Ter uma renda extra no final de todo mês é sempre bom e pode fazer uma grande diferença. Conseguir ganhar dinheiro pode ficar mais fácil por meio da utilização de sites e aplicativos para fazer freelance.

Há diversos disponíveis e várias pessoas já conseguiram aumentar suas rendas trabalhando por meio dessas plataformas. Algumas oferecem tantas oportunidades que há quem viva somente com o que ganha nelas.

Por isso, selecionamos os melhores sites e aplicativos para fazer freelas e que podem lhe render bons frutos no final do mês. Confira agora 7 sites e apps para ganhar dinheiro e escolha o que mais lhe oferecer benefícios!

1. 99Freelas

O 99Freelas é uma plataforma até bem conhecida e oferece diversas opções de freelas em diversas áreas, como: redação, web design, fotografia, tradução e até criação de contratos.

A pessoa que deseja prestar serviços na plataforma deve fazer um cadastro e montar seu perfil, dizer o que sabe fazer e depois procurar projetos para oferecer serviços.  A plataforma tem um perfil gratuito que é limitado. Por isso, vale pagar e ter um perfil premium para ter mais opções e se candidatar a mais projetos.

O custo dos planos variam. A maior vantagem do 99Freelas é a quantidade enorme de projetos que são disponibilizados na plataforma. O lado ruim é a alta competição, com muitos contratantes querendo fechar com aquele que oferecer o menor preço, ao invés de atentar-se à qualidade. O 99Freelas conta com um site e um aplicativo de celular.

2. Getninjas

O Getninjas é uma das maiores plataformas de contratação de serviços do Brasil, de acordo com a própria empresa. Lá é possível oferecer tanto serviços que podem ser feitos via internet, como design, consultorias e aulas, quanto serviços presenciais, como reformas, limpeza e eventos.

Além do site, existe aplicativo para Android e iPhone. Você inscreve-se na plataforma e, quando alguém disser que precisa de algum serviço que você oferece, você pode entrar em contato diretamente com a pessoa para mandar um orçamento.

3. UpWork

O UpWork é um site em inglês que também conta com aplicativos para Android e iPhone. Como é um site dos Estados Unidos, saber inglês é primordial para poder oferecer serviços nessa plataforma.

A concorrência é enorme, pois você concorre com profissionais do mundo todo. Por outro lado, ter a possibilidade de ganhar em dólares é uma vantagem.

Os serviços oferecidos são os mais variados, como web design, design, redação e tradução, dentre outros. Você pode fazer seu cadastro gratuitamente, mas a cada serviço feito, o Upwork cobra uma taxa.

4. Fiverr

Outra plataforma em inglês. No Fiverr, pessoas do mundo todo oferecem serviços com valores baixos. O cadastro nela é gratuito e você pode oferecer todos os tipos de serviços que imaginar, até mesmo mandar videos cantando “Parabéns”, por exemplo.

O lado ruim do Fiverr é que há diversos freelancers de países ditos subdesenvolvidos, que acabam oferecendo serviços a preços mais baixos que a maioria, como os freelancers da Índia e Bangladesh, dentre outros. Isso acaba prejudicando a competitividade dos profissionais e a remuneração no geral.

No Brasil, há uma outra plataforma com uma proposta semelhante, que é o VinteConto. O Fiverr conta com o site e aplicativo.

5. Workana

A Workana é outra plataforma conhecida que conta somente com o site. Diversos freelancers oferecem serviços dos mais variados ramos. O cadastro costuma ser um pouco mais caro do que em outras plataformas, mas até hoje a Workana é vista como uma das maiores plataformas de freelancers.

6. Freelancer

A plataforma Freelancer conta com um site e aplicativo para celular. Bastante conhecido, dá a possibilidade de oferecer serviços não só para brasileiros, mas para pessoas e empresas de outros países. Você pode fazer o cadastro gratuitamente, mas vale olhar os valores do planos premium para ver se vale a pena, dentro da sua possibilidade.

De acordo com o site, você pode oferecer serviços em mais de 1350 categorias distintas. Além dessa plataforma, o Freelancer é dono de outra, a Prolancer, que também vale a pena ser conhecida.

7. Crowd

A Crowd se tornou uma das mais queridas entre freelancers e trabalhadores autônomos. Para entrar na plataforma, você tem que fazer um cadastro que é gratuito. Ao contrário das demais, nessa plataforma quem paga para oferecer trabalho são as empresas, e não os freelancers.

Por ter que pagar, as empresas da plataforma costumam dar uma atenção maior aos seus projetos e escolhem bem os freelancers. Assim, acabam contratando mais pela qualidade do que pelo valor oferecido.

Por causa dessa proposta diferente, que valoriza o trabalho do freelancer, a Crowd é vista com bons olhos pelos profissionais.

Outras que valem a pena serem citadas

Além dessas 7 plataformas, que são bem conhecidas, vale citar outros sites para freelancers que merecem a atenção e podem dar boas oportunidades de ganhos em casa:

  • Lionbridge: oferece serviços de tradução de textos, dentre outros. O freelancer precisa se cadastrar no site e verificar as oportunidades. Essencial ter inglês avançado/fluente e os pagamentos são feitos em dólares;
  • TextBroker: plataforma que oferece serviços de produção de conteúdo. O cadastro é gratuito e você precisa fazer um pequeno teste para ser aprovado e entrar na base de dados do site;
  • Meu Redator: empresa que conecta produtores de artigos e post para blogs com empresas que precisam desse serviço. O cadastro na plataforma é gratuito e o redator precisa enviar artigos feitos para análise, antes de ser contratado para um serviço;
  • Appen: empresa que oferece serviços dos mais variados tipos. Os ganhos são em dólares.

Apesar de ter diversas plataformas, o ideal é escolher no máximo uma ou duas para focar e oferecer serviços. Primeiro, porque muitas delas acabam obrigando você a fazer o plano premium, que é pago, para poder usar o site ou para qualificar-se às melhores oportunidades. Pagar planos Premium em diversas plataformas de freelancers pode custar caro ao seu bolso.

Em segundo lugar, ficar olhando diversas plataformas para procurar por trabalhos pode ser cansativo. Por isso, escolha aquela que oferecer mais oportunidades na área que você pretende prestar serviços. No entanto, isso não impede de entrar em todas e testar por um tempo antes de decidir em qual você pretende ficar.

Artigos relacionados:

Há diversos sites e aplicativos para fazer freelance que você pode fazer um cadastro e oferecer trabalhos para aumentar sua renda ou ganhar um dinheiro extra quando precisar. Para isso, procure entender melhor as políticas de funcionamento de cada um, analisar com calma, testar e escolher uma ou duas que mais lhe oferecerem benefícios.

Por isso, se quiser muito garantir uma renda extra, não deixe de ver as plataformas indicadas no artigo e comece já a ganhar dinheiro em casa!

Que tal aprender a fazer seu dinheiro render? Então confira o Canal do Youtube do Portal André Bona e comece já a fazer seu dinheiro trabalhar para você!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Comentários

  1. Guia do Host    

    Excelentes dicas para freelancers!

    1. Renato    

      Agradecendo aos conhecimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *