Quando falamos de profissionais bem sucedidos, logo pensamos em pessoas visionárias, que sabem onde querem chegar. O fato é que, muitas vezes, esquecemos que, para chegar ao topo, é preciso desenvolver o pensamento estratégico — e aprender a utilizá-lo de forma que traga bons resultados.

Esse método é especialmente importante no mundo empresarial. Na grande maioria das vezes, o profissional que é visto como estrategista simplesmente busca equilibrar os desafios do seu dia a dia e alinhá-los com as suas perspectivas para o futuro. Para esclarecer um pouco mais sobre esse assunto, preparamos algumas dicas que vão ajudar você a pensar como um estrategista de sucesso.

Boa leitura!

1. Procure entender um pouco sobre finanças

O primeiro passo para desenvolver o pensamento estratégico é saber que, independentemente da sua área de atuação, se você deseja ocupar um cargo gerencial deve desenvolver uma visão financeira da empresa em que atua. Para isso, é necessário ampliar seu conhecimento sobre os resultados financeiros de cada setor, entender como é feita a análise para viabilização dos projetos.

Ainda, é necessário saber como definir um orçamento para determinada atividade.

2. Utilize os jogos para treinar a mente

Isso já foi provado por inúmeros estudos: uma das melhores maneiras de desenvolver o pensamento estratégico é por meio de jogos.

Desde os clássicos tabuleiros de xadrez — que voltaram à moda após o lançamento de O Gambito da Rainha, da Netflix — até jogos de estratégia online, como o lendário Warcraft, considerado um dos jogos de MMORPG de maior sucesso de todos os tempos, ou ainda o desafiante jogo de cartas Blackjack, em que definir a estratégia adequada e fazer cálculos simples são essenciais para vencer, há inúmeras opções para ajudá-lo a desenvolver o pensamento estratégico.

Na plataforma de jogos de cassino online da Betway, por exemplo, existem diversas modalidades do Blackjack — clássico, europeu ou temático — para experimentar estratégias diferentes. Jogos como estes fazem com que você mantenha o foco durante bastante tempo, com especial atenção aos movimentos do adversário – o que contribui de forma significativa para treinar a sua capacidade de desenvolver estratégias vencedoras.

3. Questione tudo e todos com inteligência

Nem sempre levantar a mão e fazer uma pergunta são tarefas fáceis. Mas é muito importante que você o faça. Inclusive, saber formular perguntas difíceis é um passo fundamental para desenvolver o pensamento estratégico. Afinal, toda pergunta vem acompanhada de uma resposta, que, curiosamente, nos leva à outra pergunta.

Nesse caso, para treinar a sua mente e pensar como um estrategista, você deve aprender a fazer as perguntas certas e jogá-las na roda sempre que possível.

Mas lembre-se: ao questionar você estará dando margem para um debate. Portanto, é fundamental que esteja preparado para enfrentar esses conflitos e entenda que é possível argumentar sem discutir com o seu “oponente” — basta apresentar as suas ideias de forma estratégica, honesta e objetiva.

4. Aprenda a controlar o seu tempo

Quando uma pessoa se propõe a ser um verdadeiro estrategista, o “tempo para pensar” deve ser tão importante quanto qualquer outra atividade no seu dia. Porém, sabemos que se a sua agenda estiver repleta de tarefas e compromissos, ficará difícil encontrar um momento de respiro para treinar a sua mente. Certo?

Portanto, o ideal é que você assuma o controle e gerencie o seu tempo, priorizando o que for importante e delegando o que for possível. Dessa forma, ficará muito mais fácil encontrar um espaço que lhe permita refletir sobre o que está, de fato, sendo feito.

5. Posicione-se e fale como um verdadeiro estrategista

Já falamos sobre a importância de entender sobre finanças, a necessidade de controlar o seu tempo e formular perguntas difíceis, e até sobre como treinar a sua mente com o uso de jogos. Porém, se você realmente quer se destacar no mercado de trabalho, de nada adianta aplicar todas essas dicas em seu dia a dia e, no fim, guardar todos os pensamentos só para você.

É preciso se comunicar com o mundo! Seja através de um artigo escrito ou de uma palestra ao vivo, estruturar o seu pensamento trará resultados incríveis. Caso não tenha muita afinidade com a escrita, você pode exercitá-la, anotando os seus pensamentos, priorizando o que é importante e estruturando um texto que faça sentido, por exemplo.

6. Olhe ao redor e identifique as tendências

Por fim, sabemos que um dos maiores entraves daqueles que desejam desenvolver seu pensamento estratégico é justamente o fato de não olharem à sua volta. Para pensar de forma estratégica, é preciso identificar as tendências de mercado e entender o contexto ao seu redor.

O lado bom é que existem diversas maneiras de expandir a sua mente, seja através de uma boa conversa com um colega de trabalho, lendo o noticiário ou até mesmo, analisando dados e pesquisas.

Como você pode perceber, tudo está interligado e é preciso colocar todas as dicas em prática, não somente uma delas. Para tornar-se um gestor e exercer uma boa liderança, é preciso pensar de forma estratégica, como os técnicos de futebol, por exemplo.

Afinal, um técnico não entra em campo, mas ele é o principal responsável por traçar as estratégias que irão definir o resultado final da partida. Pense nisso!

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *