A decisão de se tornar um freelancer pode ser tomada por diversos motivos. Entretanto, há sempre um desafio em comum: ter maior controle sobre o tempo de trabalho e, consequentemente, maior produtividade.

A gestão de tempo para freelancers é uma das maneiras de monitorar o período despendido no trabalho e avaliar se o tempo está sendo suficiente para alcançar o seu objetivo. Afinal, para cumprir com as obrigações financeiras e manter uma reserva suficiente para possíveis emergências, é necessário ter um planejamento eficiente das despesas, dos ganhos e da produtividade.

Veja, ao longo deste texto, 8 valiosas dicas de gestão de tempo para freelancers. Se você não for um profissional freelancer, não se preocupe: estas dicas também podem ser úteis para autônomos e para profissionais com carteira assinada.

Acompanhe!

Gestão de tempo para freelancers: 8 dicas para ser mais produtivo

Diversas mudanças ocorreram na sociedade devido ao crescente aprimoramento tecnológico. Dentre elas, pode-se destacar a forma como as pessoas se relacionam e, até mesmo, o modo de trabalhar. Atualmente, por exemplo, diversas empresas têm aderido à modalidade home office (trabalho em casa, podendo ser como freelancer) como maneira eficiente de manter os colaboradores atuantes e motivados.

Uma pesquisa denominada Mercado Freelancer demonstrou que mais de 37% desses profissionais vivem, exclusivamente, da atividade que exercem como freelancer. Por isso, a gestão de tempo para freelancers é imprescindível.

Nesse contexto, algumas medidas podem ajudar a organizar, da melhor forma, os períodos dedicados ao trabalho. Como consequência, você pode obter maior produtividade.

Conheça 8 destas medidas de gestão de tempo para freelancers:

1. Mantenha o foco com listas de tarefas

Criar listas de tarefas é uma das principais técnicas na gestão de tempo para freelancers. Entretanto, mais importante que criar essas listas é saber definir os seus limites. É interessante que o profissional tenha em mente a quantidade de tarefas possíveis de serem realizadas diariamente.

É essencial não sobrecarregar o seu dia com obrigações que não serão cumpridas. Esse fato, além de atrapalhar a organização e, possivelmente, dificultar a entrega dentro do prazo, pode lhe trazer desmotivação por não alcançar as metas diárias.

Nesse sentido, defina uma lista de tarefas que seja ideal, de acordo com seu tempo disponível, e realize as atividades da melhor forma possível.

Outro ponto importante, ainda nesse quesito, é a definição de prioridades. Há algumas atividades que devem ser executadas com maior urgência e outras que não precisam de uma atenção prioritária. É essencial saber definir o grau de prioridade de cada uma.

Assim, organize suas tarefas por prazos de entrega e priorize o que for mais urgente.

2. Tenha controle sobre o tempo

Ter controle sobre o tempo gasto para a realização de uma atividade é muito importante para que, assim, você passe a entender o quanto poderá ser produzido em um determinado período de trabalho.

Há diversas formas de monitorar o tempo de duração do trabalho. Você pode utilizar aplicativos específicos de cronometragem para conseguir maior controle sobre a sua produtividade em um período de uma hora, por exemplo.

Assim, será possível estipular uma quantidade de horas necessárias, mensalmente, para atingir os seus objetivos financeiros.

3. Minimize as possíveis distrações

Se você trabalha como freelancer em casa, principalmente se for utilizando a internet, o cuidado com distrações deve ser redobrado. Afinal, trabalhar em casa e em frente a um computador, com acesso às diversas redes sociais e outras distrações, é um grande desafio.

Para auxiliar, há algumas ferramentas disponíveis que prometem minimizar esses momentos de desatenção, o que pode melhorar significativamente a sua produtividade.

Dentre os aplicativos, alguns permitem, por exemplo, bloquear as notificações das mídias sociais, evitando que o profissional desvie o foco e perca tempo de trabalho navegando em outros sites.

4. Entenda que negar trabalhos é necessário

Um cuidado que todo profissional autônomo deve ter é de não pegar mais trabalhos do que é possível realizar.

É importante ter em mente que negar trabalhos não está relacionado a perder dinheiro, mas se refere a um limite sadio e uma melhor gestão de tempo para freelancers. Desse modo, se organizar e somente se comprometer com trabalhos possíveis é importante para, além de manter a produtividade, também garantir a qualidade das tarefas produzidas.

Caso você perceber que está negando muitos possíveis clientes, isso pode significar que seu trabalho é bom, bastante requisitado e que é possível aumentar o seu preço.

5. Dê preferência a pagamentos semanais

Exercer sua profissão como freelancer permite que você tenha horários flexíveis, sendo possível trabalhar mais em alguns dias e em outros ter maior tempo livre.

Para que seja possível utilizar a flexibilidade de tempo ao seu favor, é interessante impor metas semanais, tanto para ganhos, como para demandas. Dessa forma, alcançando a meta ainda no meio da semana, você pode decidir se prefere aumentar o seu objetivo semanal ou se vai utilizar o tempo que restou para outras atividades.

Assim, a gestão de tempo para freelancers torna-se primordial para que você garanta uma boa produtividade e definição de metas.

6. Adapte a sua gestão de tempo de acordo com o serviço que você oferece

Dependendo do serviço que você ofereça, um período específico será necessário para realizar essa tarefa. Faz parte de uma boa gestão de tempo para freelancers estruturar o tempo dedicado às cada demanda, de maneira que esse seja eficiente e suficiente para a realização do projeto.

Para aqueles que trabalham com métricas de mídias sociais, por exemplo, é possível realizar alguma outra tarefa enquanto as ferramentas atuam nas medições automáticas.

Entretanto, para os profissionais que necessitam se concentrar em detalhes, alternar projetos pode não ser uma boa opção. Nesse sentido, é importante adequar a sua gestão de tempo ao tipo de serviço oferecido.

7. Organize os seus arquivos

Ser organizado no seu ambiente de trabalho é essencial para manter o bem-estar e a motivação durante a realização das tarefas.

Esses fatores estão estritamente relacionados a uma maior produtividade. Por esse motivo, é importante dedicar alguns períodos do dia para organizar o seu local de trabalho, tanto o ambiente físico como a área virtual.

8. Reserve um período para descansar e estudar

Para ter bons resultados, não basta apenas trabalhar até se esgotar. Reservar um tempo para descansar é essencial para manter a mente saudável e obter um bom rendimento.

Estudar regularmente também é muito importante para se manter atualizado e oferecer um serviço mais qualificado. É primordial dedicar um período para estudos e aperfeiçoamento da sua área de atuação.

Conclusão

A gestão de tempo para freelancers não é uma receita de bolo. A produtividade nesse estilo de trabalho dependerá da organização do profissional, do tipo de trabalho oferecido e da quantidade de demanda recebida. O importante é encontrar um ponto de equilíbrio e utilizar essas dicas para ampliar os seus rendimentos.

É necessário ter disciplina e persistência para alcançar os seus objetivos. Foque em gerar bons resultados e entregue sempre um trabalho de qualidade.

Gostou do artigo sobre gestão de tempo para freelancers? Deixe suas dúvidas e opiniões aqui nos comentários! Aproveite e assine a nossa newsletter para receber os melhores materiais sobre finanças e investimentos diretamente na sua caixa de e-mails.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *