A tecnologia tem contribuído para que o home office seja cada vez mais difundido. O número de profissionais autônomos, nômades digitais e freelancers que tem adotado suas casas como local de trabalho tem aumentado.

Principalmente nos grandes centros muitas empresas já oferecem vagas cuja função pode ser exercida de qualquer lugar, desse modo não obrigando o colaborador a se deslocar diariamente a um local.

Já sabemos que é possível fazer dinheiro trabalhando de casa. O fato é: trabalhar home office é para você?

Neste artigo lhe ajudaremos a encontrar uma resposta e mostraremos as principais características que uma pessoa precisa ter para ser bem-sucedida nesse modelo de trabalho.

Vantagens do home office

Para entender se trabalhar home office é para você, analisaremos os prós e contras neste e no tópico a seguir.

Como pontos positivos, talvez o maior seja a possibilidade de estar no comando do seu dia. Quem trabalha de casa pode definir e personalizar o horário de trabalho para atender às necessidades de sua rotina.

Por exemplo: seu pico de produtividade é mais no final da tarde? Ou é na parte da manhã que você se sente com mais energia? Seja como for, o home office dá ao profissional a liberdade de decidir quando realizar suas tarefas.

Além da liberdade de poder definir horários e dias de semana. Se você for um freelancer ou autônomo, o home office possibilita que você controle suas próprias metas de renda, bem como seus preços de produtos ou serviços, que tipos de clientes atendem ao perfil do seu trabalho, entre outros.

Outra vantagem está nas oportunidades de crescimento. Em uma empresa, muitas vezes o profissional consegue chegar somente até um limite de cargo e salário. Já quem trabalha de casa no seu próprio negócio terá que aprender e desenvolver novas habilidades continuamente, com a certeza de que isso ajudará a crescer e até a ganhar mais dinheiro.

Desvantagens do home office

Trabalhar home office pode ser algo muito solitário, pois acaba sendo você e o computador. Isso pode também fazer com que a pessoa se isole e perca contato com outros profissionais, o que acaba sendo algo ruim para o seu desenvolvimento.

Outra desvantagem nessa modalidade está no fato de que para muitos indivíduos toda hora é hora de trabalhar. A dificuldade de se desligar pode atrapalhar a vida social e, o que é pior, ao longo do tempo o estresse aumenta e pode trazer malefícios à saúde.

Adicionalmente, trabalhar home office é estar cercado de distrações que estão a apenas alguns passos de distância. Por mais que você tente, pode ser muito fácil se distrair com coisas como pagar contas, lavar a louça, limpar a casa, sentar um pouco no sofá e assistir à televisão, etc.

O perigo aumenta quando as distrações se acumulam e afetam a quantidade de trabalho realizado durante o dia. Logo, o salário no final do mês também será menor.

Então, home office é para você?

Entendidas as principais vantagens e desvantagens da modalidade, você já conseguiu ter uma ideia se trabalhar home office se adequa ao seu perfil. Mas, para ajudar, sugerimos que pense em alguns pontos.

Liberdade

O primeiro é com relação a como você lida com a liberdade. Se poder controlar a sua rotina é uma das melhores vantagens em trabalhar home office, é importante entender que essa mesma liberdade pode ser tentadora. Nesse caso, o risco de procrastinar pode ser grande.

Disciplina

Disciplina é outro ponto importante. Quem trabalha de casa precisa de muita disciplina principalmente em dois pontos: horário e atividades realizadas. Apesar de o profissional ter mais liberdade, é fundamental que ele estabeleça uma rotina com horários e tenha disciplina para mantê-la.

No caso do home office, pode ser que em um dia, por exemplo, você não se sinta bem e resolva não trabalhar, ou que decida tirar três dias de folga no meio da semana. Não tem nada de errado nisso, afinal, é você quem controla seu tempo.

O erro está em fazer das folgas a rotina e em não se programar direito. Por isso, é imprescindível que o profissional home office tenha disciplina para controlar se suas tarefas estão em dia (algumas ferramentas podem ajudar). Só assim será possível se dar ao luxo de tirar uma folga no meio da semana ou deixar de trabalhar um dia para repor em outro, sem que isso afete suas entregas.

Não podemos esquecer, ainda, que levantar-se e focar-se no trabalho todos os dias, quando estamos em nosso ambiente doméstico, além da autodisciplina exige motivação. Para tanto, você precisa ter certeza de que trabalhará em casa com algo que seja realmente do seu interesse.

Foco na comunicação

Por fim, se quem trabalha home office pode estabelecer metas de renda, para que isso seja possível, o profissional precisa atrair clientes e vender seu trabalho.

Para muitas pessoas, a comunicação pode ser um problema. Se esse for o seu caso, uma maneira de driblar esse obstáculo é procurar por cursos que ensinem a negociar e a se comunicar melhor.

Por fim: a organização financeira

Não podíamos deixar de mencionar que trabalhar home office exige disciplina inclusive nas finanças. Quem investe nessa modalidade de trabalho – e aqui falamos de autônomos – é dono do seu tempo e do seu salário, por isso a organização financeira é ainda mais essencial.

Se você pensa em home office, tenha em mente que seus gastos devem ser super bem controlados. Muitos caem no erro de ganhar um bom dinheiro em um mês e sair gastando sem pensar no amanhã.

Lembre-se que como o salário não é fixo, pode ser que um imprevisto ocorra e sua renda caia de um mês para o outro. Aqui, além de controlar bem seus gastos fixos e variáveis, é importante que tenha uma reserva de emergência também.

Caso precise de ajuda para melhorar sua organização financeira, sugerimos que se aprofunde no tema com o artigo: Organização financeira para autônomos: confira 6 dicas!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *