Planejar um casamento pode ser uma tarefa estressante para qualquer pessoa. E vai muito além de escolher detalhes como música, decoração e o vestido de noiva.

O planejamento envolve a contratação de diversos profissionais para a execução de diferentes atividades, ajustes de orçamento, entre outras atribuições nem sempre legais de lidar.

Mas, embora pareça muito trabalhoso, planejar um casamento não é exatamente uma empreitada impossível. É preciso organização para manter tudo no caminho certo, além de sempre seguir a ideia de dar um passo de cada vez na execução do evento.

Quer saber como planejar e realizar o casamento dos seus sonhos de maneira eficaz? Então acompanhe este artigo e confira 6 dicas para tornar este sonho realidade!

Por onde começar a planejar o casamento?

Uma coisa é unânime entre os profissionais que trabalham com a organização de casamentos: o orçamento é a primeira coisa que você deve definir ao começar a planejar um casamento.

Essa definição do orçamento envolve conversas entre os noivos e familiares, além de uma análise muito realista sobre a situação financeira do casal. Não adianta começar o planejamento de um casamento que custará milhares de reais se a sua realidade não permite isso.

Juntar dinheiro e criar uma reserva até a data do casamento também é uma ótima opção. O ideal é separar uma fatia da renda mensal para não comprometer as finanças em geral.

Para elaborar um bom orçamento para o casamento, enumere todos os custos envolvidos com a cerimônia e a festa, caso o seu sonho seja o combo cerimônia + festa. Caso os valores se mostrem fora de alcance, esteja preparado para priorizar o que não pode faltar no seu casamento.

Talvez aquela cascata de chocolate não seja exatamente uma prioridade, não é mesmo?

Só depois do orçamento definido é a hora de partir para a organização e planejamento dos detalhes do evento. Ainda assim, lembre-se de que, mesmo com o mais meticuloso sistema de planejamento e organização, é provável que ocorra algum imprevisto ao longo do percurso até o dia da cerimônia.

Por isso planejar o casamento com uma boa antecedência facilita o gerenciamento como um todo.

6 dicas para planejar casamento

Agora que você já sabe que é possível organizar sem muito estresse, confira algumas dicas sobre como planejar um casamento e o passo a passo para planejar o casamento dos seus sonhos! Confira:

1. Respeite o seu orçamento

Casamentos podem ser muito caros, é verdade. E, como já citado, elaborar o orçamento do evento é a primeira coisa a ser feita.

Mas, tão importante quanto elaborar esse orçamento é cumpri-lo.

Durante o planejamento da cerimônia e da festa, é muito comum que o casal acabe vendo itens e detalhes tentadores para adicionar ao grande dia. Mas todos o itens custam a mais no orçamento e, geralmente, custam caro.

Assim, procure nunca exceder o valor previamente definido no seu orçamento. Seja flexível, mas priorize os itens indispensáveis ​​para o casamento.

2. Crie uma linha do tempo para definir cada atividade

Além do orçamento, uma linha do tempo é parte muito importante do planejamento de um casamento. Desenvolva um cronograma e ajuste a sua programação para cumpri-lo.

Alguns sites de casamento fornecem listas de verificação que ajudam a definir as prioridades do cronograma. Ou seja, o que deve ser feito primeiro e assim por diante.

Planejar o seu calendário é fundamental para garantir tempo suficiente para realizar todos os afazeres que o casamento envolve e assegurar que tudo saia correto no dia.

3. Faça a lista de convidados

Para alguns casais, uma das coisas mais difíceis em planejar um casamento é definir e controlar a lista de convidados. Mas isso é fundamental para determinar muitos outros detalhes, como o tamanho do local para o evento e o buffet.

Lembre-se: quanto mais convidados, mais caro será o casamento. Portanto, deixe a política da boa vizinhança de lado e chame para este dia as pessoas que são essenciais para o casal. Ser seletivo nesse quesito é importante, principalmente se o orçamento for curto.

4. Crie um quadro de visão com inspirações

Definir algumas inspirações para o seu casamento ajuda a deixar o planejamento mais prático. Afinal, é bem mais fácil procurar opções e avaliar preços com os itens já definidos em mente.

Há diversas fontes de inspiração na internet, além de muitas ferramentas, como Pinterest e Instagram, que podem ajudar a criar quadros de visão. Estes quadros contribuem ainda mais para organizar as referências.

5. Consulte diferentes fornecedores e escolha quem passar confiança

Seja cuidadoso ao contratar fornecedores. Converse com diferentes profissionais, pesquise casamentos que eles já realizaram e sempre escolha os profissionais que passam confiança e credibilidade.

Muitas vezes, ofertas que se mostram muito abaixo do valor de mercado podem trazer grandes dores de cabeça no dia do casamento, com a execução saindo totalmente diferente dos seus planos.

É importante marcar reuniões com todos os fornecedores definidos, principalmente para acompanhar o gerenciamento das atividades. Assim, você evita surpresas desagradáveis.

Certifique-se também de ler com cuidado os seus contratos com os fornecedores. Verifique se todos os detalhes estão corretos e atente-se a itens importantes, como políticas de pagamento e cancelamento, antes de assinar. Não se esqueça de verificar se a data e a hora do evento estão corretas.

6. Tenha um plano B

Por mais que você não queira pensar nisso, algo pode dar errado no dia do casamento. E isso pode ser qualquer coisa, desde um problema com os músicos até o clima diferente do que você havia imaginado (como a presença da chuva!).

Assim, sempre tenha planejado alternativas para cada cenário que possa acontecer no dia do casamento. Considere tudo o que pode sair diferente do planejado e quais as soluções para cada uma dessas opções. Isso evita pânico no grande dia.

Resumindo, planejar um casamento não precisa ser estressante, basta ter as ferramentas e dicas certas para realizar cada etapa com antecedência.

Contar com a ajuda de profissionais especializados na organização de cerimônia facilita bastante todo o processo. Porém, ainda assim, os noivos estarão envolvidos em cada decisão.

Não deixe, portanto, de planejar cada detalhe do seu casamento. No final, o resultado será sempre muito gratificante!

Esse conteúdo foi útil para você? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas aproveitem as dicas do artigo!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *