Trabalho remoto, autônomo, home-office. São muitos os nomes dados para as categorias de atividades que não envolvem a deslocação do trabalhador até um ambiente tradicional de trabalho.

Os benefícios dessa modalidade são muitos, como uma maior autonomia, flexibilidade do expediente e uma melhor qualidade de vida. Começar a trabalhar em casa é um desejo de algumas pessoas ou então uma realidade para muitas outras.

Porém, como em qualquer outro tipo de trabalho, o home-office possui suas particularidades e exige uma preparação para ser desempenhado da melhor maneira. Com este artigo, apresentamos seis ideias para trabalhar por conta própria, inclusive, como trabalhar pela internet.

Deslize para continuar lendo!

1 – Decida no que irá trabalhar

Antes de mais nada, se deseja começar a trabalhar em casa é preciso definir que tipo de atividade será desempenhada. Você pode investir no hobby que sempre sonhou ou então trabalhar com algo que já está acostumado. Conheça algumas opções possíveis:

Montar um negócio

Além das ideias para trabalhar como autônomo mais clássicas, como a produção e venda de alimentos ou a revenda de artigos variados, outros tipos de negócios também podem ser desenvolvidos no ambiente residencial.

Um exemplo são as microfranquias domésticas, ramo que vem em ritmo crescente no país, de acordo com ABF (Associação Brasileira de Franchising). Geralmente com um baixo valor de investimento inicial, as franquias domésticas vão de jardinagem a agências de turismo.

As consultorias e prestação de serviços também são atividades que podem ser desempenhadas em modelo home-office. Essa é uma boa opção principalmente para profissionais em início de carreira, como, por exemplo, contadores, advogados e secretários remotos.

Sites

A internet foi uma grande divisora de águas no desenvolvimento de ocupações profissionais remotas. Trabalhar em casa pela internet em 2019 é uma realidade de fácil acesso a quem deseja.

A produção de conteúdo para a web é o nicho mais comum desse modelo de trabalho. A criação de sites, blogs e até mesmo e-books já são uma forma conhecida de ganhar dinheiro na internet.

Uma maneira aliada à produção de conteúdo é o marketing de afiliados. Ele consiste na divulgação de produtos e serviços de um anunciante em troca de uma comissão pelas vendas realizadas. Para isso, é importante ter uma plataforma de credibilidade, como um site ou blog conhecidos.

Sites para trabalhadores freelancers, como o Workana ou o 99freelas, também são uma das opções possíveis de home-office com baixo custo. Neles, você pode ofertar, de maneira prática, os serviços os quais é qualificado a desempenhar para que uma empresa ou pessoa física possa contratá-los.

Vendas online

Outras ideias para trabalhar pela internet são as vendas online, conhecidas também como e-commerce. Através de um site, é possível vender os mais diferentes tipos de produtos, indo de artesanatos e trabalhos manuais até roupas usadas.

Para a abertura de um e-commerce, é preciso investir apenas em um sistema confiável de lojas virtuais e esquematizar o processo de entrega dos produtos. Além disso, o marketing e divulgação do negócio também são importantes para seu sucesso.

2 – Defina um horário de trabalho

Depois de decidir qual será a função desenvolvida em seu home-office, é preciso esquematizar a melhor maneira de efetuar o trabalho. Uma das maiores vantagens de começar a trabalhar em casa é poder realizar um expediente com horários mais flexíveis.

Porém, quando se trabalha com tanta liberdade, é fácil cair na armadilha da procrastinação. Por isso, é conveniente a definição de uma carga horária e períodos de trabalho estabelecidos. Dessa maneira, você se condiciona a produzir efetivamente, sem tempo para enrolações ou distrações.

Não se esqueça também de definir os períodos de pausa, como o horário do almoço, imprescindíveis para o bom rendimento em qualquer atividade.

3 – Esteja arrumado

Assim como em um local de trabalho formal, você também deve se arrumar para seu home-office. A ideia de trabalhar de pijama o dia inteiro pode ser bem tentadora. Porém, ao trocar de roupas, se arrumar e tomar café, por exemplo, você começa a se preparar para o dia de trabalho.

Criar esse “clima” de preparação pode ajudar a entrar no ritmo produtivo mais rápido, além de demonstrar que o trabalho realizado é tão importante quanto qualquer outro.

4 – Tenha um local próprio

Assim como se arrumar, ter um local próprio de trabalho também ajudará no seu ritmo de produção, além de facilitar a separação entre vida privada e profissional. Essa separação é necessária em qualquer tipo de trabalho, mas quando se fala em home-office, ela torna-se essencial.

Isso porque os dois ambientes estão a todo momento se misturando, o que pode fazer com que o trabalho seja assunto da família e vice versa, interferindo em ambos os âmbitos.

Por isso, separe um espaço da casa para a sua atividade, podendo ser até mesmo apenas uma escrivaninha. Só não deixe a tentação de trabalhar sem sair da cama vencer.

5 – Avise a terceiros

De nada adianta estar preparado para o trabalho, com horários e locais definidos se as pessoas do seu convívio não colaborarem para a sua rotina. Trabalhar de casa não significa que você poderá sair a qualquer momento para resolver outros imprevistos, assim como também não poderia em uma empresa convencional.

Deixar claro o seu local e períodos de trabalho às demais pessoas e pedir para que os respeite, é uma tarefa determinante para o sucesso do home-office. A empreitada se torna mais difícil quando há a convivência com outros familiares da casa no mesmo horário do expediente, mas é preciso ser firme em sua posição.

6 – Prepare-se para imprevistos

Assim como em uma empresa, imprevistos também podem (e vão!) acontecer na sua casa. Quedas de energia e internet, barulhos externos e outras eventualidades poderão surgir para atrapalhar o seu dia de trabalho. Por isso, é preciso preparar-se para contornar essas situações, como por exemplo, estar ciente do espaço de coworking mais próximo a que pode recorrer.

Essas dicas de como começar a trabalhar em casa lhe ajudaram? Inscreva-se então no nosso canal do YouTube para ter acesso a mais conteúdos exclusivos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *