Muito se fala sobre como deve ser a postura de um líder ideal, especialmente sobre quais as virtudes de um líder colaboram para que uma empresa seja bem-sucedida. Afinal, é a partir destas virtudes que um bom líder consegue dar o melhor de si e fazer a diferença.

Uma pessoa virtuosa tende a fazer o bem em todos os momentos, independente da pressão ou do estresse que estejam envolvidos naquela situação. E isso é extremamente relevante para o mundo dos negócios.

Para saber quais as virtudes esperadas de um líder e, consequentemente, quais os pontos fortes de um líder para desempenhar um papel significativo no desenvolvimento dos negócios, continue acompanhando o nosso artigo até o final.

O que é ser um líder com virtudes?

A liderança é algo importante. Os líderes moldam nações, comunidades e, obviamente, organizações empresariais. E, infelizmente, nem todos os líderes são bons ou têm consciência do impacto que eles têm sobre outras pessoas e ambientes.

Tanto os líderes bons quanto os ruins possuem características que se correlacionam com a capacidade de atingir seus objetivos. Tão importante quanto isso, esses mesmos traços determinam muito sobre os seguidores, parceiros e clientes com quem esses líderes se relacionam.

De acordo com o livro “10 Virtues of Outstanding Leaders: Leadership and Character”, os filósofos Al Gini e Ronald Green insistem “que ética, caráter e virtude são essenciais para a verdadeira liderança” e qualquer outra coisa é enganosa. Eles definem a liderança da seguinte forma:

“Liderança não é apenas um conjunto de habilidades aprendidas, uma série de resultados, uma carreira, uma profissão ou um título. A liderança, em sua essência, é sobre caráter: especificamente, um personagem sintonizado com suas responsabilidades éticas para com os outros. O tipo de personagem que, em relação aos outros, sempre tenta fazer a coisa certa, pela razão certa, de propósito.”

Mas, afinal, o que é ser um líder com virtudes? As virtudes servem como um estímulo para a nossa capacidade de trazer o melhor de nós mesmos e daqueles que nos rodeiam. Virtudes são forças dinâmicas, que aprimoram progressivamente a nossa capacidade de agir e fazer tudo com excelência.

Assim, um líder virtuoso é aquele que consegue estimular e extrair o melhor de sua equipe através da criação de um ambiente de trabalho saudável e no qual todos se sintam encorajados a darem o seu melhor.

Quais as virtudes esperadas de um líder?

Obviamente, ninguém cria virtudes da noite para o dia. Essas características são criadas e formadas ao longo da vida. Entretanto, é possível seguir algumas dicas que ajudam a entender e despertar as virtudes de um bom líder.

Alguns especialistas garantem que usar os aprendizados de outras pessoas para desenvolver suas próprias virtudes é um caminho inteligente para criar uma boa liderança. Ou seja, não replicar atitudes ruins, aprender com os erros e ouvir sobre as experiências de outros empreendedores que deram certo ou errado é fundamental para ajudar a moldar as suas próprias virtudes.

Assim, separamos 6 virtudes mais identificadas em grandes líderes e executivos. E que são essenciais para inspirar o ambiente de trabalho.

Confira!

1. Visão

A primeira virtude para o perfil de um líder é criar e articular sua visão. Isso significa ter uma ideia definida e sobre o que é e para onde está indo o seu negócio, além de contar com um planejamento estratégico para realizar as etapas que garantirão a realização das metas propostas.

Ter uma visão clara transforma o indivíduo em um tipo especial de pessoa. E, para muitos especialistas, é o que define grandes líderes de seus funcionários.

2. Coragem

Outra qualidade sempre citada de forma unânime entre os grandes empreendedores e especialistas em liderança é a coragem. Ter essa virtude significa que você está disposto a correr riscos na execução de seus objetivos, sem garantia de sucesso.

Como não há certeza na vida ou nos negócios, todo compromisso que você faz e todas as ações que você toma envolvem algum tipo de risco. Para muitos, a coragem acaba sendo a característica externa mais identificável de um grande líder.

3. Integridade

Em quase todas as sessões de planejamento estratégico para empresas grandes e pequenas, o primeiro valor que todos os executivos concordam que a empresa deve ter é a integridade. Todos concordam com a importância de realizar negócios honestos e manterem a integridade em tudo o que fazem, interna e externamente.

A integridade exige que você sempre diga a verdade às pessoas, em todas as situações. E isso é fundamental para criar a confiança necessária para o sucesso de qualquer empreendimento.

4. Humildade

Ao contrário do que muitos pensam, a humildade dá sim bons resultados. Quanto mais contido estiver o ego, mais realista você se torna sobre os seus próprios problemas, e aprende a ouvir e admitir que não sabe as respostas para tudo.

Humildade não significa fraqueza ou insegurança. Ao contrário: significa autoconfiança e autoconsciência para reconhecer o valor dos outros sem se sentir ameaçado. Por isso, essa virtude é considerada uma das mais raras, de acordo com os especialistas em liderança.

Grandes líderes são fortes e decisivos, mas também humildes. Eles sabem que pode aprender com qualquer pessoa e a qualquer momento, uma vez que seu orgulho não atrapalha a coleta das informações necessárias para obter os melhores resultados para os seus projetos.

5. Pensamento Estratégico

Entre os pontos fortes de um líder está o pensamento estratégico, requisito indispensável para que esse líder consiga realizar planejamentos eficazes. Bons líderes têm a capacidade de antecipar tendências, bem antes de seus concorrentes. E fazem isso através de um planejamento estratégico cuidadoso.

Devido ao aumento da competitividade, apenas os líderes e organizações que trabalham com um planejamento estatégico podem antecipar como sobreviver nos mercados futuros.

6. Foco

Pessoas de sucesso mantêm um foco positivo na vida, não importa o que esteja acontecendo ao seu redor. E com os líderes não é diferente. Manter o foco nas necessidades da empresa é essencial para conquistar os resultados almejados.

O foco também é uma da virtudes que todo líder deve ter. Afinal, permite que ele se concentre em seus próprios pontos fortes e também nos outros, podendo incentivar seus parceiros e colaboradores da melhor forma possível.

Liderança nos dias atuais

Graças às constantes mudanças do mercado, muitas pessoas se perguntam o que é ser líder hoje e como esse papel pode ser executado de forma moderna e assertiva.

A realidade é que a liderança deve mudar tão dramaticamente quanto todo os outros processos do mercado, a fim de sair à frente das mudanças que estão acontecendo nos negócios. Porém, são justamente as virtudes que citamos que são atemporais e adequadas para toda e qualquer empresa.

A sociedade atual pede, também, líderes ágeis e dinâmico. São líderes que combinam habilidades sociais e orientação para resultados, que ajudam todos na organização a se tornarem mais autônomo e a assumirem um papel mais ativo no progresso da empresa.

Lembre-se: grandes líderes equilibram um viés em direção aos resultados com uma preocupação com as pessoas que fazem o trabalho. E você, possui alguma destas virtudes de líder? Conte nos comentários!

Este conteúdo foi útil para você? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam ler!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *