apenas ingerindo uma bebida qualquer, que não requer grandes técnicas para ser apreciada.
6. A inércia
Para melhor degustar uísque, deixe-o o tímido no copo ou na garrafa. A bebida não precisa ser chacoalhada ou mexida, pois contém um teor alcoólico muito alto – pelo menos 40%.
Por isso, mantê-la quietinha no copo poderá evitar que o aroma do álcool venha à tona de maneira mais forte. Você pode, no entanto, girar o copo de forma sutil, em um ângulo aproximado de 45 graus.
Seguir estas dicas e informar-se cada vez mais sobre como degustar uísque corretamente ajudará você a ter cada vez mais propriedade sobre a bebida. E quanto mais intimidade com a bebida, mais liberdade você acaba conquistando para poder se soltar um pouco das regras e criar seu estilo único de degustar uísque, com seu toque pessoal.
Talvez inserir aquela dose extra de gelo ou o costume de deixar a bebida descansando um pouco antes de aproveitar todas as suas características podem ser hábitos que farão você criar um estilo próprio para degustar uísque, e lhe darão ainda mais embasamento para tornar-se, em pouco tempo, um excelente degustador da bebida!
Agora que você já sabe como degustar uísque corretamente, que tal descobrir como investir em uísque?
Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!